Beleza

Bruma fixadora, o que é? Para o que serve e como usar

A bruma fixadora é usada para manter a pele hidratada antes, durante e depois da maquiagem. Sua ação deixa a pele muito mais natural.

Atualizado em 19/08/2020

É muito comum ir ao salão, fazer uma maquiagem, e o profissional usar a bruma fixadora. O produto é o preferido na hora de fixar e intensificar o efeito da make durante o dia. Imagine só ficar derretendo o dia inteiro, sem saber o que fazer, ou como reparar o problema? Não é à toa que deve-se fazer sempre o uso desse artifício.

Muitas mulheres não sabem, por exemplo, que a bruma também possuiu outras qualidades importantes em sua fórmula. Seu uso contínuo, independente da maquiagem, é fundamental para a hidratação e para a manutenção da naturalidade do aspecto da pele facial. Vitaminas, extratos vegetais e minerais cuidam cada vez mais profundamente da face.

O que é a bruma fixadora?

Chuva de Ideias

A princípio, este produto em alta nos salões de beleza, é basicamente usado antes, durante e depois da maquiagem. Criado para prolongar o efeito da make e deixar a pele com aspecto natural, a bruma fixadora ganhou outros espaços na rotina da mulher.

Sua principal função é hidratar a pele e protegê-la das interferências externas. O sol, o vento e os outros tipos de produtos prejudicam os poros, deixando a face completamente sem vida. Isso acontece devido a perda de colágenos, vitaminas e substâncias que mantêm a juventude da pele.

Enfim, é aqui que entra ação repositora da bruma. Pois ela traz de volta para a derme toda a saúde necessária para um rosto bonito e hidratado.

Diferença com outros produtos

Pinterest

Todos nós sabemos que o mercado da indústria cosmética abrange vários tipos de produtos e funcionalidades. Existe portanto diferentes formas de produzir essa ação fixadora na pele maquiada. No entanto, o mais aconselhável é usar e abusar da brumas fixadores. Aliás, o porquê é bastante simples, vamos explicar!

Naturalmente não buscamos estabelecer as discrepâncias entre os produtos e acabamos usando-os da forma errada. Uma das vantagens da bruma é que, ao contrário dos outros produtos, ela é feita para usar a qualquer momento. Isto é, antes, durante, depois da maquiagem, durante o dia, da noite ou em outros momentos.

O famoso “primer fixador” não possui, acima de tudo, esse tipo de versatilidade e pode acabar danificando a pele caso não saiba usar corretamente. É por isso que a bruma fixadora sempre recebe o título de “multiuso”, pois atende as diversas necessidades para tornar a pele mais macia, tonificada, protegida e saudável.

Como usar?

Bruno Costa

Vamos ao tutorial básico na hora de aplicar a bruma fixadora. Não tem nada tem nada de complicação e é super possível fazer sozinha. Se tiver dificuldade peça alguém para lhe auxiliar e pronto. O passo a passo é: manter um distância a 15 cm do rosto, apertar o spray e ser feliz. Cuide para que o produto se espalhe bem no rosto fazendo movimentos circulares.

Está vendo! Aplicar é fácil. A dúvida mesmo permeia o “quando” usar a bruma fixadora. E para isso separamos as seguintes situações onde todas podem fazer o uso sem se preocupar em estar fazendo mal, ou não. E para reforçar a ideia não se esqueça que sua função não está restrita ao pós maquiagem, pois ela cabe para todos os momentos do dia.

Potencializador de sombras

Barbara Thais

As dicas e macetes infinitas do ramo da maquiagem nunca deixam de existir. Um dos toques mais comuns no mundo da estética é passar a bruma fixadora após passar as sombra nos olhos. É incrível o resultado intensificador. Sua ação traz outra vivacidade para maquiagem e deixa o olhar sobretudo muito mais marcante.

Além disso, outra maneira de usar o spray é jogando na sombra antes de aplicar sobre a pele. Sua textura pastosa permite até o uso como delineadores. Ouse na hora de usar este macete, porque é possível variar e muito na escolha das cores a depender do seu lookzinho do dia.

Preparação da pele

Arthur e Bruna Fotografia

A clássica das clássicas das aplicações da bruma fixadora é antes de fazer a maquiagem. A hidratação gerada posteriormente a passagem do produto prepara a pele para receber toda química na pele. Sabe aquela make que parece ter nascido no rosto da pessoa de tão natural? Pois é, ela só é possível graças a este modo de aplicação.

Trazer o aspecto natural da pele

Chuva de Ideias

De acordo com as indicações do spray fixador é possível também usá-los logo após higienizar a pele. O preferível mesmo lançá-lo, antes de mais nada, sobre a face depois dos rituais da manhã. A ação irá proteger o rosto durante o dia, mesmo não fazendo uma maquiagem muito elaborada.

Além do mais, é sempre bom manter a sensação de frescor durante o dia. O sol, a correria, o suor podem acabar deixando aquele aspecto cansado e envelhecido da derme, mas a bruma veio para reverter este processo e te manter 100% hidratada.

Pós base e corretivo

Review Box

Maquiador que é maquiador saber que a base e a preparação da pele são a alma de uma boa maquiagem. Até deixar a superfície da pele linear, sem manchas e pronta para receber o restante do processo é muito difícil. Para isso uma maneira muito legal de potencializar os primeiro passo da make é já lançar o spray após fazer a pele.

A pele preparada vai ficar parecendo a original e com certeza o restante da make irá se fixar muito melhor. Graças a essas dicas básicas é possível inovar e se sentir muito mais bonita sem muita trabalho. Portanto, se você quer efeito de salão dentro de casa é só agarrar essa oportunidade e ir logo anotando no papel.

Potencializar iluminadores

Marie Claire

É provável que tenha mais gente trocando o nome “bruma fixadora” para “bruma iluminadora” do que imaginamos. Não tem artimanha melhor para intensificar o efeito iluminado da maquiagem do que o spray fixador. Os pontos brilhantes dão muito mais sensação de pele saudável do que somente com a aplicação natural.

Fixar pigmentos

Dicas de Menina

Lembra lá atrás quando falamos sobre lançar o spray da bruma fixadora nas sombras coloridas? Pois bem, isso vale para todos os tipos de make coloridas! A aplicação vai deixar a coloração muito mais viva, alegre e em harmonia com a sua pele.

Retocar durante o dia

Review Box

Há sobretudo uma ação na bruma fixadora que se chama “emoliente”. Essa substância especial em sua composição faz com que o líquido permaneça por mais tempo na pela mantendo-a bem hidratada. Mas, mesmo assim, não tem como lutar sozinha contra os agentes intemperes do dia a dia.

Para isso é possível usar mais uma vez durante a rotina de trabalho, em casa, ou na rua. Por fim, reponha sempre que sentir necessário as vitaminas da pele com o spray e tenha por anos e anos saúde e beleza prolongadas.

Manter a hidratação

Chuva de Ideias

Pele sedosa, macia e refrescante é possível sim! Para quem tem a epiderme mais ressecada com tendência a desidratação o uso contínuo da bruma fixadora é ideal para segurar os aminoácidos, as vitaminas e todos os extratos vegetais na face. Enfim, basta portanto estabelecer sua rotina de uso e estar sempre observando as reações com o ambiente externo.

Finalizador de Make

Fernando Aguiar

Se antes e durante a maquiagem o efeito de intensificação dos pigmentos, a naturalização da pele e a hidratação já são perfeitas, imagine depois da maquiagem? Aliás, é para isso que a bruma e todos os outros fixadores nasceram e continua sendo o carro chefe do produto.

Ao aplica, acima de tudo, o spray na make finalizada todos os detalhes e cores vão ficar super bem delineados e vivos. Um bom salão e um bom cuidador da saúde da pele preocupado com o bem estar das clientes terá uma bruma fixadora prontinha para uso em seu estoque.

Por fim, leia mais sobre fixadores em 9 utilidades inusitadas no spray de cabelo que você vai amar

Fontes: Afins CosméticosBeleza na Web, Minha Vida, Steal The Look,

Fontes de imagens: Chuva de Ideias, Pinterest, Make Beautiful, Bruno costa, Arthur e Bruna Fotografia, Fernando Aguiar, Review Box, Barbara Thais, Chuva de Ideias 2, Review Box 2, Marie Claire, Chuva de Ideias 3,