Você já ouviu falar de henna no cabelo? Bom, vamos começar do principio: você sabe o que é henna? Ela é um produto comercializado usado para tingir o cabelo. Funciona como uma argila totalmente natural, que pode ser usada como uma máscara capilar ou tinta aplicada no couro cabeludo e no cabelo.
A henna é proveniente de folhas secas e pulverizadas. Existem dois tipos de henna vendidas: a henna neutra, sem nenhuma cor com o objetivo de funcionar apenas como máscara capilar e a henna com cor, que funciona como tinta para tingir o cabelo.
Além de dar um up grade, ela é totalmente benéfica ao cabelo. Além de evitar alguns efeitos nocivos no cabelo, ela traz uma infinidade de efeito positivos. Quer conhecer um pouco mais sobre ela? A Área de Mulher vai te contar.
O que é a henna?
Henna é um nome árabe, que nomeia um arbusto conhecido como Lawsonia inermis. Essa árvore é famosa por produzir uma antiga tinta natural de cor majoritariamente avermelhada.
A Henna é comercializada como tinta, e vem das folhas desse arbusto árabe. Para se transformar na henna como a conhecemos, ela passa por um processo de secagem e pulverização.
Se inicialmente a palavra henna te lembrou tatuagens, não errou. Essa tinta também é usada para tatuar naturalmente, e temporariamente, a pele.
Benefícios da henna no cabelo
A henna no cabelo é completamente diferenciada de uma tinta comum. Isso por que ela é completamente natural, sem nenhuma artificialidade. Quer conhecer alguns benefícios da henna? Veja a seguir:
- Não descolora nem danifica o cabelo;
- Cor muito natural;
- Melhora a espessura e fortalece o cabelo. Recomendado, especialmente, para pessoas que têm o cabelo fino e quebradiço;
- Dá brilho;
- A duração da tinta é de três meses e vai desaparecendo de maneira gradual;
- Cobre os cabelos brancos;
- Pode ser usada com frequência.
Todos esse benefícios contrastam com os problemas de uma tinta normal, que são:
- Irritação do couro cabeludo;
- Desequilíbrio do sebo, tornando o cabelo mais oleoso ou ressecado;
- Queda de cabelo;
- Cabelo fino demais, com aspecto quebradiço e danificado;
- Pontas duplas.
Como usar?
Se você realmente se interessou pela henna no cabelo, deve-se usar da seguinte forma:
- Misture a Henna em pó com suco de limão até tornar-se uma pasta homogênea e uniforme;
- Deixe a mistura repousar em uma vasilha coberta com uma tampa de plástico por 8 horas;
- Prepare antes de dormir e use-a na manhã seguinte;
- Lave bem o cabelo e seque com uma toalha;
- Divida o cabelo em partes e aplique a pasta, desde a raiz até as pontas, cobrindo-o bem;
- Uma vez que o cabelo esteja coberto com o produto, envolva a cabeça com uma touca de plástico e depois com uma toalha;
- Deixe agir por pelo menos uma hora;
- Por último, lave o cabelo normalmente.
Onde comprar
A Henna pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e de produtos árabes. Ela também pode ser adquirida pela internet.
Deve-se ter certeza que não contenha ingredientes químicos e que seja somente de origem vegetal, já que hoje em dia são comercializados muitos produtos que contém a Henna entre seus ingredientes, mas que não são naturais.
Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa: Conheça a chinesa com o cabelo mais longo do mundo
Fonte: Melhor com Saúde
Imagem: Mady Luv Fique Linda, Down Bennett, Lii Amaral Blog, Mente Sã, Globo Play,