Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

Para o ano de 2023, a Pantone escolheu o Viva Magenta para ditar as tendências, sendo uma cor que transmite força, energia e otimismo.

Para quem está por dentro das principais tendências do mundo da moda, beleza e decoração, sabe muito bem que todo final de ano trás muita expectativa quanto a cor que dominará o próximo ano. Isso porque em dezembro a Pantone anuncia qual a cor foi eleita como tendência para o ano. E para 2023 a cor escolhida foi o Viva Magenta. 

A escolha da cor é um processo bem detalhado e específico, baseado em estudos comportamentais que traçam as principais tendências para o ano que virá. Sendo assim, os especialistas em cores da Pantone, empresa que revolucionou o mercado de padrões de cor e se consolidou com o principal sistema de cores do mundo, escolheu o Viva Magenta para a Cor do Ano de 2023.

Se trata de um tom de rosa, que vem da família dos vermelhos  e que de acordo com a Pantone, é uma cor que transmite força e energia, bem como otimismo depois de uma pandemia. E será muito vista em todos os lugares, principalmente na moda, beleza e decoração.

Viva Magenta: a cor do ano de 2023

O Viva Magenta de código 18-1750 é um tom de rosa que vibra força e energia. Se trata de uma cor originária na natureza, e que descende dos tons de vermelho, trazendo muito vigor e vida. Aliás, a inspiração para a escolha dessa cor foi a cochonilha, um inseto que solta um corante natural avermelhado que é muito apreciado em todo o mundo.

“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original.”, descreve Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Sendo assim, a cor do ano de 2013 se destaca por ser uma cor forte, corajosa e destemida, pulsante e exuberante que tem tudo a ver com sentimentos positivos, como alegria, otimismo e celebração.

Além disso, a ideia com a escolha dessa cor é bem revolucionária, e visa explorar a dinâmica entre Inteligência Artificial e a criatividade humana. Portanto, é descrita como uma cor híbrida, que funciona tanto no mundo físico quanto no virtual. 

Inspirações com Viva Magenta

A seguir, vamos entrar no clima da cor do ano de 2023 e conferir algumas tendências com o Viva Magenta nos principais âmbitos:

Decoração com Viva Magenta

Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023 Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023 Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

Viva Magenta na Moda

Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023 Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023 Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

Beleza

Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023 Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

As cores Pantone dos últimos 5 anos

E então, o que achou da cor do ano de 2023, Viva Magenta? A seguir vamos conferir quais foram as cores eleitas a cor do ano antes dessa:

2022: Very Peri

No ano passado, a Cor do Ano eleita pela Pantone foi o Very Peri 17-3938, um tom de violeta suave.

2021: Illuminating e Ultimate Gray

Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

No ano de 2021 ao invés de uma cor do ano, tivemos duas, o Amarelo Illuminating 13-0647 e o Ultimate Grey 17-5104, um tom de cinza. A escolha das cores foi feita para representar o período de incertezas que foi o ano em meio a uma pandemia.

2020: Classic Blue

Em 2020, foi escolhida a cor Classic Blue, 19-4052, um tom de azul sólido que comunica confiança.

2019: Living Coral

Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

De acordo com a Pantone, a cor escolhida em 2019, o Living Coral 16-1546 foi inspirada nas cores da natureza, um coral animado e cheio de vida, que promove uma sensação de conforto e desprendimento.

2018: Ultra Violet

Viva Magenta: conheça a cor do ano da Pantone para 2023

Por fim, em 2018, a cor eleita do ano foi a Ultra Violet 18-3838, um tom de roxo escuro mais dramático que passa a imagem de originalidade, empoderamento e visão.

Enfim, qual dessas cores foi a sua favorita? Conta para a gente nos comentários:

LEIA MAIS:

Combinação de cores – Entendendo como funciona o círculo das cores

Teste de coloração pessoal: como descobrir sua paleta de cores?

Color block, o que é? Looks, cores + 15 inspirações

Cores do ano 2022: confira as tendência para o próximo ano

Cor do ano 2021, qual é? Processo de escolha e como usá-la

Cor fendi: como usar a nova tendência na decoração de ambientes

Fontes: Casa Cor Zanotti Pantone Dasartes 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários