Beleza

Tipos de cabelos – Como identificar a curvatura e como cuidar de cada tipo

Existem quatro tipos de cabelos, sendo que para cada um existem subtipos. Além disso, cada tipo exige cuidados específicos, e é sobre isso que vamos falar

Atualizado em 30/08/2020

Provavelmente, você é uma das pessoas que acha que existem apenas dois tipos de cabelos: o liso e o cacheado. Acontece que entre esses dois extremos, existe uma gama de variedades. Além disso, para você cuidar bem dos seus cachos, você precisa saber em qual espectro o seu cabelo se encontra.

Basicamente existe quatros tipos de cabelos, e dentro de cada um existe três variações. Veja a tabela a seguir:

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Inicialmente, os cabelos são divididos em 4 grandes grupos. Eles começam no 1 e terminando no 4. Essa primeira classificação diz respeito a curvatura do fio, dessa forma, o número 1 é o tipo de cabelo liso, já o número 4 abrange os fios crespos.

Quando se trata da segunda classificação, existe a representação pelas letras (a), (b) e (c). Elas são responsáveis por apontar as diferentes texturas que o próprio fio pode ter, ser mais grosso ou mais fino, por exemplo.

Você conseguiu acompanhar ou está meia confusa ainda? Nós vamos te explicar um por um.

Confira os tipos de cabelos

Tipo 1

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Inicialmente, esse é dos tipos de cabelos extremamente escorridos. Aqui não existe nenhum tipo de ondulação. Os cabelos dessa lista costumam ser muito oleosos. Isso porque a ausência de curvatura faz com que a oleosidade produzida naturalmente pelos cabelos consiga passar rapidamente pelo comprimento e chegar até as pontas.

1A

Esse tipo possui fios bem finos que ficam grudados na cabeça. Eles costumam ser chamados de cabelo que a “vaca lambeu”. Esse tipo de madeixa também não segura nada.

1B

O 1B possui muita oleosidade e o fio médio é mais encorpado. Ele segura grampos e demais apetrechos, como também consegue segurar cachos feitos com o babyliss, por exemplo.

1C

Os fios mais grossos pesam o cabelo, tornando-o o tipo mais difícil de modelar. Ainda assim, continua com a mesma característica de muita oleosidade por todo o comprimento.

Tipo 2

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Primeiramente, neste tipo de cabelo, os fios mais grossos pesam o cabelo, tornando-o o tipo mais difícil de modelar. Ainda assim, el continua com a mesma característica de muita oleosidade por todo o comprimento como o Tipo 1.

2A

Este tipo de cabelo não tem muito volume, principalmente na raiz. Isso por causa da oleosidade. Já o comprimento não é tão afetado. O fio é fino e possui um formato de “S”, mas bem alongado. Além disso, por causa da ondulação natural, é mais fácil de modelar.

2B

O 2B possui uma tendência a ter frizz. Além disso, a modelagem dos fios fica um pouco mais comprometida, pois o “S” já é mais definido.

2C

O “S” é tão fechado que já começa a formar alguns cachos, espaçados ao longo do cabelo. A formação dos cachos faz com que os fios já não fiquem mais tão grudados na cabeça, resultando em um cabelo com mais volume e movimento.

Tipo 3

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Entramos nos cabelos cacheados. Apesar disso, dependendo do nível de curvatura, ainda pode ter algum traço dos tipos anteriores. Além disso eles são mais ressecados, pois a oleosidade produzida na raiz não consegue chegar até as pontas, por conta dos cachos. Além disso, costumam ser mais opacos. A presença de cachos diminui a superfície, ou seja, chega menos luz e, portanto, ela é menos refletida, resultando em um cabelo menos brilhoso.

3A

Possui uma raiz mais lisa, mas logo na sequência os cachos já começam a aparecer. Além disso eles são bem grandes e largos, parecem até que foram feitos com babyliss. Eles ainda possuem traços do cabelo liso e os fios são finos, os cachos se desmancham com facilidade. Eles não mantém o volume, dando a impressão de que “murcham” ao longo do dia.

3B

No 3B os cachos já nascem desde a raiz e sua textura já tende a ser mais áspera. O fio é mais encorpado e forma cachos mais fechados. Como o cacho é mais definido, ele costuma não se desmanchar por qualquer motivo. Além disso, os fios são mais secos e volumosos.

3C

O cabelo 3C é repleto de molinhas. Além disso os cachos são muito fechados e também começam desde a raiz. Ele possui um nível de ressecamento maior do que as subcategorias anteriores, principalmente nas pontas. Por fim, mantém os cachos por ainda mais dias, pois eles são extremamente definidos. Os fios desse tipo costumam ser finos e frágeis.

Tipo 4

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

O ressecamento desse último tipo é ainda maior do que os dos tipos anteriores. Isso por que a oleosidade não consegue chegar no comprimento e nas pontas por conta da curvatura. Eles também são conhecidos por possuírem muito volume, e aí se encontra a beleza desse tipo de fio. A curvatura aumenta tanto nesse tipo, que a sua última categoria até chega a ser sem forma.

4A

Esse tipo de cabelo possui os cachos super fechados, muito definidos, mas que se diferem quando estão molhados. Ele perde um pouco de curvatura quando os fios estão úmidos, já o 4A possui os cachos bem estruturados, independente se estão molhados ou secos. Além disso, nessa subcategoria, os fios já possuem um aspecto mais ressecado.

4B

O volume é a principal característica desse sub-item. O black power já é possível com esses fios. Como os cachinhos “grudam” um no outro e se enroscam, são mais frágeis e merecem muitos cuidados no momento do desembaraço. Algumas variações podem adotar um formato de zigue-zague ou formato de “Z” e são muito ressecados.

4C

O cabelo alterna entre mechas que seguem o padrão zigue-zague e fios que não possuem nenhuma definição. Pela curvatura estar ainda mais juntinha, os cabelos 4C sofrem com o fator encolhimento. Além disso, eles são extremamente ressecados.

Como cuida de cada tipo de cabelos

Primeiramente, devido as diferenças entre os tipos de cabelos, os cuidados necessários também são diferenciados. A rotina dos fios, aliás, pode variar desde a lavagem, passando pela finalização, até chegar em como dormir para que eles acordem maravilhosos no dia seguinte.

Saiba o que fazer segundo cada um dos tipos de cabelos que apresentamos acima:

Cuidados tipo 1

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Primeiramente, o cabelo liso precisa ser lavado todos os dias. É necessário o uso de shampoos antirresíduos, combatendo a temida caspa.

Além disso, assim como os demais tipos de cabelos, os fios lisos também precisam de hidratação para fiquem saudáveis. Além disso, a hidratação vai ajudar a diminuir a grande oleosidade. O ideal, então, é hidratá-los de uma a duas vezes no mês.

Quando falamos de condicionador, prefira os transparentes ao invés dos leitosos. Além disso, os produtos precisam ser mais leves para não pesar nos fios e assim permitirem que eles tenham movimento. O leave-in é o tipo perfeito, por não possuir óleos em sua composição

Além disso, várias versões já possuem protetor térmico na sua formulação, o que vai deixar o seu cabelo super protegido do calor excessivo da chapinha e do secador.

Cuidados tipo 2

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Primeiramente, é necessário um shampoo intermediário. Ele não pode ser nem muito leitoso e nem transparente. Além disso, a hidratação aqui é ainda mais importante que nos tipos de cabelos anteriores.

Para finalizar, a maioria dos tipos de produtos para finalização são permitidos aqui.

Cuidados tipo 3

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

A prioridade dos shampoos para esse tipo de cabelos cacheados deve ser pelos leitosos. Eles não irão agredir os fios, muito pelo contrário: já ajudarão a deixá-los mais hidratados. Recomenda-se que uma vez por mês seja utilizado um shampoo antirresíduos, ou algum outro que tenha uma ação mais limpante.

Devido a tendencia de ficar ressecada, é necessário focar na hidratação. Essa tarefa será desempenhada por máscaras e cremes de hidratação. Quando se trata de condicionador, quanto mais branquinho e opaco é melhor. Além disso, existem inúmeras possibilidades e opções de finalizadores, tais como: creme de pentear, leave-in, gelatina, gel e por aí vai.

Cuidados tipo 4

Quais são os tipos de cabelo e como cuidar de cada um

Por fim, entre os vários tipos de cabelos, os crespos costumam ser os mais ressecados e volumosos. Os fios precisam ser lavados com shampoo hidratante. De tempos em tempos é necessário usar shampoos antirresíduos, devido ao acúmulo de produtos no cabelo deve ser eliminado. Além disso, esse tipo de cabelo precisa ser lavado uma vez por semana.

Quando o assunto é hidratação, é necessário ser feita uma vez por semana. Esse tipo de cabelo precisa de condicionadores que sejam mais branquinhos e leitosos, pois assim garantem uma ação ainda mais hidratante e de fechamento das cutículas.

Você gostou dessa matéria? Conseguiu descobrir, dentre esses vários tipos de cabelos, qual a curvatura do seu?

E, se você gosta de falar sobre cuidados com os fios, não deixe de ler também: Como disfarçar os cabelos brancos sem precisar pintar os fios

Fonte: Minuto Saudável

Imagens: Fernanda Belíssimo Coisas de Diva Patricinha Esperta Chata de Galocha Brazilian Black Beauty Desventuras de uma Cacheada Guia de Compras Embelleze Segredos do Salão