Designers de ambiente possuem um bom gosto sem comparação. Apesar de parecer um dom genuíno, a verdade é que, como tudo na vida, é uma questão de aprendizado e prática. Você também pode ter um dedo aguçado para a decoração.
Para que isso funcione, você precisa ter sede de conhecimento, e perder o medo de arriscar. Talvez a sua concepção de ambiente bonito, é um lugar aonde tudo está combinando, com tudo organizado em padrões únicos.
Apesar de parecer uma boa ideia, o contrário é preferível. Isso por que um ambiente aonde tudo está combinando, não tem um pingo de personalidade. O ideal, é misturar estilos na decoração.
Existem algumas coisas que você precisa saber antes de começar a misturar os estilos como um designer profissional.
Confira 3 truques para você aprender a misturar estilos na decoração
1 – Criar contraste
Na decoração, o contraste consiste em você conseguir combinar elementos opostos em um ambiente único. O contraste será capaz de criar movimento e energia a sua casa. Quanto menos contraste houver, mais estática será sua casa – isso não é ruim, se você for uma pessoa mais simpatizante de calma e tranquilidade.
Estilo, forma, cor, estampa, escala e textura trabalhando a favor do contraste, terá como consequência um ambiente que chama a atenção e conquista o coração de quem por ali passa. As dicas básicas de contraste são:
- claro x escuro,
- formas orgânicas x linhas retas,
- fosco x brilhante,
- simples x elaborado,
- leve x pesado,
- duro x macio,
- novo x antigo.
2 – Variedade de estilos
Nós somos seres que possui muitos gostos variados. Estilos diferentes nos atrai, e seria um pecado mante-los em mundos separados. É por isso que não pode ter medo de unir os estilos, os mais variados e numerosos possíveis. O exemplo acima, na imagem, mostra o contraste entre um estilo urbano unido com o rústico.
O ideal é combinar estilos bem opostos. Isso por que se você combina estilos semelhantes, eles se anulam, uma vez que eles irão disputar para ver quem atrai o seu olhar.
Veja o segundo exemplo, que mistura o clássico com o industrial:
3 – Paleta de cores
Todos os dois tópicos anteriores, só irão funcionar se você souber usar a sua paleta de cores. É necessário limitar sua paleta de cores.
Misturar estilos de decoração é mais difícil quando você trabalha com estampas variadas ou produtos muito coloridos. Se você quer misturar vários estilos do jeito certo, o melhor é manter a base da sua decoração neutra.
O que achou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: 24 truques de decoração para deixar sua casa estilosa
Fonte: Meu Estilo Decor