Beleza

Mãos ressecadas, quais as causas? Como manter as mãos hidratadas

A principal causa das mãos ressecadas é o frio, uma vez que neste período as glândulas sudoríparas e sebáceas produzem menor hidratação natural

Cuidar das mãos é um hábito que deve fazer parte da vida de todos, já que é uma parte do corpo que lida com diversos fatores prejudiciais para a saúde da pele. Entretanto, é possível cuidar utilizando produtos caseiros ou não para evitar mãos ressecadas. 

O frio é um grande vilão para as mãos, já que neste período as glândulas sudoríparas e sebáceas produzem uma quantidade menor de hidratação natural e como consequência mãos ásperas e ressecadas podem aparecer. Portanto, é importante um cuidado dobrado neste período. 

A necessidade de higienização contínua e o uso de álcool em gel devido ao Covid-19, pode facilitar que a pele das suas mãos necessite de um cuidado especial e contínuo, mas não se preocupe que com essas dicas essenciais suas mãos vão estar sempre hidratadas e saudáveis, além de macias.  Por fim, é possível fazer tudo isso e se proteger.  Siga com a leitura e também saiba como se cuidar. 

produto receitado por dermatologista para hidratação – Fonte: Metropoles

Saiba como evitar mãos ressecadas

1 – Visite sempre seu dermatologista de preferência  

Cuidar da pele e especialmente das mãos também faz parte da famosa rotina de skin care e para isso ter sempre um especialista ao lado é essencial. Nesse sentindo, é possível analisar suas necessidades e encontrar produtos e compostos ideais receitados pensando no que sua pele precisa e evitando a desidratação das mãos.

Por fim, é possível encontrar produtos que possuem em sua composição protetor solar, hidratação intensiva e revitalizantes para utilizar no período da noite ou dia.  

Mãos ressecadas? Saiba como manter as mãos hidratadas mesmo lavando e utilizando álcool em gel diariamente 
hidratante para mãos sendo usado por uma mulher – Fonte: Pexels

2 – Utilize hidratante específico para as mãos 

Produtos que são direcionados para as mãos possuem em sua composição ativos que atuam diretamente na hidratação da pele desta área. Porém, opte por sempre ter aquele hidratante para as mãos de fácil acesso e deixe as mãos ressecadas fora do seu caminho. 

Mãos ressecadas? Saiba como manter as mãos hidratadas mesmo lavando e utilizando álcool em gel diariamente 
sabonete com aloe vera em sua composição – Fonte: Informe Brasil

3 – Use sabonetes com Aloe vera em sua composição  

A lavagem contínua das mãos com sabonetes antibacterianos que combatem vírus e bactérias é uma necessidade que deve ser cumprida, já que assim você esta se protegendo, além de todos aqueles que estão em sua volta.  

Por isso, tenha sempre em mãos sabonetes que contém em sua composição a aloe vera e outros hidratantes naturais, para que as mãos recebam os benefícios desta planta medicinal sempre que possível.  

Mãos ressecadas? Saiba como manter as mãos hidratadas mesmo lavando e utilizando álcool em gel diariamente 
mão com protetor solar para as mãos – Fonte: Freepik

4 –  Mãos ressecadas também precisam de protetor solar 

Você não sabia que é necessário usar protetor solar nas mãos? Sim, é muito importante para a sua pele. Hoje, é possível encontrar diversos produtos como os hidratantes que contém em sua composição o protetor solar, mas também existe aqueles que são somente protetores solares para as mãos.  

Simultaneamente, é possível perceber que as mãos estão sempre em contato com os raios solares e é importante que sua pele seja cuidada em todos os momentos, não só naquela ida a praia ou aquele momento de curtir o sol matinal, já que é necessário  evitar a desidratação das mãos. 

Mãos ressecadas? Saiba como manter as mãos hidratadas mesmo lavando e utilizando álcool em gel diariamente 
pessoa lavando as mãos com sabonete – Fonte: Freepik

5 – Utilize sabonetes com Ph neutro 

O uso de produtos de limpeza como detergentes, sabão em pó ou até mesmo de higienização como os sabonetes retiram a oleosidade natural da pele gerando um ressecamento. Contudo, é possível encontrar opções que favorecem a hidratação das mãos com ativos que preservam os Ph das mãos.  

mulher usando luvas para utilizar produtos de limpeza – Fonte: Freepik

6 – Proteger sempre as mãos 

Antes de utilizar produtos de limpeza use luvas para que todas as atividades sejam concluídas, mas mantendo a saúde da sua pele sempre saudável. Mas, não se esqueça de evitar luvas de latex que podem provocar alergia e optar por luvas de borracha.  

mãos com esfoliante – Fonte: Uol

7 – Esfoliação  

Como já dissemos antes, o skin care vai muito além do rosto e as mãos também precisam desse cuidado especial. Primeiramente, é importante entender que a esfoliação remove as peles mortas que podem se acumular, mas não deve ser feita diariamente.  

Contudo, é possível fazer aquela receitinha caseira com itens que você tem em casa ou comprar produtos com esta finalidade. Fazer testes e analisar qual possui o melhor resultado é ideal para manter os cuidados em dia.  

Não se esqueça que a esfoliação deve ser feita no máximo uma vez por semana, mas o ideal é a cada 15 dias.  

Mãos ressecadas? Saiba como manter as mãos hidratadas mesmo lavando e utilizando álcool em gel diariamente 
mãos com fundo rosa, creme na mão em formato de coraçãoe pote ao lado – Fonte: Freepik

8 – A hidratação deve ser contínua 

Além de produtos para evitar a desidratação das mãos é possível encontrar diversas hidratações caseiras feitas de alimentos simples que podem ser encontrados em sua cozinha.  

Por outro lado, o dever de utilizar álcool em gel constante e realizar a lavagem das mãos, além de outros fatores que não cooperam com mãos macias e hidratadas exigindo mais hidratação e cuidado.  

Portanto, não se esqueça de dedicar alguns minutos da sua semana para esta área do seu corpo realizando hidratações mais intensas, mas não se deve deixar de lado a importância de diariamente e sempre após o manuseio de água aplicar os hidratantes nas mãos, já que a umidade favorece a absorção.  Uma boa dica, aliás, são as luvas hidratantes, perfeitas para seu “spa day”, ou para finalizar o dia.

mão utilizando álcool em gel – Fonte: Freepik

9 – O uso de álcool em gel 

Este composto tem um poder de proteção neste momento que a humanidade está vivendo, por isso deve ser utilizado sempre que necessário, ou seja, todos os dias e a todo momento.  

Em contrapartida, a necessidade de combater vírus e bactérias o álcool em gel é o mais indicado para evitar mãos ressecadas. Principalmente, se em sua composição a glicerina, aloe vera ou outros ativos estiverem presentes.  

mulher com dúvida e mão no queixo – Fonte: Freepik

Você sabe o que causa mãos ressecadas?  

É possível encontrar em diversos lugares do corpo as glândulas sudoríparas e sebáceas, e uma dessas áreas são as mãos. Em épocas do ano que o frio está presente pode ocorrer uma falta do calor, consequentemente uma baixa produção de suor e uma gordura natural da pele.  

Neste meio tempo, é provável que as mãos desidratadas fiquem devido a falta de oleosidade. Posteriormente, a necessidade de higienização das mãos contínua intensifica o ressecamento da pele.  

Leis mais em Mãos macias – Dicas de como cuidar das mãos e mantê-las saudáveis 

Fontes: Stealthelook, Terra, Veja Saúde, Purepeople. 

Fontes de imagens:  Pexels, FreepikUolMetropoles, Informe Brasil, FreepikFreepikFreepikFreepikFreepik, Pexels,  Freepik, Pexels.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você