Fausto Corrêa Silva, mais conhecido como Faustão, é um dos grandes nomes da rádio e da televisão brasileira. Só no programa do Domingão do Faustão foram 30 anos no ar.
Atualmente, seu nome tem aparecido na mídia não pela sua significativa contribuição na televisão brasileira, mas sim pelo seu estado de saúde. Ele é bem reservado e costuma compartilhar pouco sobre a sua intimidade.
E aí, deseja saber um pouco mais sobre esse grande ícone da televisão brasileira? Continue com a gente!
Biografia do Faustão
Infância e juventude do Faustão
Faustão é um famoso comunicador da rádio e televisão brasileira. Ele nasceu em maio de 1950 em São Paulo, mas passou parte da vida em cidades do interior, como Porto Ferreira e Araras.
Durante a sua infância e juventude, na cidade de Campinas, ele chegou a estudar com a atriz Regina Duarte, no curso Clássico, o qual tinha a mesma proposta do ensino médio de hoje.
Após concluir os estudos, ele começou a cursar Direito, pela PUC, em são Paulo. Porém, Faustão não seguiu no curso por muito tempo. Sua graduação, na verdade, foi em comunicação social, o que era bem oportuno, já que ele sempre demonstrou certo interesse por essa área.
Por fim, vale lembrar que o seu primeiro contato com a rádio foi aos 14 anos, momento em que começou a trabalhar como locutor. Seu papel era tratar de assuntos presentes no cotidiano.
- Aproveite e leia também: Evaristo Costa: conheça a vida e a carreira do jornalista
Vida pessoal do Faustão
Atualmente, o apresentador está com 73 anos de idade. Ele é casado com a ex-modelo e jornalista Luciana Cardoso. No entanto, já foi casado outras duas vezes, e em um desses casamentos, com a ex-modelo Magda Colares. ele teve uma filha, cujo nome é Lara. Com Luciana, Faustão teve outros 2 filhos: João Guilherme e Rodrigo.
Saúde do Faustão
No ano passado, veio à tona o fato de o Faustão não estar bem de saúde após passar por uma consulta de rotina e constatar que ele estava apresentando um quadro de insuficiência cardíaca. Inclusive, ele chegou a brincar com a situação: “Por sorte, ainda não morri”.
Por conta do quadro grave apresentado pelo apresentador, ele precisou passar por um transplante, que inclusive foi motivo de muita confusão e especulação pela rapidez com a qual aconteceu, visto que existe uma fila no SUS e critérios para a urgência. No entanto, o motivo para tal rapidez diz respeito a gravidade do quadro. O transplante foi realizado em 2023.
Recentemente, ele precisou passar por um novo transplante, agora de Rins. O novo transplante foi necessário após um agravamento de uma doença renal crônica. Segundo a sua equipe médica, ele passa bem e se encontra em observação para acompanhar a adaptação do órgão após a cirurgia.
Carreira do Faustão
Na rádio
Na rádio, o apresentador começou a sua carreira ainda muito jovem, aos 14 anos. Em 1964, ele trabalhou como apresentador do programa “Manhã Centenário”, na rádio centenário. Em 1965, também como apresentador, ele trabalhou na rádio Cultura FM Campinas.
Esse último trabalho foi até o ano de 1970, quando começou a trabalhar como Colunista esportivo, com o programa Jornal da Noite, pela rádio Record.
Entre 1973 e 1982, ele atuou como repórter nas rádios Jovem Pan e Globo.
Por fim, sua última passagem pela rádio foi no período de 1983, com o programa”Balancê”, pela rádio Excelsior.
Primeiros programas na TV
Um dos primeiros programas de TV de Faustão foi marcado por sua estreia como apresentador no programa “Perdidos na Noite”, na TV Bandeirantes em 1984. Esse programa era um talk show noturno que misturava entrevistas, música ao vivo e humor.
Depois, ele teve destaque como apresentador do programa “O Domingão do Faustão”, que estreou em 1989 na Rede Globo e se tornou um dos programas de auditório mais populares do Brasil, com uma mistura de entretenimento, música, games e entrevistas. Esse foi um dos programas de auditório com maior faturamento, e bem tradicional entre as famílias brasileiras.
Domingão do Faustão
Esse foi um dos programas com maior tempo no ar na televisão brasileira. E de maior faturamento também, viu?
O programa era conhecido por sua variedade de quadros, como o “Ding Dong”, “Dança dos Famosos” e entrevistas com celebridades. Além disso, incluía atrações musicais, jogos, e interação com a plateia. Com mais de 30 anos no ar, o “Domingão do Faustão” se tornou um dos programas de entretenimento mais populares do Brasil, encerrando suas atividades em 2021.
Faustão na Band
Após 30 anos na Rede Globo com o Programa Domingão do Faustão, o apresentador iniciou um novo marco na sua carreira: ele seria responsável por um programa na Band, cujo nome seria “Faustao na Band”, também de auditório. Sua estreia aconteceu em janeiro, em 2022.
Por fim, na nova emissora, ele manteve alguns dos quadros que faziam parte do Domingão, só que agora intitulado “Cassetadas do Faustão” e, também, a participação emblemática de bailarinas no palco.
E aí, gostou de conhecer a história desse grande apresentador da TV brasileira? Aproveite e leia também: Atrizes da globo mais bem pagas, top 10 do ranking
Fontes: G1, Brasil Escola, TV Foco