Certamente, pele sensível é um dos problemas mais comuns que existe, além de poder afetar qualquer tipo de pele. Além disso ela é complexa e também possui vários tipos de variações.
Acima de tudo, a pele sensível é imprevisível. Ela pode exibir manchas vermelhas, coceira, queimação, repuxamento e, em casos mais graves, pequenas feridas a qualquer hora do dia.
Isso ocorre por que esse tipo de pele possui uma tendência maior à sensibilidade. Porém, essa condição pode acontecer com qualquer tipo de pele, da mais seca a mais oleosa.
Causa da pele sensível
Primeiramente, a barreira física da pele ajuda a reter a água, sendo uma barreira protetora. Quando essa barreira está enfraquecida, a sua capacidade é diminuída. Consequentemente, pode induzir ou agravar a sensibilidade e o desconforto da pele.
Além disso, há o microbioma da pele, que também fornece proteção. Essa barreira consiste em bactérias, fungos e outros microrganismos que ficam na superfície da pele. Os agressores são capazes de desequilibrá-lo no caso de sensibilidade da pele.
Também existem outras causas:
- Vasculares: quando as paredes dos vasos sanguíneos estão fragilizadas devido a fatores externos;
- Ambientais: coceira ou queimação causadas pelo vento, ar seco, exposição solar, calor ou frio em excesso e poluição;
- Procedimentos dermatológicos: a pele pode reagir à aplicação de ingredientes mal tolerados, além de sabonetes muito adstringentes ou tratamentos com ácidos;
- Atopia: é uma tendência hereditária em que a pessoa desenvolve manifestações alérgicas;
- Doenças da pele: as rosáceas e dermatites podem induzir a sensibilidade da pele.
Acima de tudo, também existem situações atípicas que levam a pela sensível. A primeira delas, certamente, é a mudança de estações. No inverno, por exemplo, devido à falta de umidade, e com a diminuição de consumo de água, a pele fica mais sensível.
Além disso, a gestação também é pode ser uma espécie de gatilho para o problema. Isso porque causa muitas mudanças no organismo por conta das alterações hormonais. E, certamente, a pele não está livre disso.
Sintomas
Acima de tudo, os sintomas da pele sensível são:
- Manchas vermelhas na pele;
- Coceira na região irritada;
- Queimação;
- Repuxamento;
- Irritação;
- Formação de feridas em casos mais graves.
Tratamento
Primeiramente, é recomendado a suspensão de qualquer produto que cause desconforto ou queimação. Além disso, seque suavemente a área afetada e evite atrito com roupas, toalhas e esfoliantes.
Também é importante evitar banhos quentes e muito vapor no banheiro. Diminua o consumo de álcool, pimentas, café e alimentos condimentados.
Acima de tudo, use filtro solar com FPS 30, no mínimo, e amplo espectro. Também use sabonetes neutros, sem parabenos, fragrâncias, álcool ou qualquer outro tipo de substância reativa.
Lembre-se que hidratantes diminuem as irritações, além de restaurarem a barreira da pele. É importante reaplicar durante o dia, especialmente quando estiver exposto a um clima muito extremo, como calor ou frio.
Por fim, para o reequilíbrio do microbioma, é interessante que o produto proporcione também uma ação prebiótica, ou seja, que forneça alimentos para a proliferação de bactérias benéficas na pele, e assim, fortalecer a segunda proteção natural da pele também.
Curiosidades
Quem possui pele sensível também pode ter rosácea. Trata-se de uma doença de pele crônica de origem desconhecida. Ela deixa o rosto mais sensível, com manchas vermelhas e outros sintomas mais agravantes, dependendo do quadro, como a formação de nódulos e irritação nos olhos.
Além disso, quem tem a pele sensível pode fazer depilação com alguns cuidados. Cuidados como higienizar a região a ser manipulada, escolher o melhor método de depilação mais adequada e finalizar com um produto calmante, como a água termal.
Por fim, é indicado evitar banhos quentes. Prefira sempre a água na temperatura morna ou gelada sem demorar muito no chuveiro. Desta forma, é possível prevenir a formação de manchas vermelhas e ressecamento na pele.
Mitos e verdades
Primeiramente, falam que quem tem a pele sensível não pode pegar sol. Certamente isso é um mito. Todo mundo pode se expor ao sol, com moderação e uso de protetor solar.
Também afirmam que quem tem a pele sensível precisa hidratar a pele constantemente. Já essa afirmação é verdadeira. Hidratação é a palavra-chave para manter a pele sensível macia, suave, sem manchas vermelhas, alergias e descamações.
Por fim, falam que a pele sensível não pode fazer limpeza de pele profunda. Isso é mito. Quem tem a pele sensível pode fazer a limpeza de pele profunda, mas com alguns cuidados.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Problemas de pele – 7 doenças que causam mancha na pele
Fonte: Derma Club ADCOS
Imagem de destaque: MS