Beleza

Treino de 7 minutos promete resultados milagrosos

Cansada de passar horas na academia? Então aprenda a fazer o treino de 7 minutos, que promete resultados milagrosos com vários exercícios de 30 segundos:

Atualizado em 10/10/2018

Se você nunca gostou de ir à academia e demorar horas suando e puxando ferros, mas, ainda sim, sempre quis um corpo saudável e forme, parece que a solução foi encontrada Pesquisadores do Instituto Americano de Performance Humana, Brett Lila e Chris Jorndan, conseguiram chegar a uma combinação perfeita de exercícios que compõem um treino de 7 minutos, cujos resultados podem ser milagrosos.

Segundo os pesquisadores, é grande a possibilidade desse treino de 7 minutos ser até mais eficiente que um treino leve, feito de forma tradicional, em academias. Isso porque, durante a execução desse curto treino, existe um equilíbrio ideal entre intensidade e descanso, alternando trabalhos com músculos inferiores e superiores.

Por causa do ritmo intenso dos exercícios que estão no treino de 7 minutos, os pesquisadores garantem que a prática desse conjunto de movimentos, pelo menos 3 vezes por semana, pode ser bastante benéfico não só para a perda de peso, se associado com boa alimentação. Isso porque o treino de 7 minutos aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar e reduz a resistência à insulina (ou seja, ajuda na prevenção contra diabetes).

Além disso, o treino de 7 minutos faz com que os músculos se fortaleçam, corrigindo a postura e diminuindo assim, dores nas costas, no pescoço e no joelhos. Sem contar que o treino de 7 minutos auxilia também na melhoria da coordenação motora, dentre uma série de outros benefícios.

O treino de 7 minutos e a ideia de praticar exercícios sem sair de casa fez tanto sucesso que o método virou aplicativo para celulares, que auxiliam quem quer sair do sedentarismo. Por meio do App é possível controlar o tempo de duração (30 segundos), o ritmo, bem como a ordem de cada um dos exercícios que fazem parte desse conjunto milagroso. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Conheça o treino de 7 minutos e como devem ser feitos seus exercícios:

1. Polichinelo

1

Esse é um clássicos dos exercícios das aulas de Educação Física, não é mesmo? Mas, acredite, ele é potente. Enquanto você pula, deve abrir as pernas e esticar os braços, forma encontrada e repetida, como mostra a imagem.

2. Agachamento na parede

2

Alinhe as costas na parede, de forma firme, mas que permita movimentos. Então, deslize para baixo, como se fosse sentar, até que os joelhos formem um ângulo de 90º. É importante deixar os joelhos parados, apenas dobrando a articulação, para evitar o desgaste dessa parte. Outros truques que fazem parte da postura correta desse exercício, além da coluna reta, é olhar no horizonte e cruzar os braços. Os calcanhares devem ser mantidos junto ao chão.

3. Flexão

3

Apoie as pontas dos pés e as palmas das mãos no chão, a fim de levantar o corpo. Mantenha os braços alinhados com o peitoral e abertos, de forma que os cotovelos consigam fazer um ângulo de 90º. Se tiver dificuldades, use o joelho como apoio. Isso vai reduzir o peso do corpo e vai facilitar o movimento de erguer e abaixar o tronco.

4. Abdominal

4

Deite-se no chão, de costas para baixo, e deixe os joelhos levemente flexionados. Então, você precisa fazer um movimento de inclinação para frente, sem forçar o pescoço, usando somente a força dos músculos do abdômen. O ideal é se inclinar até sentir os músculos da barriga contraídos e depois, voltar à posição inicial. As mãos que vão na altura das orelhas ou da fronte, servem apenas como equilíbrio e para ajudar no impulso do movimento.

5. Step elevado

5

Esse é um movimento que imita o esforço que fazemos ao subir escadas, por exemplo. Então, deve ser feito com a ajuda de uma cadeira ou de um banco. Isso porque, com a coluna reta, de preferência com os braços ao lado do corpo (sem utilizá-los para pegar impulso), coloque um pé sobre o assunto e suba completamente na cadeira. Desça logo em seguida, com o mesmo pé que fez o impulso. Então, é só repetir o mesmo procedimento com a outra perna.

6. Agachamento

6

Lembra do agachamento feito na parede? Agora é hora de fazê-lo sem o apoio para as costas. Então, você projeta o bumbum para trás, abre as pernas de forma a dar sustentação e projete os braços para frente, para garantir o equilíbrio. Presta bastante atenção para que os joelhos não mudem de posição, apenas façam a abertura e o fechamento das articulações.

7. Tríceps

7

Para encontrar a posição correta desse exercício, você precisa se sentar na beiradinha da cadeira e projetar o corpo para frente, mantendo os dois braços apoiados no acento. As pernas devem ficar levemente flexionadas e, então, você precisa abaixar e levantar o corpo até que os braços formem um ângulo de 90º.

8. Prancha

8

Esse exercício, simplesmente, não conta com movimentos. Tudo que você precisa fazer é imitar a posição do bonitão ai e contrair a barriga, o máximo que puder, durante o tempo exigido pelo aplicativo. Parece fácil, né? Pois é…

9. Corrida com joelho alto

9

É como aqueles aquecimentos de jogadores de futebol, sabe? Você faz movimentos de corrida sem sair do lugar, erguendo o máximo que puder os joelhos. Uma dica para que o joelho em movimento aproxime mais do corpo é manter o antebraço flexionado.

10. Agachamento unilateral

10

Com a postura reta, se incline levemente, de forma  concentrar todo o peso na perna que está posicionada à frente. Durante a flexão das pernas, fique sempre com os braços apoiados na cintura.

11. Flexão de braços com rotação

11

Esse é quase igual à flexão normal, que você viu como fazer mais à cima. A diferença é que, no final, você vai girar o tronco para o lado e estivar o braço.

12. Prancha unilateral

12

Para executar esse exercício, apoie o antebraço com o corpo virado para o lado, sempre com a postura reta. Nunca encoste a cintura no chão e tente manter o equilíbrio. Só isso.

No gif, abaixo, você pode ver, mais ou menos, como funciona o aplicativo do treino de 7 minutos. Confira:

15

E aí, vai tentar o treino de 7 minutos?

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf