Dread, também conhecido como dreadlock, é um penteado em que os cabelos são enrolados de forma cilíndrica, naturalmente ou com a ajuda de uma agulha de crochê. Apesar disso, o dread vai além de um simples penteado. Ele é também um simbolo cultural.
Existem, inclusive, registros históricos que apontam a existência dos dreads em comunidades da Africa e Índia no período Pré-Bíblico. Nas comunidades africanas ao norte da Namíbia e Angola, sobretudo, seu uso vem desde a origem da cultura.
Além disso, devido aos famosos, como Bob Marley, por exemplo; muitas pessoas acreditam que eles estão associados apenas à religião Rastafari. Contudo, abaixo, você confere um pouco da importância do penteado em dois dos lugares mais importantes para ela.
Dread como simbolo cultural
Certamente, o dread se tornou um adorno estético pelo mundo inteiro. Porém, ele é bem mais que isso. Apesar de que qualquer um pode usá-lo, é preciso ter consciência da história do penteado e da sua importância cultural. Mais do que um estilo, sobretudo, ele é um simbolo cultural.
Dread na Índia
Certamente a Índia é um dos lugares do mundo em que o dread tem mais relevância cultural. Por lá o penteado está associado a Shiva, um dos deuses do Hinduísmo.
Os praticantes dessa espiritualidade, inclusive, cultivam o penteado como uma forma de se libertar espiritualmente. Consequentemente, eles deixam seus dreads crescerem de maneira natural e optam por não cortá-los.
Rastafarianismo
O Rastafarianismo, basicamente, começou na década de 30, na Africa. Por lá, os dreads representam uma maneira de adorar a Haile Selassie, Imperador na Etiópia entre 1930 e 1974, considerado como a ressurreição de Jesus Cristo e reencarceração de Deus.
Acima disso, os Rastafáris não cortam os seus dreads, pois os atribuem como adoração ao seu Deus, além de representar a natureza e a força de cada indivíduo.
Dread na Jamaica
Na Jamaica pós-escravidão, durante a década de 30, por exemplo; os dreads foram incorporados pelos negros ex-escravos como forma de afirmar sua cultura africana na sociedade Americana e Europeia.
Nas décadas de 60 e 70 o cantor Bob Marley passou a popularizar para todo o mundo a religião Rastafari e o cultivo dos dreads através de sua música no estilo reggae.
5 tipos de dreads mais populares
Acima dissp, os dreads não são todos iguais. Existem, portanto, diversas tipos e cada um deles é feito de formas diferentes. Abaixo, aliás, você confere os cinco mais populares.
Dread de cera
Certamente, é um dos tipos de dread mais populares que existem, além de ser um dos mais antigos. Nesse tipo, aliás, a cera de abelha é usada para grudar e dar formato.
Contudo, ela foi entrando em desuso ao longo dos anos, devido a dificuldade de fazer a limpeza dos dreads. Em suma, este possui duração indeterminada, ou seja, precisa ser cortado para que se retire.
Dread de agulha
Acima de tudo, o dread de agulha é um dos mais populares e seguras de fazer um dread. Eles, basicamente, são feitos com o uso de uma agulha de crochê para embaraçar as mechas de cabelo e criar o formato do dread. Além disso, é um penteado permanente.
Extensão de dread
Contudo, se você não quiser esperar o cabelo crescer para fazer um dread, uma saída é usar aplique de cabelo humano ou sintético.
As mechas de cabelo do aplique, portanto, devem ser incorporadas ao seu cabelo natural e costuradas com ele para que os dreads fiquem mais compridos. Basicamente, eles podem ser retirados apenas com o corte. Além disso, a manutenção deve ser feita a cada três meses.
Dread de lã
O dread de lã, em suma, oferece a possibilidade de optar por um visual mais colorido, devido ao material. Além disso, também é legal para quem busca um visual mais temporário, durando cerca de três meses. Certamente, ele também oferece a opção de extensão.
Dread removível
Esse tipo, sobretudo, é para quem quer experimentar o visual sem comprometer os fios com a técnica. Dessa maneira, a pessoa compra dreads “soltos” de profissionais que preparam o dread separadamente. Portanto, depois, apenas os “costuram” nos fios de cabelo natural da pessoa.
Passo a passo de como fazer um dread
Reunimos quatro vídeos para você aprender como fazer os variados tipos de dread de uma forma fácil.
1 – Fazendo dread em 7 minutos
https://www.youtube.com/watch?v=3ObZFEnUWI4&feature=emb_logo
2 – Dread de lã
3 – Fazendo seu próprio dread
4 – Dreads coloridos
Cuidados com dreads
Acima de tudo, existem cuidados para manter os dreads sempre saudáveis e bonitos, veja:
- Prefira lavar os dreads pela manhã para que eles tenham o resto do dia para secar muito bem;
- Não deixe o secador muito perto do couro cabeludo durante a secagem e use a temperatura média;
- Jamais durma com eles úmidos ou molhados;
- Nunca esfregue o couro cabeludo com força, pois machuca a região, além de desfazer os dreads;
- Leve a sério tempo de manutenção para cada tipo de dread que indicamos nessa matéria;
- Não mergulhar em mar ou piscina com os dreads antes de um período de quatro semanas após a aplicação;
- Sempre os higienizar muito bem depois de nadar.
Como lavar os dreads
Finalmente, confira como lavar os dreads adequadamente
- Lavar os dreads por volta de uma a duas vezes por semana;
- Usar sempre água morta ou fria na higienização;
- Prefira shampoos de limpeza profunda;
- Massageie o couro cabeludo com delicadeza na hora da aplicação do shampoo e espalhe a espuma pelo comprimento;
- Nunca aplique condicionador ou máscara de tratamento diretamente no couro cabeludo, apenas no comprimento;
- Lembre-se de sempre enxaguar muito bem qualquer produto aplicado;
- É essencial secar os dreads muito bem depois da lavagem com toalha e secador, de preferência.
Acessórios de dreads
Certamente o dread combina com acessórios. Primeiramente, os anéis, que podem ser de madeira, plástico ou metal. Basta enfiar no dread empurrando pela ponta.
Além disso, as bandanas com dreads ficam mega estilosas também, uma maneira de usá-las é dobrando em triângulo e amarrando de baixo para cima.
Os lenços também podem ser amarrados em tiras no topo da cabeça com os dreads soltos ou em coque. Outra ideia é colocar penduricalhos, amarrar joias ou até mesmo flores nos dreads.
20 imagens de inspiração para dreads
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cabelo crespo: 11 cuidados para ter um crespo de dar inveja
Fonte: Tô de Cacho Dicas de Mulher
Imagem de destaque: Dicas de Mulher