A mastopexia é um procedimento cirúrgico recomendado para mulheres que desejam reposicionar as mamas e reduzir a flacidez, a fim de conseguir um contorno mais firme e simétrico. Essa cirurgia é bastante procurada por mulheres que perceberam a perda da sustentação natural dos seios.
Em alguns casos, a técnica pode ser associada à colocação de implantes de silicone para proporcionar mais volume e melhor definição ao formato das mamas. O que determina como a cirurgia será realizada é a indicação médica e o desejo da paciente.
E aí, vamos saber mais sobre? Boa leitura!
O que é a mastopexia?
A mastopexia é um procedimento cirúrgico realizado por cirurgiões plásticos com o objetivo de corrigir a flacidez das mamas, trazendo um aspecto mais firme e harmônico ao contorno dos seios.
Esse tipo de cirurgia é indicada para pessoas que passaram por grandes variações de peso, gestações ou o próprio processo natural de envelhecimento, fatores que podem levar à perda de sustentação dos tecidos mamários.
Nesse procedimento, então, o cirurgião remove o excesso de pele, remodela o tecido mamário e reposiciona os seios para que fiquem mais elevados. A aréola também pode ser ajustada, caso tenha aumentado de tamanho devido à flacidez.
Quais são os tipos de mastopexia?
1- Mastopexia em “T” invertido
Em casos de flacidez moderada a grave, esse tipo de mastopexia é o mais indicado, pois permite uma remodelação mais eficaz dos seios. A técnica envolve uma incisão em formato de “T” invertido, ou seja, uma linha ao redor da aréola, outra vertical descendo até a base da mama e uma terceira seguindo o sulco mamário.
2- Mastopexia em “L”
Na mastopexia em “L”, a incisão combina um corte horizontal na base da mama com um pequeno prolongamento vertical, formando um formato semelhante à letra “L”.
Diante disso, esse tipo de mastopexia é especialmente recomendado para pacientes que desejam corrigir a leve queda das mamas, proporcionando um contorno mais firme e simétrico, sem a necessidade de cicatrizes mais extensas.
3- Mastopexia periaureolar
Por fim, a mastopexia periareolar, também conhecida como mini lifting das mamas, é indicada para casos de flacidez leve, quando a aréola está levemente deslocada e a paciente deseja uma elevação discreta dos seios.
Sendo assim, nesse procedimento, a incisão é feita ao redor da aréola, permitindo a remoção do excesso de pele e a readequação do tecido mamário com cicatrizes mais discretas.
Como é a cirurgia de mastopexia?
Se está curiosa para saber como a cirurgia é feita, confira aqui as etapas:
- Anestesia: essa é a etapa inicial e essencial para que o paciente não sinta dor e fique o mais confortável possível durante o procedimento.
- Incisões: previamente planejadas, as incisões serão realizadas com base no tipo de Mastopexia que foi recomendada pelo cirurgião plástico.
- Remover o excesso de pele: aqui começa a cirurgia propriamente dita, já que é a etapa que vai corrigir a flacidez e trazer um aspecto mais natural na mama, retirando o o excesso de pele.
- Fechar as incisões: os cortes serão finalizados cuidadosamente com a sutura e com curativos que auxiliam na cicatrização das incisões realizadas na mama.
- Pós operatório: momento em que a paciente ficará em uma sala sob observação médica, para depois receber alta e seguir com as recomendações médicas.
Para quem a mastopexia é indicada?
A essa altura a gente já sabe que a mastopexia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir a flacidez das mamas. Logo, essa cirurgia é indicada para mulheres que se sentem incomodadas com a perda de sustentação dos seios, seja devido ao envelhecimento, oscilações de peso, gravidez ou amamentação.
Além da indicação, a Doutora Ana Júlia Norton ainda destaca alguns benefícios dessa cirurgia. Diante disso, podemos destacar:
- Aumento da autoestima
- Conforto
- Contorno corporal mais harmonioso
Quais as diferenças entre a mastopexia e a mamoplastia?
A mastopexia é uma cirurgia indicada para reposicionar as mamas e corrigir a flacidez, com o objetivo de trazer para a paciente um contorno mais firme e simétrico. Esse procedimento é muito procurado por mulheres que passaram por grandes perdas de peso, gestação ou que, com o tempo, notaram a perda da elasticidade da pele na região.
Já a mamoplastia engloba diferentes tipos de cirurgias voltadas para modificar o formato e o tamanho das mamas. Ela pode ser redutora, indicada para aliviar desconfortos causados por seios volumosos, ou de aumento, feita com implantes de silicone.
Além disso, há também a mamoplastia reconstrutiva, muito procurada para reconstruir a mama após mastectomias ou outras condições que afetem a estrutura mamária.
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Tabela de preços de cirurgia plástica
- Fonte: GCA, Maria Júlia Norton.