O termo dopamine dressing é referente à dopamina, que é um neurotransmissor, responsável por proporcionar sensações de prazer, felicidade e bem-estar. Sendo assim, essa tendência aposta nas roupas e acessórios como uma técnica para aumentar a nossa alegria.
O Dopamine dressing é basicamente uma tendência para usar as roupas como forma de melhorar o humor e proporcionar sentimentos positivos. Desse modo, as roupas com uma vibe mais vibrante e saturada estão ganhando espaço, bem como acessórios cada vez mais coloridos e divertidos.
Apesar de estar em alta agora em 2022, o Dopamine dressing é bem mais antigo que isso. Além disso, quem vê a tendência bombando nesse momento, pode nem imaginar, ela vem sendo estudado há alguns anos. Desde 2012, vários estudiosos da área vem analisando e buscando formas de classificar o impacto das cores e das roupas que usamos na nossa psique.
A principal característica do Dopamine dressing é se vestir com elementos alegres, criativos, divertidos, com cores vibrantes, recortes fora do padrão e aplicações variadas. Não é como se houvesse uma regra ou algo do tipo. Aliás, a regra é se vestir com looks que te façam sentir bem, alegre, confiante e feliz. Basicamente, usar as roupas para elevar o humor.
O jeito mais simples e básico de aderir à tendência é com os looks monocromáticos. Mas nada de preto, cinza ou bege. A ideia é escolher uma cor bem alegre e divertida e a partir disso construir todo o seu look nessa mesma paleta.
Escolha cores dentro do círculo cromático que estão posicionadas opostos. Essas cores acabam criando um contraste bem legal na sua produção e fica um charme só. Alguns exemplos são: azul com laranja, rosa com verde, roxo e amarelo.
Essa dica é fundamental, já que você pode montar um look mais neutro, e adicionar detalhes bem coloridos. Aliás, essa dica é ótima para quem quer começar aos poucos, e prefere ir testando os tons aos poucos sem correr o risco de perder a mão.