Co-wash é nada menos que a lavagem do cabelo com apenas condicionador. O uso do shampoo auxilia na limpeza dos fios, mas devido seus componentes químicos, ele também resseca os mesmos. Assim, utilizar somente o condicionador permite que os fios fiquem limpos, hidratados e cheirosos.
É um meio de revitalização do cabelo, e tem conquistado cada vez mais as mulheres. Sua ação tem resultados relativamente rápido e visíveis, e quando feita da maneira correta, muda a saúde do cabelo. Logo, é possível ver que as novas técnicas vem com o propósito de entrar com uma nutrição capilar garantida, bem como mostrar que a moda de pagar caro para ter cabelos bonitos já passou.
É uma maneira caseira de recuperar a vitalidade, saúde e brilho do cabelo, sem precisar de hidratações e outros tratamentos que geralmente só são feitos em salão. O cabelo fica bastante hidratado, e sem frizz.
Como fazer co-wash
Para realizar o co-wash, é importante escolher o condicionador certo, uma vez que o uso do condicionador errado pode resultar em dermatites e seborreias, acarretando problemas no couro cabeludo. Ele não deve possuir parafina, silicones insolúveis, elementos petrolados e outros componente, que assim como tem o shampoo, deixam resíduos no cabelo e não permitem que água e outros nutrientes entrem no couro cabeludo. Elementos como “isoparaffin”, “isododecane”, “dimethicone”, entre outros, estão vetados.
Após a escolha do condicionador, é só aplicar o produto ao cabelo, deixar alguns minutos, e l00avar retirando ele. Assim, durante a aplicação do produto, é necessário passar da raiz ao final dos fios, cobrindo todo o comprimento dos mesmos. Em soma, para um melhor efeito, massagear o cabelo após a aplicação é valioso. Também é importante que não fique excesso de resíduos do produto no cabelo, para não resultar na oleosidade excessiva.
Você pode adaptar o co-wash com as necessidades do seu cabelo. Assim, é possível adicionar óleos essenciais com cheirinhos para deixar o cabelo cheiroso, bem como estabelecer um cronograma capilar e intercalar o co-wash com outras técnicas existentes.
Quais os tipos de cabelo indicados para o co-wash?
O co-wash ganha força nos cabelos ondulados, encaracolados e crespos. O motivo é simples: as cutículas abertas que deixam o cabelo com frizz se fecham deixando o cabelo mais hidratado.
Assim também, pelo mesmo motivo, cabelos altamente ressacados, com luzes ou tingidos vão obter o mesmo efeito com o co-wash. Fios quimicamente tratados tendem a ser mais secos que os fios naturais, por isso a utilização da técnica ajuda. Entretanto, para cabelos tingidos, para uma maior duração da tinta, convém intercalar com a lavagem normal.
Logo, é contraindicado para pessoas com cabelos muito oleosos, e para pessoas que possuem problemas no couro cabelo, como seborreia. Nesses casos, se corre o risco de contaminação do couro e desenvolvimento de fungos e bactérias.
Quantas lavagens devem ser feitas?
Não existe uma quantidade ideal de lavagens co-wash. A princípio, tudo vai depender de como seu couro cabelo reage ao tratamento. Se seu couro cabeludo está a muito tempo acostumado com a utilização de produtos tradicionais, pode ser que ele demore um tempo para se acostumar com o novo tratamento. Assim, é necessário que tenha uma avaliação do seu estado e de quão ressecado está.
Em seguida, após a observação, vai definir quantas vezes a ser lavado. Desde todos os dias a até mesmo uma vez por semana, quem vai indicar isso é seu próprio cabelo e a oleosidade dele. Contudo, é indicado que o cabelo não passe mais de uma semana sem ter uma lavagem com shampoo intercalada.
Em adição, a quantidade de condicionador no co-wash também vai depender da situação do seu cabelo, do tamanho que ele está e do que indica o rótulo do produto.
Outras técnicas
Além do co-wash, também são técnicas conhecidas para os cabelos a low poo e a no poo. Um cronograma capilar que junte as técnicas, também é bem vindo.
O no poo e o low poo são técnicas que ajudam na manutenção dos óleos, lipídios e nutrientes naturais dos fios de cabelo e o do couro cabelo também. Na rotina, as lavagens com shampoo normal podem agredir os fios, como visto anteriormente, por conta das substâncias em sua composição.
Assim, no low poo são utilizados apenas shampoos livres de sulfato e, ainda sim, busca reduzir a quantidade do uso dos mesmos. Já na técnica de no poo, não se usa nenhum tipo de shampoo, se dando bastante bem com a técnica de co-wash, que utiliza apenas do condicionador.
Sugestões de produtos para co-wash
Os produtos podem ser facilmente adquiridos online, em farmácias, supermercados e lojas de beleza. Porém, lembre-se sempre que o melhor condicionador para você é aquele que mais combina com seu cabelo. Dessa maneira, é de extrema importância que seja feito um teste.
Ainda, se ficarem dúvidas sobre o produto, se ele é ou não aconselhável, o rótulo e a embalagem sempre contêm suas substâncias.
Quer aprender mais sobre como cuidar do cabelo? Dá uma conferida nesse artigo: Nutrição Capilar – O que é, para que serve e como fazer em casa
Fontes: Cacheia Dicas de mulher Beleza e saúde
Fonte imagem destacada: Universa