Você é daquelas doidas por esmaltes e que não perde um só lançamento desses cosméticos? Está sempre com as unhas arrumadas e adora mudar as cores que usa nelas? Se esse for seu caso, a Ciência tem um alerta para você: seu esmalte pode engordar você!
Isso mesmo, pode começar a ficar escandalizada. Como se não bastasse a parcela de culpa do metabolismo feminino, as coisas gostosas que a gente se priva por aí e as horas que todas precisam passar na academia para ficar com tudo em forma, a agora é preciso ficar de olho também nos esmaltes para não engordar.
O alerta, aliás, foi dado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos. E, segundo os pesquisadores que lideraram esse estudo fatídico, o que faz com que os esmaltes possam engordar seus consumidores é o fosfato de trifenila, uma substância capaz de mexer com os hormônio e que, infelizmente, está presente na maioria dos esmaltes hoje disponíveis no mercado.
Esmaltes podem engordar e atrapalhar muito mais
O pior de tudo é que o fosfado de trifenila, também conhecido como TPHP ou trifenilfosfato, não traz como consequência negativa somente a possibilidade de engordar você. Além do ganho de peso, essa substância pode também atrapalhar o desenvolvimento neurológico e, se usada em excesso durante a puberdade, o elemento pode também atrapalhar o crescimento e o desenvolvimento.
Tenso, não? Conforme os pesquisadores metade dos 3 mil esmaltes testados até agora contém a substância indesejada. E, por ser algo comum nesse ramo, a recomendação é para que as pessoas leiam os rótulos e evitem comprar esmaltes com o fosfato de trifenila na composição, até que a indústria de cosméticos se readeque e o tire da receita.
E, for falar em esmaltes, confira também: Aprenda a pintar as unhas sem borrar o esmalte e 5 truques para o esmalte durar mais.
Fonte: Vila Mulher