Evaristo Costa: conheça a vida e a carreira do jornalista

Ja ouviu falar do Evaristo Costa? Já foi apresentador na Globo, na CNN e adora um bom meme. Vamos acompanhar um pouco de sua trajetória?

Evaristo Costa: conheça a vida e a carreira do jornalista

Evaristo de Oliveira Costa Merigo, mais conhecido simplesmente como Evaristo Costa, é um jornalista brasileiro que nasceu em São José dos Campos, São Paulo, no dia 30 de setembro de 1976.

Por 22 anos trabalhou na Rede Globo de Televisão, apresentando mais de um telejornal e viajando o mundo com diferentes projetos e noticias.

Conta, até o momento desta publicação, com 7,5 milhões de seguidores no instagram e 2,8 milhões de seguidores no Twitter, redes sociais onde costuma postar muitas brincadeiras e trocas de farpas fraternais, em especial com seu grande amigo, Padre Fábio de Melo.

Vamos conhecer um pouco mais desse moço que adora uma boa piada?

Quem é Evaristo Costa?

Empresário e jornalista, Evaristo Costa, desde criança, adorava brincar de se tornar jornalista. Todas as vezes em que tinha que apresentar um trabalho na escola fazia uma bancada de jornal na mesa da sala de aula.

Fez faculdade de comunicação com habilitação em jornalismo na Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes, porém já trabalhava desde os 13 anos como operador de audio na Radio Bandeirantes em sua cidade.

Sua presença na internet é muito forte, e com toda a certeza uma das coisas favoritas dos internautas é sua amizade com o Padre Fábio de Melo, com quem troca muitas alfinetadas, sempre com muito carinho e humor, no Instagram e no Twitter.

Recentemente afirmou ser casado com Amália Stringhini desde 2008, com quem teve 2 filhas, Francesca, nascida em novembro de 2011, e Antonella, nascida em abril de 2013.

Carreira de Evaristo Costa

Aos 19 anos, Evaristo foi convidado para o programa Mais Você. A escolha foi feita pela própria Ana Maria Braga, que procurava um jornalista jovem e com jeito descontraído para produzir reportagens leves para seu programa.

Evaristo acumulou muitas experiências, entre elas comandar o Jornal Hoje, ficando como titular em fevereiro de 2004, no lugar de Carlos Nascimento, que trocou de emissora. Dividia bancada com Sandra Annenberg, ajudando a desenvolver o novo perfil de um dos principais telejornais da emissora. O programa valorizava a participação dos internautas em sua página web e nas redes sociais, dando ao telespectador a oportunidade de participar do telejornal enviando vídeos, fotos, sugestões e comentários.

Ele apresentou o programa fora da bancada várias vezes, incluindo durante a visita do Papa Bento XVI à Basílica de Aparecida do Norte, enquanto sua companheira de trabalho estava no Campo de Marte, em São Paulo.

Evaristo Costa viajou por vários estados para produzir o quadro jovens do Brasil de 2012. Declarou no Memória Globo, site oficial da TV Globo, que teve a ideia de um quadro onde ouvia adolescentes a respeito de assuntos variados. Montou reportagens onde os jovens falavam abertamente sobre os temas, como drogas, seu contato com o assunto, que forma se sentiam a respeito, qual a relação deles com as drogas, pessoas drogadas, jovens que abandonaram o vicio, outros que são completamente contra, assim sendo com todos os temas.

Em 2014 completou 10 anos apresentando o Jornal Hoje e em 2013 fez parte do Jornal Nacional nas folgas de Bonner. Era também editor executivo do Globo Noticia, produzido com Sandra Annenberg. Ainda em 2017 foi divulgado seu desligamento da Globo.

No ano de 2018 dublou um personagem em Os Incriveis 2, o apresentador de telejornal Chad, e em 2019 encontrou um novo lar na CNN Brasil.

Antes da fama

Aos 13 anos de idade, Evaristo Costa iniciou sua carreira trabalhando na Rádio Bandeirantes de São José dos Campos. Posteriormente, realizou seu primeiro estágio na Universidade do Vale da Paraíba, onde seus pais, José Evaristo Merigo e Ione de Oliveira Costa Merigo, também atuavam. Ali produziu um programa com os melhores equipamentos de TV da época.

Em 1999 foi para São Paulo, onde desenvolveu e implantou o programa Mais Você junto com a equipe. Ali fez, com apenas 19 anos, matérias mais profundas e longas, além de viajar nacional e internacionalmente.

Nas férias do programa foi colocado de vez na equipe da Globo, sendo responsável por uma série de reportagens para o SPTV 1ª edição. Pouco depois ganhou um quadro diário sobre o mercado de trabalho, com dicas de emprego  e oportunidades de estágio.

No jornalismo

Poucos anos depois passou a apresentar a previsão do tempo nos telejornais durante um plantão de ano novo. Assumiu a função em quase todos os telejornais da emissora.

Em 2002 produziu também o Projeto Soluções, dentro do SPTV. Consistia em propor soluções para os problemas relacionados ao transporte, saúde, meio ambiente e saúde da região metropolitana de São Paulo aos estudantes e universidades. Os projetos eram analisados e 3 eram escolhidos para a final. Evaristo Costa anunciava o vencedor em um programa de auditório.

Começava bem cedo com o Globo Rural e continuava com a maratona da meteorologia no Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasil, SPTV, Jornal Hoje e no Jornal Nacional. Ao longo desse tempo, Evaristo Costa comandou diversos programas na TV, um deles, temporariamente, o Globo Rural. Eventualmente, porém, foi escolhido para assumir o posto de apresentador fixo do programa. Foi o primeiro telejornal da rede que apresentou.

Desse momento em diante Evaristo alcançou o reconhecimento em diferentes níveis.

Polêmicas envolvendo Evaristo Costa

É impossível ser uma figura tão presente nas mídias sociais hoje em dia sem se envolver em alguma situação ou se ver em alguma saia justa. Especialmente quando se tem uma bússola moral tão forte quanto Evaristo. Vamos conferir algumas das polêmicas que o jornalista se viu envolvido.

Polêmica com Virgínia

A controvérsia começou quando um vídeo da vacinação da pequena Maria Alice, de 2 anos, filha da empresária Virginia Fonseca com o cantor Zé Felipe – filho do também cantor Leonardo -, foi repostado por uma internauta. O video contava com a legenda “A Virgínia: ‘Vem mamãe, vem.’  A Maria Alice: ’Eu nem sei quem é você’”. A criança aparecia no colo da mãe, aos prantos, e suplicava para ficar com a babá antes de ser imunizada.

O apresentador Evaristo Costa, da mesma forma que milhares de pessoas, viu o vídeo pelo celular. E, sendo assim, o compartilhou com o comentário “Já ouviram falar: ‘Mãe é quem cria’?”. Isso causou um alvoroço na web e muitos acusaram o ex-âncora da Globo de ter ultrapassado o limite.

De acordo com Virginia, ela acordou pela manhã com a polêmica em alta na internet. Em resposta às críticas, ela criou uma série de stories, onde chorava, ressaltando que nunca abandonou suas filhas e que sua família é sua prioridade.

A influencer explicou que sua filha estava tentando escapar de seu colo para evitar a vacina e lamentou a situação. Enfatizou que sempre contratou babás para lidar com seu ritmo de trabalho, recebendo apoio de fãs que afirmaram que isso não torna ninguém menos mãe. Embora ao longo dos anos Virginia tenha sofrido constantes ataques nas redes, ela disse não compreender o hate e mais uma vez exigiu que deixassem sua família em paz.

E com Zé Felipe

Depois da reação da esposa, Zé Felipe expressou sua indignação com a situação em um vídeo, demonstrando sua irritação com a atitude de Evaristo Costa. “Falar para vocês, a internet tá f*da. Falei que não queria arrumar confusão aqui nessa p*rra, mas tá f*da“, iniciou.

O cantor mandou uma resposta simples e direta para o jornalista, chamando-o pelo nome e dizendo: “Meu recado é para o Evaristo, também o homem chama Evaristo, pelo amor de Deus. Ô Evaristo, vai tomar no c*! Rapaz folgado!“, atacou.

O marido da influencer continuou a expressar sua indignação com outros críticos da internet, alertando que muitos falam o que querem por trás da tela por não ter coragem de ‘falar na cara’. Zé Felipe ainda sugeriu que, em defesa de Virginia Fonseca – que ficou emocionalmente abalada com os comentários do Ex-Globo-, agrediria fisicamente Evaristo ou qualquer outra pessoa que falasse algo sobre sua família na sua frente.

A mãe de Virgínia, Margareth Serrão, também saiu em defesa da filha. “Esse tal de Evaristo Costa, ‘Evaristo bosta’, teve coragem de falar isso da minha filha, a Virgínia” disse, revoltada, em suas redes sociais. “Virginia é uma super mãe, uma mulher que trabalha, dá conta, excelente esposa e mãe. Você não sabe de nada, cara. Você não convive com ela no dia a dia. Como você tem coragem de fazer uns comentários tão idiotas? Diz que é jornalista, mas você é um palhaço, um idiota”, continuou. Os internautas, entretanto, dispararam em peso contra a família, dizendo que as duas crianças estavam largadas com as babás, uma vez que os adultos estavam na internet com a finalidade de lançar hate para o Ex-CNN Brasil.

Pedido de Desculpas

Após tamanha repercussão o jornalista foi para as redes sociais pedir desculpas.Sou da paz, não polemizem onde não existe polêmica. Poderia dizer tanto sobre criação de filhos, mas meus advogados estão de férias neste momento. Se alguém se sentiu ofendido(a) tô aqui pra me desculpar” disse em seus stories do Instagram.

Mais tarde voltou a se pronunciar, dessa vez marcando as @ do casal “Queridos @virginia, @zefelipecantor e família. Vi o quanto ficaram abalados com um comentário que fiz no Twitter. Já pedi desculpas de forma genérica, mas estou aqui para direcionar minhas desculpas a vocês. Dei um Google e descobri o quanto vocês já são duramente criticados por isso. Toquei em uma ferida que não deveria sem conhecimento, e quem sou eu, ou quem somos nós para julgar as escolhas de cada um?” disse. Encerrou afirmando que “Ataques não fazem parte da minha índole. Minha intenção não foi ofendê-los, como notei que ofendi. Peço desculpas“.

A grande web tem criticado o casal de influencers pela forma como criam as duas filhas, Maria Alice e Maria Flor, há muito tempo, não sendo essa a primeira vez. No entanto, certamente foi a maior polêmica envolvendo o tema.

Demissão da CNN

No ano de 2021, Evaristo Costa voltou de suas férias e notou a falta de seu programa na nova grade que estava sendo anunciada no canal CNN Brasil enquanto assistia televisão. Ele conta que ligou, com intenção de perguntar o motivo, e recebeu a resposta de que havia sido demitido e que portanto já não precisavam dos seus serviços.

Evaristo Costa usou o seu perfil no Twitter para informar aos seus seguidores que não fazia mais parte da equipe da CNN Brasil. Ele relatou que não entendia o motivo pelo qual foi desligado, uma vez que não recebeu nenhum tipo de comunicação por parte da emissora sobre a finalização de seu contrato. Afirmou ainda que, posteriormente, tentaram convencê-lo a dizer que estavam de comum acordo com relação ao fim de sua contribuição, porém se recusou. Manteve, portanto, que seu compromisso era com a verdade e não mentiria para as pessoas que confiavam em seu trabalho.

Segundo Ricardo Feltrin, colunista do UOL, Evaristo teria intenções de processar a emissora após a forma como o demitiram. O jornalista desmentiu a existência de qualquer possibilidade a respeito de dito processo.

Hoje em dia Evaristo curte seu sabático ao lado da familia na Inglaterra, é Partner Business da empresa Toro Investimentos e continua postando memes e brincadeiras com os amigos em suas redes sociais.

Gostou de conhecer mais sobre o Evaristo Costa? Então, que tal conhecer também Glória Maria: veja a trajetória desse grande ícone do jornalismo

Fontes: Pure People, Revista Quem, RD1, Terceiro Tempo, Uol, Memória Globo, Contigo, Veja SP

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.