Para ter um cabelo crespo de dar inveja nas inimigas é preciso se dedicar aos cuidados com os cachos. A escolha dos produtos certos e o uso correto deles, conforme as instruções das embalagens, também ajudam muito a conseguir aquele resultado saudável e bonito.
Mas, claro, existem alguns outros segredinhos entre essas duas dicas que fazem toda diferença entre o cabelo crespo comum e um cabelo crespo maravilhoso e cheio de vida. E, como você vai ver, os cuidados vão bem da finalização correta.
Abaixo, como você vai ver, fizemos uma lista com alguns “mandamentos” na hora de cuidar desse tipo de cabelo, segundo os conselhos de profissionais especialistas no assunto.
Confira 11 cuidados para manter o cabelo crespo bonito e saudável:
1. Hidratação profunda
Uma das melhores medidas para manter o cabelo crespo saudável, é hidratando os fios pelo menos uma vez por semana.
Mameleuca, derivados de silicone, colágeno, elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, assim como ceramidas e vitamina são os ingredientes mais indicados para conseguir uma hidratação profunda do cabelo.
2. Dieta
Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vegetais frescos e água, muita água, também fazem toda a diferença na saúde e na aparência dos fios no cabelo crespo e de qualquer outro tipo.
3. Corte
Um corte legal, que valorize o formato dos seus cachos e o formato do seu rosto é indispensável para ter um cabelo crespo de arrasar. Dê preferência aos modelos que valorizam o volume dos fios para dar aquele tapa no visual e, de quebra, já acabe com as pontas ressecadas.
Nessa outra matéria você confere alguns cortes lindos, que vão valorizar seus cachos.
4. Temperatura da água
Na hora de lavar o cabelo, nunca use água quente, já que ela resseca os fios e os deixam opacos. O melhor é optar pela água morna, se possível mais fria, como você já conferiu nessa outra matéria (clique para ler).
5. Produtos específicos
Ainda na hora de lavar, é preciso dar preferência aos produtos livres de sal e, claro, os feitos especificamente para o cabelo crespo.
Isso garante um resultado muito mais satisfatório, já que o produto vai contar com ingredientes que seus fios realmente precisam.
6. Hora de pentear
Use sempre pentes de dentes largos na hora de desembaraçar os fios e nunca o penteie os cabelos secos.
O momento certo para fazer isso é ainda durante o banho, logo depois do enxágue final. E não se esqueça do creme sem enxague para finalizar o cabelo.
7. Tintura pode?
Nem toda tinta ou tonalizante ressecam o cabelo crespo. Aliás, alguns produtos de melhor qualidade ajudam até mesmo a deixar os fios mais hidratados.
Então, na hora de comprar, não se baseie só pelos preços, mas perca algum tempinho lendo os ingredientes e busque conselhos profissionais.
8. Massagem capilar
Outra coisa que traz brilho e maciez para o cabelo crespo, além de ajudá-lo a ficar mais hidratado é a massagem no couro cabeludo, feita com as pontas dos dedos e não com as unhas.
O melhor momento para massagear a cabeça, aliás, é durante a lavam do cabelo. Isso deixa os fios mais higienizados e ainda estimula o nascimento de novos fios.
9. Condicionador sempre
Nunca abra mão do uso do condicionador na hora da lavagem. É esse produto que hidrata diariamente e anula a tensão eletrostática dos fios, responsável por deixar os fios arrepiados.
10. Modele os cachos
Cabelo crespo ou cacheado precisa ter as formas estimuladas para ficar definido, bonito e com aquele volume de arrasar com as inimigas. Para isso, use o creme de pentear de sua preferência para modelar o cabelo.
Então, deixe-o secar naturalmente e use produtos complementares, como gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.
11. Nada de frizz
Se, depois de seco, sobrarem alguns fiozinhos arrepiados no cabelo, use finalizadores pastosos para dar acabamento, como pomadas, ceras ou silicone.
Você só tem que espalhar uma quantidade pequena nas palmas das mãos e distribuir o produto nos fios revoltados, fazendo movimentos suaves do comprimento às pontas.
E aí, gostou das dicas? Agora, falando em cuidados com os cabelos, essa próxima dica é para todo mundo (menos para quem usa peruca!): Quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos?
Fontes: Minha Vida, Catraca Livre