Primeiramente, você sabe o que é sérum? Vamos começar do começo. Ultimamente, um dos assuntos que não sai do feed das blogueiras é o “skincare”. Traduzido, literalmente, para o português, significa “cuidar da pele” e esse trend a cada dia mais, vem se aprimorando e conquistando o coração das mulheres.
A pele é uma das maiores preocupações das vaidosas e de acordo com os coreanos, existem 10 passos básicos para cuidar dela. E dentre os produtos indicados para esses passos está o sabonete, o hidratante e, agora, o sérum.
Um estudo mostrou que cerca de 61% das brasileiras não estão satisfeitas com a própria pele. Bem, a imensa variedade de bases, corretivos e produtos cosméticos para corrigir imperfeições comprovam essa pesquisa. Se você está inclusa entre essas mulheres, essa matéria é para você! Nós, do Área de Mulher, trouxemos tudo que você precisa saber sobre o sérum e, assim, cuidar ainda melhor do seu rosto e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.
De qualquer forma, se você não parte dessa porcentagem, a matéria continua sendo necessária, pois o sérum pode te ajudar também a conservar sua pele do jeitinho que ela está. Apesar de ser, relativamente, novo no mercado, ele têm se mostrado eficiente e a todo momento estão sendo lançadas novas linhas do produto.
O que é o sérum
Mas afinal, você deve estar se perguntando, o que é o sérum? É, basicamente, um liquido com textura de soro, é leve, de rápida absorção e se espalha facilmente. E é bem recebido por todos os tipos de pele por ser fluido, não gorduroso e de profunda absorção. Sendo assim, apenas algumas gotas já são suficientes para uma ação eficaz na pele.
Da mesma forma, muitas das substâncias encontradas no sérum, são ativos hidratantes, clareadoras e antienvelhecimento. E por conseguinte, os mais diversos cuidados diários – diurnos ou noturnos – de tratamento facial estão disponíveis em formato de sérum.
Portanto, é adequado para qualquer tipo de pele. Sendo necessário apenas observar as informações no rótulo que indicam exatamente qual a função do item.
Os benefícios do sérum
Primeiramente, o sérum contém uma consistência levinha, que se adapta tanto à pele oleosa, mista ou seca. E segundamente, é conhecido por sua rápida absorção e pode aumentar a luminosidade, o viço e a hidratação da área aplicada. Alguns produtos específicos também podem ajudar remover células mortas, regenerar as fibras de colágeno e elastina e, inclusive, reduzir as rugas e linhas de expressão.
Outro beneficio é que aumenta a imunidade da pele e hidrata muito mais. Do mesmo modo é também extremamente econômico. Apenas três gotinhas são suficientes para espalhar e hidratar toda área facial. Em suma, é excepcionalmente eficaz pois seus princípios ativos são concentrados e potencializam sua ação.
E a pele oleosa?
Só quem sofre com pele oleosa sabe o sofrimento que é investir em um produto quando usar, acabar o dia com a pele brilhando. Mas não se preocupe, isso não acontecerá ao utilizar o sérum! Devido a sua textura aquosa, a pele absorve rapidamente, ficando sequinha.
Inclusive, muitos séruns são compostos por substâncias que controlam a produção sebácea, reduzindo o brilho e minimizando os poros. Para a pele oleosa são recomendados os que têm substâncias que retêm água, como ácido hialurônico e Vitamina C, que repara os danos do sol.
Como aplicar?
A aplicação do sérum não tem segredo! O ideal é passa-lo logo após lavar o rosto, com sabonete especifico para o rosto e seu tipo de pele. Dessa forma, aplica-lo pela manhã, ao acordar, e a noite, antes de ir dormir. Essa frequência já será suficiente para que haja resultado. Aliás, não se esqueça de aplicar o filtro solar em seguida. Ele é essencial para previnir manchas e claro, o câncer de pele. Para saber mais sobre o filtro solar, leia na nossa matéria aqui.
Benefícios
Hidratação e redução de rugas
Existem diferentes tipos de séruns, com as mais variadas funções. Alguns através de uma hidratação intensiva possui ativos de alta tecnologia que hidratam profundamente e de forma prolongada. Sendo em sua maioria oil free, têm ação antioxidante e combate os radicais livres, prevenindo, assim, rugas e linhas de expressão.
Tratamento para clarear a pele
Com uma fórmula tecnológica de clareamento de manchas, o sérum deixa sua pele mais uniformizada e ainda protege da luz visível. Dessa forma, atua por completo no processo de pigmentação da pele. Além disso, previne e trata os sinais da hiperpigmentação e melasma. Sendo assim, trabalha também nos diversos tipos de manchas, até mesmo as de acne. Ele, inclusive, pode ser usado nas axilas, virilha, colo e mãos.
Anti envelhecimento
A Vitamina C é, basicamente, um anti-idade que atua contra o envelhecimento precoce e estimula a produção de colágeno. Por isso, em suma, é capaz de suavizar as linhas de expressão e combater as rugas. Assim sendo, um sérum composto por vitamina C pode possuir até 8 ativos antioxidantes, que auxiliam no rejuvenescimento da pele. E ainda, firma e combate os danos causados pela poluição e pelos radicais livres.
Curiosidades
1- Pode substituir o hidratante durante o verão
O sérum é um produto que, mais do que qualquer coisa, visa hidratar a pele. Sendo assim, é composto também por nutritivos e antioxidantes. Se você tiver uma pele muito oleosa, pode sim substituir o hidratante pelo sérum durante o dia.
2- Possuem agentes que regeneram a pele
O sérum carrega em composição ácido hialurônico, vitamina C, E, retinol e etc. E consequentemente, ele se torna bastante eficaz na recuperação da pele, até mesmo os danos causados pelo sol.
3. Serve como creme anti-idade
Alguns séruns são ricos em retinol e ácido glicólico, que são substancias anti envelhecimento. Portanto, se você investir neles, podem substituir o creme anti-idade.
E ai? Gostou de saber mais sobre o sérum? Quer aprender mais sobre os cuidados com a pele? Então leia nossa matéria sobre máscaras faciais caseiras.
Fonte: Desinchá, Lojadcos, Beleza na Web.
Imagem de destaque: naomaispelo