Ter um compromisso amoroso com alguém pode ser a melhor fase da vida ou a fase mais infernal que alguém pode passar. Verdade seja dita, relacionamentos duradouros e felizes exigem dedicação diária e uma dose de paciência.
E caso você esteja entrando em um relacionamento, é melhor ficar atenta as dicas que o Área preparou para você para não entrar em uma latada.
Começo de relacionamento tudo são flores. A paixão é capaz de cegar os pombinhos a respeito das diferenças. Mas com o tempo as pessoas vão se revelando e quando isso acontece é necessário saber o que fazer para equilibrar a relação.
A cada dez pessoas que se casam apenas três permanecem juntas. Os números de divórcios crescem cada vez mais desde a década de 70. Por isso, cientistas resolveram observar os relacionamentos em busca de alguma resposta.
Dessas pesquisas surgiu o Instituto Gottman. Dedicado a ajudar casais a construir e manter relacionamentos saudáveis, é responsável por vários estudos sobre o tema.
Experimento sobre relacionamentos duradouros
Em um dos experimentos, 130 casais foram convidados a participarem de um retiro. Lá a tarefa era apenas conviver. Eles podiam cozinhar, limpar, ouvir música e manter uma rotina normal.
Desses dias em observação surgiram respostas incríveis sobre porque existem relacionamentos duradouros e os enfraquecidos. Confira.
Interação
Um dos elementos que mantém o casal unido é o nível de interação. Pessoas querem que o parceiro se conectem com elas, de uma forma interessada e natural.
Um exemplo simples dessa conexão através da interação: O marido diz “Olhe para esse belo pássaro lá fora!” Isso não foi apenas um comentário sobre o pássaro. Neste momento ele está solicitando um sinal de interesse ou de apoio, na esperança de que eles vão se conectar momentaneamente.
Se a esposa desse pouca atenção ou nenhuma, provavelmente o marido se sentiria frustrado e não fariam a interação.
São interesses simples como nesse exemplo que unem, geram diálogo e aconchego. Essas conexões emocionais causam profundo bem-estar conjugal. Além, é claro, de proporcionar maior intimidade.
Interpretação
Outro fator fundamental para sucesso de um relacionamento é a interpretação. Uma falha nesse canal de comunicação e todo um casamento é abandonado.
Um exemplo simples de interpretação do cotidiano é: Uma esposa irritada pode imaginar que quando seu marido deixou a tampa do vaso sanitário aberta, ele fez deliberadamente tentando irritá-la. Mas ele pode ter apenas se esquecido de colocar o assento para baixo.
A capacidade de interpretar as ações e intenções do seu parceiro caridosamente, podem suavizar conflitos.
O olhar bondoso da interpretação leva-nos a sermos mais tolerantes. Você pode pensar, por exemplo que sua esposa está nervosa nos últimos dias devido a rotina estressante do trabalho e não porque ela gosta de ser implicante ou distante.
É sempre bom ter em mente que as pessoas estão buscando o tempo todo o melhor para si, e por isso, ninguém briga porque gosta. Os comportamentos por outro lado, são sempre reações de algo que está acontecendo externamente ou internamente no ambiente de cada um.
Lembre-se demonstre interesse na interação para que possam se conectar intimamente. E tenha bondade e paciência nas interpretações, há fases ruins na vida.
Caso ainda não saiba como se conectar com quem está se relacionando e isso estiver atrapalhando nas interpretações, procure um psicólogo. Ajuda profissional pode ajudar a afinar o instrumento chamado relacionamento.
Veja ainda: 7 verdades sobre o comportamento de pessoas que fogem de relacionamento sério.
Fonte: Mistérios do mundo
Imagens: Serra do rio do rastro ao vivo