Para que serve o hímen das mulheres?

Símbolo da virgindade nas mulheres, o hímen se trata de uma pelezinha, uma membrana que fecha parcialmente a parte externa do canal do órgão genital feminino. Mas, será que além de ser um delatador da vida íntima das mulheres, ele serve para outras coisas?

Segundo os especialistas, a resposta para a pergunta é positiva. Ao contrário do que as pessoas pensam, o hímen é extramente importante para o organismo feminino durante a infância e o período antes da puberdade.

6

Hímen x menstruação

Médicos explicam que antes da menstruação, o hímen tem papel de proteção dos órgãos íntimos, impedindo que fezes, urina e infecções adentrem. Mas, depois de completamente formado, o corpo da mulher começa a produzir hormônios ácidos capazes de substituir essa barreira que o hímen cria.

5

Um bom exemplo disso é o estradiol, que se encarrega de reduzir as chances de uma infecção se desenvolver na região íntima da mulher. O próprio processo da menstruação se mostra uma proteção a mais do organismo, uma vez que troca, mensalmente, a pele que reveste o interior do útero.

Rompimento da membrana

Agora, com relação ao rompimento do hímen, muitas coisas que dizem por aí não passam de mitos ou de grandes desculpas descabidas. Isso porque essa membrana não se rompe facilmente (por causa do uso de absorvente interno, por exemplo), a não ser com persistência, como o que acontece durante as primeiras relações íntimas da mulher.

3

Fora isso, o único incidente que pode levar ao rompimento do hímen, conforme especialistas, é a queda a cavalo, caso a moça esteja montada sobre uma cela, por exemplo. Quedas de bicicleta, embora seja muito raro, também pode levar à ruptura, caso a mulher esteja sentada no quadro da bicicleta.

E, falando em hímen, esse outro assunto tem tudo a ver: 15 mitos sobre sexo que você acreditou quando era virgem.

Fonte: Superinteressante