Beleza

5 razões para você parar com o Whey Protein agora mesmo

Você toma de Whey Protein? Então não sabe o risco que está correndo! Confira 5 razões para parar com o Whey Protein agora mesmo:

Atualizado em 10/10/2018

Ficar forte, com tudo sequinho e com músculos aparentes está na moda e pode até ser considerado um novo padrão de beleza. Mas, as formas para conseguir esse corpo perfeito, às vezes, pode trazer problemas à saúde. O uso excessivo do suplemente à base de proteína, Whey Protein, por exemplo; pode trazer uma série de resultados negativos ao organismo.

Isso porque, apesar de reduzir o cansaço na hora de malhar e ajudar no crescimento dos músculos, consumido em excesso, o Whey Protein acaba fazendo com que o corpo retenha uma grande quantidade de proteína. Embora isso pareça inofensivo e até desejado, para o hipertrofia, a verdade é que os efeitos em órgãos como rins e fígado podem ser terríveis. E o pior: se a dieta for rica em proteína, como carnes, a coisa pode ficar ainda mais complicada!

De acordo com especialistas, o consumo do Whey Protein é algo que precisa de acompanhamento profissional. Além disso, o suplemento é indicado para atletas, que têm um grande desgaste físico; não para as pessoas que malham por estética ou por saúde. E é bem por aí que os problemas começam.

Quem entende do assunto garante que o suplemento serviria para complementar alguma carência da pessoa que força muito o corpo e que não consegue ser reposta somente com a alimentação, devido ao grande consumo de calorias que seria necessário para isso. Enquanto isso, uma pessoa comum poderia, tranquilamente, suprir suas necessidades diárias de proteína e outros nutrientes que ajudam na hipertrofia apenas com uma dieta balanceada.

Começou a entender os riscos? Pois é, como você vai ver na lista abaixo, os riscos do consumo indiscriminado de Whey Protein não param por aí.

Confira 5 boas razões para você parar com o Whey Protein agora mesmo:

1. Fígado e rins

1

O consumo diária de Whey Protein pode causar sobrecarga de proteína em alguns órgãos responsáveis por metabolizar esse nutriente, como o fígado e os rins. Esses órgãos, aliás, são os responsáveis pela transformação e a eliminação dos resíduos metabólicos.

2. Insuficiência renal

2

Há casos em que o consumo excessivo de Whey Protein pode levar à insuficiência renal aguda, que é quando os rins deixam de funcionar completamente, sendo necessário hemodiálise para filtrar o sangue e fazer o papel desses órgãos.

3. Perda de massa óssea

3

Outra grande desvantagem do consumo abusivo de Whey Protein e do excesso de proteína no organismo é a possível perda de massa óssea. Isso porque o cálcio estocado no organismo acaba sendo usado para equilibrar o pH do sangue, alterado pela grande quantidade de resíduos do metabolismo da proteína.

4. Degradação da musculatura esquelética

5

Outro grande risco do Whey Protein na dieta é quando o consumo de carboidratos é interrompido. Isso porque, durante a malhação, para conseguir energia, o metabolismo acaba fazendo a degradação da musculatura esquelética, reduzindo também a massa muscular. Conforme especialistas, esse é um fato recorrente, já que o organismo precisa de energia, conseguida especialmente em carboidratos, como cereais integrais, frutas e raízes.

5. Whey Protein é totalmente substituível

4

Nutricionistas garantem que é totalmente possível substituir os consumo de suplementos pós e pré treino, como o Whey Protein, por uma alimentação saudável e equilibrada. Um cardápio montado corretamente pode ajudar a construir massa muscular, sem prejudicar a saúde, causar sobrecarga no organismo e, especialmente, sem excluir aquele que não podem consumir proteína animal por algum motivo.

E agora, entendeu os riscos que traz o excesso de Whey Protein?

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf