8 sintomas de câncer de mama que vão muito além do nódulo

Quando você pensa nos sintomas do câncer de mama, qual é a primeira coisa que vem em sua cabeça? Muito provavelmente, é o nódulo no seio, que pode ser identificado no autoexame, feito em casa; ou pela mamografia. Não é verdade?

Embora esse seja o sinal mais conhecido desse tipo de câncer, a verdade é o nódulo é um sintoma do estágio inicial do problema e que realmente ajuda no diagnóstico e no sucesso do tratamento, caso seja identificado logo no início.

No entanto, existem muitos outros sintomas do câncer de mama que precisam ser conhecidos e que, em muitos casos, indicam um estágio mais avançado do problema. Alterações no formato das mamas, na textura, na cor e na temperatura são bons exemplos disso e que pouco se ouve falar por aí.

Abaixo, como você vai ver, estão listados alguns desses outros sintomas que podem ajudar a identificar o câncer de mama.

Mas, claro, como explicam os especialistas, a melhor forma de prevenção é fazer o acompanhamento periódico da saúde, fazer a mamografia sempre que solicitado por seu médico e estar atenta às mudanças em seu corpo.

Conheça 8 sintomas de câncer de mama que vão muito além do nódulo:

1. Formato e tamanho alterados

O tumor afeta o tecido mamária e acaba deformando os tecidos em sua adjacência. Isso pode fazer com que a mama cresça, pelo inchaço; ou diminua, devido à retração do tecido.

O formato também pode sofrer alterações, ficando afundado na parte acima do tumor ou até mesmo causando fibrose local, ou seja, degenerando as fibras das glândulas mamárias.

2. Dores, vermelhidão e calor

Outros dos sintomas do câncer de mama são os que indicam o processo inflamatório.

Por isso, foque atenta caso as mamas mudem de cor, ficando avermelhadas, se as dores típicas do período menstrual se prolongam e se existe a sensação de calor na pele dessa região.

3. Pele com textura de casca de laranja

Se você perceber que a textura da pele da mama se alterou, ficando irregular como uma casca de laranja, procure um médico.

Esse é um dos principais sintomas do câncer de mama inflamatório, que se manifesta obstruindo os vasos da pele da região.

Também é comum que esse sintoma seja acompanhado de vermelhidão e inchaço.

4. Feridas ou crostas nos mamilos

Ulceras na pele também é um dos mais visíveis sintomas do câncer de mama. Por isso, fique atento às feridas ou crostas que surgirem nessa região.

5. Coceira frequente

Se for uma coceirinha de nada, pode não significar nada, mas coceira recorrente na região dos seios pode ser um dos sintomas do câncer de mama.

Conforme os especialistas, isso significa que o tumor ainda não tenha conseguido um grau de penetração grave nos tecidos e se exteriorize dessa forma.

6. Inversão do mamilo

Quando se trata de um tumor atrás da aréola, a pele fica repuxada nessa região e pode acontecer do mamilo se inverter.

Isso acontece como o afundamento da pele que já mencionamos, só que nessa localização em específico.

7. Presença de secreções ou sangue

Fluídos amarelados ou com a presença de sangue podem ser liberados pelos seios. Mas, calma, esse não é um dos mais graves sintomas do câncer de mama.

Na verdade, esse sinal só indica que o tumor está nos ductos mamários e que o câncer está em estágio inicial.

8. Nódulos e inchaço nas axilas

Esse sim é um dos sintomas de câncer de mama que merecem um pouco mais de sua atenção e uma visita urgente ao médico. Quando nódulos surgem nas axilas quer dizer que o câncer está fugindo pelo gânglios linfáticos e que já está um tanto avançado.

E então, anotou as dicas? Se você identificou algum desses sintomas, não deixe de consultar um especialista e, mesmo se não identificou nenhuma anormalidade nas mamas, não deixe de fazer a visita periódica ao se ginecologista!

Agora, falando em câncer de mama, essa outra matéria mostra exemplos de superação e de recuperação de autoestima: Depois da mastectomia: 20 ideias de tattoos para cobrir a cicatriz da retirada dos seios.

Fonte: M de Mulher