Primeiramente, para as mulheres que querem garantir um olhar poderoso, natural e impactante, o alongamento de cílios fio a fio é uma excelente escolha. Acima de tudo, a tendência já ganhou espaço e atualmente é uma das queridinhas entre as mulheres. Além disso, é mais natural que os cílios postiços e também mais prático.
O procedimento nada mais é do que a aplicação de fios sintéticos de seda sobre cada único cílio natural. Cada fio, certamente para garantir que o alongamento fique natural, possuem tamanhos e curvaturas diferentes. Além disso, mulheres optam por ele na intenção de conquistar esse olhar embelezado com cílios alongados, curvados e volumosos. É possível ver o procedimento, inclusive, no olhar de diversas famosas.
Dessa maneira, para que você acerte na hora de escolher o procedimento de cílios correto para você, separamos algumas informações sobre o procedimento.
Processo de alongamento de cílios fio a fio. Fonte: Cláudia.
Diferença do alongamento para extensão de cílios
Primeiramente, o alongamento de cílios é utilizado para técnica do fio a fio. Em um processo que pode demorar até 3 horas, um profissional utiliza de uma pinça para colocar singularmente um fio artificial nos cílios por vez. Essa técnica promove o alongamento dos fios, gerando uma sensação de volume alongamento.
Também existe a extensão de cílios. Essa se baseia na técnica do visagismo facial. Em contraste do fio a fio, são utilizados leques de até 6 fios finos, criando um tufo. É a técnica do Volume Russo. Em suma, sua função principal é dar volume aos cílios, ocupando espaços vazios e preenchendo o olhar.
Além disso, a diferença entre alongamento de cílios e extensão de cílios é basicamente essa: a primeira prioriza o alongamento dos fios, e a segunda prioriza o volume dos cílios. Dessa maneira, cada pessoa pode escolher o que cai melhor em seu olhar e qual das técnicas supre mais as necessidades.
Diferença entre fans e tufos
A principal diferença é a quantidade de fios sintéticos que estão acoplados juntos. Em primeiro lugar, temos os fans. Eles são apenas uma cartela de fio a fio, sendo utilizados individualmente. São separados, e por isso são mais adequados na técnica do alongamento fio a fio.
Já os tufos são uma junção de vários fios sintéticos juntos. Eles têm a base dos fios colada anteriormente do processo. É necessário tomar cuidado com os tufos pois se usados ou aplicados incorretamente, podem passar a impressão de cílios postiços. Dessa maneira, são mais utilizados para técnica de volume russo e extensão de cílios.
É possível, também, fazer a junção de vários fans na hora do procedimento, e formar um tufo.
Dúvidas frequentes
Qual o tamanho dos fios?
Com as técnicas de visagismo facial, a profissional que realiza o procedimento escolhido indicará o que deve ficar melhor no seu olhar. Na aplicação todos os fios tem comprimento igual, porém, em seguida, a profissional vem uma tesourinha e alinha o leque de cílios conforme o visagismo.
Onde colocar?
Os cílios podem ser colocados tanto na pálpebra superior quanto na pálpebra inferior. Entretanto, geralmente a opção mais comum é colocar os cílios fio a fio apenas na pálpebra superior.
Qual o preço?
Depende muito da cidade e do estado que você está. Ainda, depende muito do local que você escolhe realizar o procedimento. Ele pode ser feito em salões de beleza, locais de estética, ou até mesmo clínicas que se especializam em extensão de fios. Dessa maneira, o preço normal médio é de R$120,00 a até R$300,00.
Quanto tempo dura?
O alongamento de cílios pode durar até 3 meses. Porém, é recomendado que se faça manutenção na aplicação de a cada 15 a 20 dias no máximo. Os preços de aplicação e manutenção geralmente são diferentes, por isso, é necessário se manter ligado para não perder o prazo da manutenção.
Quem pode fazer?
O procedimento é um fator externo aos olhos. Dessa maneira, não existem muitas restrições quando se trata do mesmo. O que se recomenda, entretanto, é que se seus olhos/pálpebras se irritam facilmente, não é aconselhado fazer. Ainda, se você possui algum histórico oftalmológico, principalmente conjuntivo ou alérgico, é necessário avisar previamente. Alergia em geral devem ser reportadas pois os materiais utilizados podem conter o alergênico.
Faz mal para os olhos?
Não. Por mais que muitas pessoas possam achar que os cílios fio a fio fazem mal aos cílios naturais, isso não é real. O máximo que pode ocorrer é que os cílios fake acelerem o processo de queda dos fios naturais. Porém, isso já faz parte do processo dos cílios humanos, e eles se vão se repondo naturalmente, mesmo sem os cílios fake.
Em contraposição, os fios sintéticos também vão caindo conforme os fios verdadeiros vão nascendo. Dessa maneira, é possível esclarecer que o procedimento só vai fazer mal se por algum acaso não seguir as recomendações prévias do procedimento, como cuidados com pessoas alérgicas e acometimentos oftalmológicos.
Dói para colocar?
Não! Por mais que o processo possa ser demorado, ele é completamente indolor. A pessoa passa cera de 90% do procedimento de olhos fechados, e muitas das mulheres que fazem alongamento de cílios conseguem até dormir enquanto colocam os fios.
Cuidados cílios fio a fio
Alguns cuidados são necessários para manter a duração esperada do alongamento fio a fio. Abaixo fizemos uma lista de cuidados essenciais para manter os cílios cada vez mais bonitos no olhar.
- Tente evitar o uso de rímel à prova d’água. Remover pode ser mais difícil e arrancas os cílios fake.
- Ao usar rímel, tente não passar na raiz dos cílios, para facilitar a remoção.
- Evite utilizar demaquilante à base de óleo, para evitar remover a cola dos cílios no alongamento fio a fio.
- Evite esfregar os olhos, para não desgrudar os cílios.
- Tente evitar banhos de piscina, pois o cloro pode afetar a cola utilizada.
- e evite dormir com os olhos grudados no travesseiro, pois o atrito pode remover os fios.
Mitos e verdades sobre cílios fio a fio
É preciso dar um intervalo entre as aplicações de alongamento fio a fio?
É verdade. Após fazer o alongamento fio a fio por muito tempo consecutivo, é necessário fazer uma pausa de pelo menos um mês para que os cílios e a pálpebra respirem.
Pentear os fios sintéticos: verdade ou mito?
Verdade. Pentear os fios sintéticos é uma prática bastante necessária para quem faz alongamento fio a fio. É necessário que sejam penteados da maneira correta, com delicadeza e com a escova apropriada. Em suma, a escova é um bastão próprio parecido com o bastão do rímel que ajuda os fios fake a se manterem no lugar correto.
A técnica fio a fio tem efeito de cílios postiços?
Mito. Na realidade, a técnica que mais se parece com cílios postiços é a extensão de cílios. O alongamento fio a fio passa um olhar mais natural para o rosto, se adequando perfeitamente ao formato do olho e do rosto com tamanhos e espessuras diferentes.
Não se pode usar maquiagem nos olhos após o procedimento.
Essa afirmação é um mito entre muitas mulheres. Como dito anteriormente, usar rímel, máscaras e maquiagem é completamente permitido. A única coisa que se recomenda nesse caso é que sejam produtos sem ser à prova d’água e que não se aplique produtos na base dos cílios.
Demaquilante não pode ser usado.
Verdade. Não é qualquer demaquilante que pode ser utilizado, de fato. Todos os demaquilantes à base de óleo estão terminantemente proibidos. Algumas marcas podem ser usadas com muita cautela, mas a recomendação é que a maquiagem seja retirada com água.
Pode se arrancar os fios que estão soltando.
Mito. Essa ação pode ser bastante prejudicial ao olhar. Além de correr o risco de arrancar outros fios sintéticos do olhar juntamente, também se corre o risco de arrancar os cílios naturais. Por isso, o ideal é esperar que caiam sozinhos ou pedir para que um profissional dê uma olhada caso esteja incomodando muito.
Gostou de saber mais sobre cílios? Confira mais sobre o assunto com a matéria: Cílio postiço – qual o tipo adequado para você e como fazer a aplicação?
Fontes: Eu Total Marie Claire Spa das Sobrancelhas
Fonte imagem destacada: Notícias o Minuto