Beleza

Blush – Como aplicar, cores, tipos de blush e os melhores baratinhos

O blush é indispensável para o kit de maquiagem de muitas mulheres, pois dá um ar mais vívido para sua make, deixando o aspecto saudável.

Atualizado em 09/05/2020

O blush é um produto clássico na necessaire das mulheres. Ele serve para dar um ar mais vívido para a make e garante aquele aspecto saudável à pele. Além disso, ele também ajuda a dar um toque de naturalidade para a base, o corretivo e pó, que apagam os contornos da pele e deixam tudo de um tom só.

Em suma, a função deste produtinho é realçar a estrutura óssea do rosto, ou seja, as suas maçãs. E, isso, por sua vez, realça traços do rosto. Além disso, ele forma uma trinca perfeita somado ao contorno e o iluminador, trazendo mais vida à maquiagem.

Saiba mais sobre o blush e descubra algumas dicas de como usar o produto.

Como aplicar na pele

Como passar blush
Pequenas Extravagâncias

Primeiramente, deve-se passar levemente o pincel no produto e tirar o excesso em sua mão ou braço. Feito isso, leve o pincel até seu rosto e aplique o produto nas suas maçãs. Os movimentos com o pincel devem ser circulares e o sentido varia de acordo com seu formato de rosto (como é especificado na imagem acima).

Em rostos ovais, deve-se aplicar o produto nas maçãs do rosto, e ir puxando suavemente em direção às têmporas.

Nos rostos quadrados ou retangulares, para balancear o formato do rosto, aplique suavemente com movimentos circulares com direção ao centro das bochechas.

Já, nos rostos compridos e finos, o ideal é aplicar na base das maçãs e ir puxando para as têmporas. Mas, com linhas mais grossas que no rosto redondo. Dessa forma, o formato do rosto se balanceará. Além disso, vale aplicar no queixo também, com movimentos evasivos, para diminuir o comprimento do rosto.

Se o seu rosto for redondo, você deve aplicar o blush em linhas suaves e finas na diagonal, no sentido das têmporas. Assim, você afinará seu rosto. Vale também apostar no contorno da mandíbula, para definir melhor os traços do rosto.

O rosto hexagonal, ou com formato de diamante, pede uma concentração do produto nas maçãs do rosto. Com movimentos suaves, esfume na direção contrária as têmporas, para suavizar o contorno desse formato, que lembra o rosto quadrado.

Outras dicas de aplicação

Outra dica é sempre terminar a maquiagem nos olhos e lábios antes da aplicação do blush na pele. Dessa forma, você poderá ajustar melhor a intensidade da cor que deseja para tudo “casar” bem.

Uma coisa que facilita muito na hora de aplicar o cosmético, aliás, é dar um leve sorriso de boca fechada. Dessa forma, as maçãs do seu rosto aparecem e ficam mais bem definidas. Assim, fica mais fácil de encontrar o ponto certo da aplicação.

O produto também deve ser aplicado no topo do queixo, centro da testa e base da linha frontal do nariz. Esses são os pontos mais comuns onde o produto é aplicado, para moldar o formato do rosto.

Quais cores usar

Blush em vários tons de pele
Rio Magazine

Outra variante muito importante para a aplicação do produto é o tom de pele. Enquanto peles claras costumam ficar melhores com um tom mais rosado do produto, peles mais escuras se dão melhor com tons amarronzados ou laranjas.

Entretanto, cada pele é diferente. Por isso, você deve fazer alguns testes para saber qual se adéqua melhor à sua. Já que o produto deve combinar bem, para parecer um rubor natural.

Um truque simples, mas efetivo, é apertar as maçãs do rosto até elas corarem. Dessa maneira, você poderá comparar a cor vista no rosto com o blush, até encontrar o que mais se assemelhe.

Ademais, há também uma recomendação de tons para maquiagem durante o dia ou à noite. No primeiro caso, são recomendados tons rosados e pastéis. Enquanto, à noite, os tons amarronzados e acobreados realçam mais.

Quais tipos de blush existem e como podem ser aplicados

Em Mosaico

O cosmético em mosaico é um tipo de blush em pó compacto. Porém, ele não possui apenas uma cor, mas uma mistura delas. Isso faz com que esse tipo combine com diversas tonalidades de pele diferentes.

Blush
Blush Mosaico

Líquido

O cosmético em sua forma líquida é de fácil aplicação e dá um aspecto natural para a pele. Possui uma leve fragrância, não agride a pele, além de ter glicerina em sua formula, o que ajuda a manter a hidratação. Pode ser usado tanto de dia quanto à noite, e é recomendado para peles mais secas.

Blush
Blush Líquido

Em Esferas

Talvez o mais incomum de todos os tipos. O blush em esferas tem cor e pigmentação bastante fortes e proporciona um efeito de luz e opacidade simultaneamente. Apesar disso, quando esfumado na pele, fica bem natural e nada exagerado.

Blush
Blush em Esferas

Pó Compacto

O mais comum nas nécessaires por aí. O blush em pó compacto é de fácil fixação no rosto e é recomendado para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas. Para aplicar, utilize um pincel grosso e redondo. Faça movimentos circulares na maçã do rosto, sorrindo levemente para acentuar os traços.

Blush
Blush Pó Compacto

Pó solto

É muito fácil de aplicar, justamente por ser um pó solto. Sua aplicação limpa garante um toque aveludado na pele, além de uma luminosidade e um realçamento dos traços de forma mais acentuada.

Blush
Blush Pó Solto

Mousse

O tipo para todos. O cosmético em mousse é pra qualquer hora e qualquer pele. Por ser um mousse, tem uma luminosidade mais forte. Entretanto, o produto não da um aspecto oleoso. Ademais, é prático e pode ser aplicado com um pincel ou até com o auxílio dos dedos.

Blush
Blush Mousse

Bastão

Tem um formato e estrutura mais rígida. Sendo assim, pode ser aplicado direto na pele. Todavia, é recomendado o uso de uma esponja ou mesmo os dedos da mão para auxiliar na aplicação, dando uma esfumada.

Blush
Blush em Bastão

Creme

Esse é um tipo para peles secas. Já que por ser um creme dá um aspecto de oleosidade quando o rosto estiver suado. Então, a dica é para nunca usar este aqui em dias muito quentes e ensolarados.

Blush B6 Ruby Rose

Blush
Blush em Creme

10 dicas de produtos

1. Blush Mosaico Cor 1 Vult

Esse blush em mosaico da Vult tem em suas cores, tons de marrom, rosa e salmão. As cores são pastéis e discretas e por isso esse produto pode ser usado no dia-a-dia.

Segundo Bia Munstein (Vlogger de beleza feminina) este produto pode ser usado como sombra já que é praticamente uma paleta.

 

Blush
Blush Mosaico Cor 1 Vult

2. Blush em Pó Gingerly MAC

Possui um acabamento suave e natural além de ser de fácil aplicação.

Bruna Tavares (jornalista criadora do blog Pausa para Feminices) diz que este produto fica básico, cabe em qualquer ocasião e além disso combina com qualquer make.

Blush em Pó Gingerly MAC
Blush em Pó Gingerly MAC

3. Blush Fit Me Pêssego Maybelline

Este produto é indicado para todos os tipos de pele. Ademais, tem um tom de pêssego da vida a pele com uma cobertura leve e sem craquelar.

Marina Smith (Fundadora da 2Beauty) diz sobre este produto que quando ele é esfumado vira matte, mas segundo ela é até mais bonito.

 

Blush Fit Me Pêssego Maybelline
Blush Fit Me Pêssego Maybelline

4. Blush B6 Ruby Rose

O mais acessível dentre todos em nossa lista. Aliás, tão acessível que este produto pode ser comprado por menos de 10 reais na internet. Além disso, possui um tom terroso e pode ser usado como contorno.

A blogueira Alexandria Rodrigues diz que o produto é ótimo para as peles mais escuras e que da uma impressão de bronze.

 

Blush B6 Ruby Rose
Blush B6 Ruby Rose

5. Blush Malvíssima Quem Disse, Berenice?

Esse cosmético tem uma textura mais opaca e é o queridinho das blogueiras. Não poderia ser diferente, pois seu tom coral é sempre uma boa pedida.

A blogueira de pets Lói Cúrcio diz que este produto dá um ar natural na pele sem parecer que está nem mesmo maquiada.

Blush Malvíssima Quem Disse, Berenice?
Blush Malvíssima Quem Disse, Berenice?

6. Blush Cremoso Mark. Be Blushed Avon

Sem dúvida o mais prático da lista. Mark Be Blushed da Avon, vem em formato bastão facilitando muito na sua aplicação. Isso pois ele pode ser aplicado diretamente na pele.

Vlogger de maquiagens Mari Flor diz que o produto esfuma super bem e deixa um acabamento muito natural na pele.

Blush Cremoso Mark. Be Blushed Avon
Blush Cremoso Mark. Be Blushed Avon

7. Blush Ultrafino Matte 09 Marsala Tracta

Certamente, o produto mais versátil dessa lista. Isso pois este cosmético também pode ser usado como sombra ao ser aplicado ao redor dos olhos. Além disso, sua cor permite diversas composições na hora de fazer sua make.

Naiady Souza, outra blogueira de maquiagem, rasgou elogios para este produto em seu blog Maquilagem.

Blush Ultrafino Matte 09 Marsala Tracta
Blush Ultrafino Matte 09 Marsala Tracta

8.  Blush Líquido Benetint Benefit

Sem dúvida é um dos mais caros da lista. Entretanto, a qualidade e durabilidade do produto é nítida. Além disso, por se tratar de um líquido, serve tanto para os lábios quanto para as bochechas.

A blogueira Nina Cares disse em seu blog que o Benetint Benefit tem um aspecto tão natural que parece que você nasceu com aquela coloração nas bochechas.

Blush Líquido Benetint Benefit
Blush Líquido Benetint Benefit

9. Blush Up Nude 14 Dailus

Muito versátil, a cor deste cosmético tem um tom de bege que certamente combina com todos os tons de pele. Ademais é o mais pigmentado da lista e possui um brilho leve.

A blogueira Luciane Ferraz complementa em seu blog que ele é realmente super pigmentado e cobre a pele uniformemente, sem manchar.

 

Blush Up Nude 14 Dailus
Blush Up Nude 14 Dailus

10. Blush Contorno Taupe Chic Bruna Tavares

Por último, mas não menos importante, temos o Taupe Chic, da Bruna Tavares. O produto é bem opaco, mas sem sobrecarregar o rosto. Além disso, é bom para sombrear o rosto com seu tom mais frio.

Outra blogueira de maquiagem, desta vez Stefany Bianca, elogiou o Taupe Chic, dizendo que ele sombreia o rosto sem parecer maquiado demais.

 

Blush Contorno Taupe Chic Bruna Tavares
Taupe Chic Bruna Tavares

Curtiu essa matéria? Então leia: Maquiagem vegana – saiba mais sobre a beleza sustentável.

Fontes: Dicas de Mulher, Beleza e Saúde.

Fontes Imagens Destaque: Fran Assis Blog, Nana Casagrandi, A Mulher, Pequenas Extravagâncias, Rio Magazine, La Chica Loca, Tips and Confessions.