Existem vários tipos de olheiras, dentre elas, as amarronzadas. Elas são provocadas pelo excesso de melanina. Olheira nada mais é que a concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina embaixo da pálpebra inferior. Elas podem ser genéticas. Outro tipo de olheiras comuns, são as azuladas ou roxas. Conforme, essas se originam dos vasos sanguíneos que irrigam a região.
Além disso, elas podem aumentar o tamanho, seja por motivos genéticos ou factuais. Como a pele da região é fina, qualquer que seja a alteração vascular ou da pigmentação fica bem evidente. A rinite ou sinusite são as mais atingias pelas olheiras vasculares. Entretanto, não se engane, elas também podem surgir depois de uma noite maldormida.
Pessoas com anatomia que diminui o volume da gordura local, sofrem com essa falta, o que, portanto, provoca um sombra aprofundada. A idade também favorece o surgimento das olheiras.
Diferença entre olheiras e inchaço
O fato de ela não mudar de cor, porém deixar a região inchada, o que dá aparência de cansaço é o inchaço. São as bolsas infra-palpebrais que são formadas a partir da gordura que existe normalmente ao redor dos olhos. Com o passar dos anos, embora, a musculatura perde parte do se tônus, o que faz liberar essa gordura, formando a bolsa.
Por isso é mais comum nos idosos. Porém, o acúmulo de líquidos também causa inchaço. As olheiras podem, também, serem mistas, ou seja, se formando a partir de componentes variados já citados.
Prevenção e como tirar
Na verdade, nem sempre é possível evitar as olheiras, mas cuidados diários com a pele da região diminuem os sinais. Por exemplo, não fumar e usar protetor solar. Usar hidratantes específicos para a área dos olhos e evitar ficar coçando também ajuda. Além, é claro, de ter uma boa noite de sono. Quanto antes começar a prevenir, mesmo que genética, menos evidente ela se tornará.
A maioria dos cremes vendidos tem uma ação majoritária clareadora, o que funciona apenas para olheiras que são formadas a partir do acúmulo de melanina. Então, se você possui olheiras vasculares ou a bolsa, utilizar compressas geladas fazem melhor efeito.
Tudo porque a circulação local é diminuída, daí o inchaço e vasos tendem a diminuir. Mas não deixe muito gelada, pois pode acabar queimando, já que a pele é muito sensível. As que surgem pelo déficit de gordura ou formato facial, devem ser resolvidas no consultório, com procedimentos específicos. O ideal é procurar um dermatologista.
Tipos de olheiras
Olheira vascular: São as olheiras com coloração azulada, roxa ou vermelha e surgem pela má circulação do sangue, após noites ruins de sono ou pessoas que possuam a pele muito clara e fina.
Olheira pigmentar: O excesso de melanina provoca esse tipo de olheira. É caracterizado, portanto, por manchas marrons e são mais comuns em pessoas com a pele negra.
Olheira profunda: Devido a falta de volume na região ocular, esse tipo de olheira surge. É o que chamam de “olho fundo”, e surge, todavia devido à genética ou quem perdeu um preenchimento natural da área ao envelhecer e perder uma quantidade excessiva de peso.
Olheiras mistas: O tipo mais comum, que nada mais é que a mistura dos outros tipos citados acima.
O que causa
Muitas são as causas do surgimento das olheiras. Elas variam de acordo com cada tipo. Enfim, as causas são: Hereditariedade, acúmulo de vasos, má circulação, noites ruins de sono, excesso de melanina, tabagismo, consumo de álcool e drogas, doenças respiratórias, estresse, foto proteção inadequeada e a própria estrutura óssea do rosto. Além do próprio envelhecimento.
As olheiras em crianças também existem e é principalmente causado por genética. Outro fator são os problemas alérgicos e outras patologias que causam congestão na face, dificultando a circulação.
Enfim, quando a olheira já estiver de forma persistente, sem apresentar nenhum tipo de melhora, gerando incômodo e desconforto, procure um dermatologista.
Tratamento
Variam bastante sobre o tipo de olheira. Em olheiras vasculares, por exemplo, é indicado conversar com o dermatologista sobre luz intensa pulsada, lasers, drenagem linfática, ou preenchimento com ácido hialurônico. Em farmácias, procure por cremes com cafeína, que ajudam a ativar a circulação.
Já as pigmentares requerem o uso de peelings de ácido tioglicólico, lasers e cosméticos que contenham alfa arbutin. As profundas necessitam de ácido hialurônico. As mistas, aliás, devem ser discutidas com o médico responsável para um tratamento personalizado.
Normalmente são indicados mas de um tipo de tratamento, para se complementarem. Não dá pra afirmar qual o mais eficaz, já que cada problema varia de forma individual. Em casos mais raros, a cirurgia de remoção de excesso de pele ajuda a diminuir as olheiras.
A tatuagem para olheiras é uma técnica estético-reparativa. É feita como a tatuagem convencional, usando o mesmo método, contudo, a diferença é que como a região a ser aplicada é mais sensível, exige cuidados maiores.
Receitas caseiras e dicas para tirar olheira
Se as suas olheiras forem superficiais, são, primordialmente, mais fáceis de tratar, confira algumas dicas a seguir:
- Compressa de água fria;
- Sachê de chá de camomila gelado: a camomila contribui, inegavelmente, para a melhora da circulação nas olheiras, deixe atuar por 10 minutos;
- Rodelas de pepino: O pepino melhora a tonicidade dos vasos locais e dos aspectos das olheiras;
- Gazes embebidas em leite: Como possui ácido lático, ele hidrata, renova e clareia a pele. Bata 100 ml de leite com mamão papaia e aplique na região por 15 minutos, lavando bem, em seguida;
- Massagens na região, com babosa, ou óleo de coco, amêndoas e essencial de menta;
- Usar máscaras de argila.
Como disfarçar as olheiras
Confira, a seguir, portanto, alguns cuidados e dicas para disfarçar a olheira:
- Passar corretivo;
- Utilizar base e pó facial;
- Dormir 8 horas por noite;
- Passar creme específico para a hidratação dos olhos;
- Praticar exercícios físicos e manter a alimentação saudável;
- Lavar o rosto com água fria, o que, decerto, causa a vasoconstrição dos vasos, amenizando;
- Evite a exposição ao sol.
E então? O que achou da matéria? Veja também: Como fazer sobrancelha – Passo a passo para arrumar os fios.
Fontes: Saúde Abril, Minha vida, Beleza e saúde.
Imagem de destaque: Vix