O cabelo exige muito cuidado e atenção. Infelizmente, algumas mulheres levam isso ao extrema, e acabam apostando em produtos e procedimentos químicos, sem tomar os devidos cuidados antes e depois.
Exagero de tinturas e alisamentos químicos e incompatibilidade entre químicas, quando se faz mais de um procedimento em um curto espaço de tempo, podem ser as principais causas.
A principal consequência disso é o efeito chiclete no cabelo, que leva ao cabelo elástico, ou como também é conhecido, emborrachado. As características desse estado do cabelo são: fios “franzidos”, quebradiços e que se partem fácil quando puxa. Se você se identificou com esses elementos, seu cabelo está passando por isso.
A Área de Mulher separou seis dicas para você conseguir cuidar do seu cabelo e superar essa fase difícil.
Confira como tratar cabelo elástico
1 – Corte as pontas
Para você melhorar a estética do seu cabelo, é necessário dar um up grade. Que tal cortar as pontas em primeiro lugar? Remova as pontas e extremidades corroídas e sem forma, e terá dado um ótimo primeiro passo.
2 – Reconstrução capilar
O segundo passo é apostar em reconstrução capilar, repondo a queratina perdida pelos fios Você deve fazer esse procedimento, pelo menos, a cada 15 ou 30 dias em cabelos saudáveis. Para quem já está com o cabelo elástico, o ideal é repetir o processo de 10 em 10 dias.
3 – Hidratação semanal
O cabelo elástico perde uma grande quantidade de umidade, e por isso, é necessário apostar pesado em hidratação. Hidrate o seu cabelo, pelo menos, uma ou duas vezes por semana até melhorar.
4 – Aposte na nutrição
Aposte em nutrir o seu cabelo pelo menos uma vez por semana. O procedimento pode ser feito com óleos ou manteigas vegetais, além de máscaras nutritivas.
5 – Evite química
O cabelo elástico ou emborrachado acaba causando a perda de queratina e danificando a fibra capilar. Por isso, para voltar ao normal, é necessário parar agora mesmo com todas as químicas. Isso é sério.
6 – Não use secador
Após lavar os cabelos, opte por deixá-los secar ao natural. Essa é a melhor maneira de fazer com que os seus fios elásticos ou emborrachados voltem ao normal. Opte por protetor térmico antes, prefira a temperatura morna e cuide para que o secador fique a uma boa distância dos fios.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Cabelo orgânico: o que é? E, como cuidar?
Fonte: Tudo Ela
Imagem: Cabelo Lugar de Mulher E aí, Beleza?, Site de Beleza e Moda