Como fazer Vick VapoRub caseiro para tratar problemas de saúde

Ele é cheiroso, alivia a constipação nasal, os sintomas da gripe e dos problemas respiratórios. O Vick é um remediozinho sem contraindicações, usado contra um monte de desconfortos, não é mesmo?

Mas, mesmo se tratando de um produto baratinho e facilmente encontrado nas farmácias, a boa notícia para quem gosta de colocar a mão na massa, é que dá para fazer Vick VapoRub caseiro.

Como você vai ver, a receita de Vick VapoRub caseiro é bem simples e leva só ingredientes naturais, como cera de abelha, óleo de coco e óleos essenciais. E, depois de pronto, o produto realmente fica bem parecido com o da farmácia na consistência, no aroma e na eficácia.

Todos os ingredientes necessários para o preparo são encontrados em lojas de produtos naturais e rendem muito mais de uma só receita.

A vantagem, além de se divertir e ter controle do que está sendo usado, é que você vai eliminar do uso diário um série de substâncias industrializadas que não são muito legais para a saúde.

Como fazer Vick VapoRub caseiro:

240 ml de óleo de coco
170 ml de cera de abelha ralada
120 ml de azeite de oliva
35 gotas de óleo essencial de eucalipto
30 gotas de óleo essencial de menta
15 gotas de óleo essencial de alecrim
15 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de cânfora

Como preparar?

A receita precisa ser feita em uma panela larga o suficiente para comportar um banho-maria e que possa ir ao fogo. Aliás, é pela preparação do banho-maria que a gente começa: colando água para aquecer.

Em um outro recipiente menor, de vidro, que se encaixe na panela com água; coloque todos os ingredientes para o Vick VapoRub caseiro e deixe que aqueçam até que derretam. Não deixe misturar os ingredientes para que a solução fique homogênea e para que a cera derreta completamente.

Assim que tudo estiver derretido e misturado, coloque o resultado final da receita em um recipiente de vidro esterilizado. Espere que a mistura esfrie e fique pastosa para começar usá-la.

Como usar o Vick VapoRub caseiro?

O Vick VapoRub caseiro, claro, não deve ser ingerido. Ele é um unguento e deve ser passado sobre a pele contra irritações, desconfortos musculares, problemas respiratórios, espinhas, dores de cabeça e para outras finalidades semelhantes às do Vicky original.

Mas, por ser uma mistura caseira, não é aconselhável que a receita seja usada em crianças com menos de 2 anos, pessoas de pele sensível ou em alérgicos a quaisquer um dos ingredientes usados.

E então, aprendeu a fazer? Agora, falando em remédios caseiros, não deixe de conferir também: É possível eliminar calos dos pés com remédio caseiro a base de aspirina.

Fonte: Remédio Caseiro