Ter os cabelos claros é o sonho de muitas mulheres, apesar disso, a maioria nem sonha com o trabalho que as loiras têm no dia a dia. Manter a cor no lugar, os fios hidratados e brilhosos, não é tarefa fácil. Ainda mais quando os cabelos precisam enfrentar a descoloração para atingir o tom desejado.
Durante o processo de descoloração, as camadas do fio são abertas, para que o pigmento natural do cabelo seja retirado. Todo esse procedimento agride o fio de alguma maneira, mesmo que o profissional esteja preparado para lidar com isso.
É por isso que os cuidados para quem tem os fios loiros são bastante criteriosos! Felizmente, muitas mulheres já estão nessa lida há algum tempo e por isso elas tem dicas preciosas de como cuidar adequadamente dos fios.
Conheça os 8 segredos que as loiras devem conhecer
1 – Proteção térmica
Muitas mulheres loiras abrem mão do babyliss ou da chapinha por medo de ressecar os fios. Realmente é preciso ter cuidado quando o assunto é a exposição a fontes de calor. No entanto, você não precisa abrir de modelar os fios do jeito que quer, basta usar um leave-in com proteção térmica. Assim você fica bonita e continua com o cabelo saudável.
2 – Hidratações
O loiro tende naturalmente a ser mais ressecado e frizzado, por isso é preciso manter uma rotina de hidratações. Talvez não seja possível realizar o tratamento semanalmente, mas ao menos quinzenalmente, dedique um tempo a hidratação dos fios. Essa é a chave para se livrar do aspecto ressecado do loiro.
3 – Shampoos matizantes
Talvez você seja afetada pelo efeito amarelador que atinge alguns loiros. Nesse caso, não se desespere! Atualmente existem produtos desenvolvidos especificamente para isso. Aqueles shampoos roxos podem ser usados até duas vezes no mês e podem por fim a esse tom amarelado.
4 – Protetor solar
Quando o assunto é cabelo loiro a proteção contra o calor deve ser regra. No verão, é comum que os fios desbotem, mas existe uma forma simples e fácil de resolver o problema, basta utilizar o protetor solar para o cabelo. E é importante fazer uso diário e não apenas quando você vai para a praia, afinal, todos os dias você se expõe no sol.
5 – Tintura e outros procedimentos químicos
Se você é adepta do procedimento de tintura e também de alisamentos, é preciso atenção! Nunca, jamais, realize as químicas em um intervalo menor que 20 dias, isso pode danificar e fragilizar os fios. Por isso, opte por pintar primeiro e 20 dias depois alisar. Porque nessa ordem? Porque o procedimento do alisamento pode fechar a cutícula do cabelo o que vai dificultar que a tinta pegue.
6 – Desembaraçar
Na hora de desembaraçar os fios tenha cuidado, antes de começar o processo, aplique o leave-in ou o creme de pentear. Assim o cabelo estará mais emoliente e vai desembaraçar mais facilmente e você não corre o risco de arrebentar o cabelo.
7 – Cortar as pontas
Cortar o cabelo com alguma regularidade é recomendado para todas as mulheres, mas principalmente para as loiras. Isso porque o loiro resseca mais facilmente e as pontas podem ficar bastante ressecadas com o tempo. Por isso, de três em três meses, apare as pontas.
8 – Água fria
Talvez você não consiga lavar o cabelo na água gelada, mas ao menos jogue um jato de água fria ao fim da lavagem. Isso vai ajudar a selar as cutículas do fio, o que vai dificultar que a tinta saia do cabelo e ele desbote.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cabelo tingido: dicas, shampoos e outros produtos para cuidar da cor.
Fonte: Beleza Extraordinária.
Imagens: Aneethun, Dona Giraffa, Alto Astral, Fique Diva, Extra, Nada Frágil, Rádio Aratiba, Vix.