Beleza

Cuidados com a pele – Tipos de pele, rotina de cuidados e produtos ideais

A onda de cuidados com a pele está fazendo o maior sucesso, mas é preciso ter atenção ao seu tipo de pele e na escolha de produtos.

Atualmente, fala-se bastante sobre os cuidados com a pele. A onda do skincare veio com tudo nos últimos anos e intensificou-se com a pandemia do novo corona vírus. Isso ocorre porque as pessoas ganharam mais tempo livre para dedicar um tempo maior a si mesmo, e isso inclui a pele, que é deixada de lado muitas vezes devido a rotina corrida.

Apesar da pele ser o maior órgão do corpo humano, pouco falava-se do cuidado com ela. Todavia, nos últimos anos, a indústria de cosméticos investiu bastante em produtos para esse fim. Seja linha corporal, facial ou para tratamento de algum probleminha, ficou claro que a rotinas de autocuidado vieram para ficar.

Sendo assim é preciso saber qual é o seu tipo de pele, os produtos mais adequados para ela e as rotinas que podem lhe favorecer. Compreende-se como cuidado da pele os processo que variam desde a limpeza, com sabonetes e géis até produtos de tratamento ou de proteção, como é o caso do ácido hialurônico e do protetor solar facial.

Tipos de Pele

Cuidados com a pele-como montar uma rotina de cuidados ideal para você
Foto: Self Rooted World

Antes de mais nada, é preciso identificar qual tipo de pele é a sua, e a melhor pessoa para descobrir isso se chama dermatologista. Esse profissional saberá identificar se você possui algum problema a ser tratado, quais devem ser suas rotinas de cuidado e também os melhores produtos. Sabendo disso, as dicas fornecidas aqui serão de abrangência geral. Em outras palavras, as dicas aqui podem ser utilizadas por todos os tipos de pele.

Oleosa

Entende-se por pele oleosa aquelas que possui um nível a mais de substâncias do que a pele comum. As características mais expressivas desse tipo são o brilho intenso e a maior facilidade para o desenvolvimento de acne. Isso ocorre, pois uma das substâncias produzidas a mais é o sebo, que induz o surgimento de bactérias. A alimentação, fatores hormonais e extrema exposição ao sol, contribuem para a formação da pele oleosa.

Normal

Esse tipo de pele encontra-se no nível comum de hidratação e não excreta muito sebo. Possui textura saudável, os poros geralmente não encontram-se dilatados e a presença de acne ocorre somente em período de variação hormonal, como a TPM, por exemplo.

Seca

A pele seca é p caso oposto da oleosa. Nesse tipo há uma falta de hidratação e isso prejudica a produção de substâncias que nutrem a pele. A pele seca tem tendência a vermelhidão e irritações, provenientes da descamação e de rachaduras que ocorrem na derme. Além desses casos, o surgimento de linhas de expressão e rugas também é mais comum em pessoas cuja pele é seca. Por isso, é importante está sempre hidratando a pele, principalmente com produtos que ofereçam uma nutrição a mais. Evitar banhos muito quente e se proteger do frio, também ajuda.

Mista

Como o próprio nome já diz é um tipo de pele que mistura característica das outras, principalmente da oleosa e da seca. Nesse caso, a parte oleosa se encontra, na maioria dos casos, na zona ‘T”. Essa zona é a formada pela testa, o nariz e o queixo, nesses casos, essa região é a mais propensa para o aparecimento de espinhas e cravos. Já a parte seca, região da bochechas, possuem poros pequenos e não produzem tanto sebo quanto o restante do rosto.

Cuidados com a pele do rosto

É bom lembrarmos que cuidados com a pele não significa somente com o rosto. Por isso, vamos por partes ! Essa área do corpo em questão é de fato a mais cuidada, principalmente pelas mulheres e requer certas rotinas e a utilização de alguns produtos específicos. A seguir, alguns passos que podem te ajudar a manter sua pele do rosto saudável:

Higienização

O primeiro passo para uma boa pele, é sempre fazer a limpeza correta dela. Certifique-se de usar um sabonete para o seu tipo de pele, isso ajudará muito nos próximos passos. Dê preferência aos sabonetes em forma líquida. Eles se aderem melhor a pele e removem mais sujeiras, além de serem bem mais higiênicos.

Um boa escolha para esse produto são os de tipo neutro, alguns dermatologistas recomendam até mesmo o sabonete de bebê.

Você deve lavar seu rosto com o sabonete duas vezes ao dia ou todas as vezes que for remover a maquiagem. Durante a rotina diária, é bom que essas lavagens ocorram pela manhã e antes de dormir. Essa recomendação busca remover as impurezas que se impregnam na pele durante o dia, afinal, as cidades, principalmente, são muito poluídas.

Por fim, com a pele limpa, fica mais fácil de aplicar os outros produtos, maximizando assim sua absorção pela derme e otimizando os resultados. Afinal, o objetivo de todo esses cuidados com a pele é deixa-la linda e saudável, não é mesmo ?!

Hidratação, parte crucial na rotina de cuidados com a pele

Esse passo é o mais confuso para a maioria das pessoas, principalmente para as que possuem a pele oleosa. Assim como o sabonete, a uso de hidratantes no rosto é recomendado para todos os tipos de pele. Todavia, é preciso atenção na hora de comprar o produto. A maioria deles já vem no rótulo para qual tipo ele é preferível, mas não custa nada ficar atento.

Caso o seu tipo de pele seja o oleoso, dê preferência a hidratantes de textura leve ou gel, não exagere na quantidade e sempre faça a remoção do produto de forma correta. O hidratante serve, obviamente, para manter a pele com os níveis de água e sais mineiras adequados.

Todavia, no caso de peles oleosas, onde esses itens são produzidos em demasia, a adição do hidratante faz com que o corpo não queira mais produzir tantas substâncias. O que acaba, consequentemente, levando à um equilíbrio. A hidratação é um dos passos mais importante na sua rotina de cuidados com a pele.

Protetor solar, porque usar na rotina de cuidados com a pele?

Esse item é essencial na vida de todas as pessoas. A princípio, acreditava-se, de forma leiga, que o uso do protetor solar somente destinava-se aos momento de muita exposição ao sol, como ir a praia, aquele dia na piscina ou em longas caminhadas. Porém, agora sabe-se que até mesmo as luzes artificiais causando danos a nossa pele.

Sendo assim, o uso diário do protetor, evita o surgimento de manchas, o aparecimento de cravos e do envelhecimento precoce.

Produtos importantes para a pele

Os itens a seguir não são tão prioritário e indispensáveis quanto os anteriores. Porém, vale a pena destacar que ao incorporar esses passos e produtos a sua rotina, a qualidade da sua pele tem tendência muito maiores de ficar mais saudável. Olha só:

O uso do tônico na sua rotina de cuidados com a pele

Foto: Guia Bem Estar

Algumas pessoas sentem a necessidade de utilizar esse produto após a limpeza da pele. O objetivo do tônico, dentro da rotina de cuidados com a pele, é reequilibrar o pH e abrir os folículos para a maior absorção dos produtos que serão administrador depois. A maior recomendação de uso desse produto, no caso, são pessoas cuja pele seja oleosa. Visto que a penetração dos outros produtos pode ser diminuída devido as grande camadas de substâncias excretadas pela pele.

Sabonetes esfoliantes

Cuidados com a pele-como montar uma rotina de cuidados ideal para você
Foto: Homem no Espelho

O uso do sabonete esfoliante, assim como o tradicional, tem como intuito a eliminação da sujeira, facilitando a absorção dos produtos a serem aplicados em seguida. Todavia, no quesito uso diário, não é recomendado o esfoliante, pois pode causar irritações na pele ou microlesões. Isso acontece devido as micro partículas ou esferas de produto que são adicionadas a fórmula do sabonete.

Segundo dermatologistas, o mais recomendado é que você utilize esse produto na sua rotina de cuidados com a pele, no máximo duas vezes por semana. Se utilizado corretamente, o sabonete esfoliante contribui para uma limpeza mais profunda e renovação celular.

Máscaras faciais e tratamentos

Outra coisa que está bastante na moda agora são as máscaras faciais. Elas veem de todos as formas, cheiros e benefícios, como a remoção de cravos, revitalização da pele e diminuição das olheiras. Esse item serve como um alimento. Pois ao ser administrado, as propriedades presentes em algumas máscaras, ajudam na nutrição da pele.

Foto: Vogue

No que diz respeito aos produtos de tratamento, geralmente eles são utilizados para amenizar ou curar problemas como melásma, acne e etc. No caso da acne, além de ter toda uma linha voltada para esse tipo de tratamento, é muito comum que as pessoas usem gel secativo e ácido. Entretanto, o uso indiscriminado dos ácidos, ou seja, sem uma prescrição médica pode causar danos graves a sua pele. Por isso, antes de utilizar qualquer produto com esse propósito, vá ao médico antes.

Cuidados com a pele do restante do corpo

Fora a pele do nosso rosto,  o restante do corpo as vezes é deixado de lado, mas essa pele também precisa de atenção. Quando trata-se de pele, os passos são os mesmos: limpeza, hidratação e proteção. O que muda são as composições dos produtos e geralmente a quantidade em que ele veem.

O restante do corpo, por sua vez, também possui as mesmas divisões, podendo ser consideradas oleosas ( o que não é muito comum em outra regiões além do rosto), mista ou seca.

Cuidados com a pele-como montar uma rotina de cuidados ideal para você
Foto: Uol

Para cada tipo de pele, são desenvolvidos hidratantes com níveis diferente de intensidade. Pensando nisso, busque um que seja mais compatível com sua pele. O uso de sabonetes esfoliantes no corpo é recomendado, tendo os mesmo princípios que o facial, utilizar no máximo duas vezes por semana.

Já o protetor, ele não é o mesmo que você utilizará para o rosto. As maiores diferenças em relação a versão facial estão na composição, no fator de proteção e no estado do produto. Os protetores solares para o corpo tem a ser mais espeço e possuir fatores de proteção mais baixo por conta da incidência de raios UV nessa regiões, afinal, é preciso mais cuidado.

Agora não tem mais desculpa para não cuidar direitinho da sua pele ! Por fim, caso queira, saiba também a forma correta de lavar o rosto.

Por último, assim como esse artigo, leia também: Rotinas de Skincare.

Fontes: Natura, Adcos, SBD e Drogaria Santo Remédio.

Imagens: Uol, Vogue, Homem no Espelho, Allure, Self Rooted World e Guia de Bem Estar e PYMNTS.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você