Curiosidades

Teste de coloração pessoal: como descobrir sua paleta de cores?

Para descobrir a paleta de cores ideal, você pode fazer o teste de coloração pessoal. O que vai facilitar na hora de escolher suas roupas.

A coloração pessoal contribui na construção da autoimagem das pessoas. Pois, pode ser utilizada para realçar ou “apagar” a aparência da pessoa. Sendo assim, é muito importante fazer o teste de coloração pessoal para usar as cores a seu favor.

Provavelmente você já assistiu algum tutorial de maquiagem na internet, mas, quando foi tentar fazer não teve um bom resultado. Ou também, pegou uma roupa emprestada da sua amiga, que fica ótima nela, mas ao usar ficou “apagada”. Enfim, isso ocorre devido às diferentes tonalidades da pele. Por isso, para saber qual é a sua, é importante realizar esse teste de coloração pessoal. Por exemplo, o Colorwise.me, que é um dos mais usados.

Além disso, não é só a tonalidade que influencia, também existem peles com temperatura quente, fria e neutra. No entanto, vale lembrar que essa cor não está ligada com a temperatura corporal, e sim com a intensidade da cor. Da mesma forma, não apresenta relações com as raças. Isto é, pessoas negras podem ter pele quente ou fria, e as peles brancas também.

Enfim, a seguir vamos entender melhor o que e como funciona o teste de coloração pessoal:

O que é o teste de coloração pessoal?

Teste de coloração pessoal: como fazer para descobrir sua paleta de cores
Mariée

O teste de coloração pessoal corresponde à análise cromática. Isto é, o estudo das cores naturais do nosso corpo, que compõem nossa coloração pessoal.

Logo, representa uma paleta natural constituída pelos tons da pele, dos olhos e dos cabelos. Diante disso, podemos citar quando você coloca determinada roupa e fica apagada, enquanto outra roupa realça seu corpo.

Portanto, o teste de coloração pessoal consiste em um teste que com o apoio de tecidos avalia a temperatura e a saturação da pele. Nesse aspecto, é possível identificar qual o seu tom e subtom da pele. Logo, sendo possível encontrar a cartela de cores ideal para extrair o melhor dela.

Quais as propriedades das cores?

Mundo Ela

As cores apresentam algumas propriedades importantes que influenciam no teste de coloração pessoal. Diante disso, as propriedades que são analisadas são:

  • Luminosidade – Você pode apresentar cores mais claras ou mais escuras.
  • Brilho – Você pode possuir cores mais intensas ou mais suaves.
  • Temperatura – Você pode ter cores mais quentes ou mais frias.
  • Contraste – Por fim, também é possível apresentar contraste mais alto ou mais baixo.

Nesse aspecto, quando duas cores de propriedades diferentes se encontram, elas provocam um contraste que salta aos olhos. Logo, geram a ilusão de que são mais contrastantes do que realmente são.

Os subtons da coloração pessoal

Mel Plus Size

Com base no tom da pele, dos olhos, cabelos e do subtom, é possível montar uma paleta de cores ideal. Logo, ao realizar o teste de coloração pessoal e ter as cores certas, a combinação irá iluminar o rosto, e suavizar os traços.

Mas, ao realizar as combinações erradas, as imperfeições são ressaltadas. Por exemplo, se você possuir um subtom amarelado e utilizar roxo frio, você irá aparentar estar com anemia. Portanto, se tiver subtom frio opte por cores frias, e se tiver subtom quente opte por cores quentes.

Como identificar se alguém é quente ou frio?

Globo

Existem três tipos de tons da pele: Quente, frio e neutro. Em suma, as características desses tons são:

Quente

Pele escura ou clara com tons amarelados, dourados ou alaranjados. Ademais, bronzeiam-se com facilidade, ficando com tonalidade amarelada/dourada. Além disso, é comum apresentam cabelos loiros escuros, marrons dourados, castanhos e ruivos. Por fim, os olhos costumam ser marrons, verdes, castanhos, com tons de laranja, amarelo ou mel.

Frio

Pele escura com tons variados de azul ou verde-oliva. E, as peles claras, pálidas, apresentam tons rosados, lilases e azuis fracos. Ademais, as peles claras ou pálidas se queimam com facilidade na luz solar, ficando avermelhadas. Além disso, os cabelos costumam ser pretos, castanhos escuros, castanhos ou loiros acinzentados. Por fim, os olhos geralmente são azuis, azuis esverdeados ou azuis turquesa.

Neutro

Podem ser brancas ou negras. Entretanto, não se queimam com facilidade na luz solar. Ademais, a maioria das pessoas apresenta uma mistura de cabelo e cor dos olhos que corre entre ambas as temperaturas, quente e fria. Logo, este tipo de pele combina com todos os tons de cores sem restrições.

Temperatura da pele na coloração pessoal

Teste de coloração pessoal: como fazer para descobrir sua paleta de cores
Pinterest

Em suma, as peles quentes possuem tonalidade rosada e alaranjada, e as frias tons mais gélidos, acizentados e azulados. Dessa forma, para descobrir sozinha a temperatura da sua pele você pode fazer um truque.

Ademais, esse truque é recomendado pelo visagista Philip Hallawel. A princípio, vá para a luz natural, coloque uma moeda dourada e uma prateada na mão. Em seguida, se a pele harmonizar com a dourada, a sua pele é quente. Por outro lado, se a pele harmonizar com a prateada, então significa que sua pele é fria.

Por outro lado, para outro teste é preciso lavar bem o rosto, tirando qualquer resquício de maquiagem, e prender o cabelo para trás. Posteriormente, enrole tecidos coloridos próximo ao rosto e avalie as cores que irão te realçar.

Ademais, as tonalidades das veias também podem ajudar a identificar a temperatura da pele. Ou seja, se as veias do antebraço apresentarem tonalidades rosadas e azuladas, seu tom é frio. Mas, se tiver tonalidades esverdeadas e amareladas, a pele é quente.

Teste de coloração pessoal: descobrindo sua paleta

Teste de coloração pessoal: como fazer para descobrir sua paleta de cores
Dica de Stilo

A derme é composta por três tipos de substâncias: a melanina, o caroteno e a hemoglobina. No entanto, cada organismo apresenta quantidades distintas dessas substâncias. Normalmente, é influenciado pela genética.

Logo, esses aspectos específicos formam o subtom. Então, dependendo da roupa utilizada, a luz atinge nesse subtom e reflete, criando impactos diferentes em cada tipo de pessoa. Diante disso, é possível identificar qual a sua paleta de cores.

Ademais, uma boa forma de descobrir é através de organogramas. Isto é, pesquise o organograma da sua temperatura, cor dos olhos e cor do cabelo natural. Assim, você conseguirá a sua paleta. No entanto, esse organograma da internet não substitui uma análise profissional.

Paletas sazonais do teste de coloração pessoal

Teste de coloração pessoal: como fazer para descobrir sua paleta de cores
Globo

É possível dividir os biótipos em 4 paletas básicas, chamadas de sazonais. Pois, elas fazem referência às quatro estações: outono, inverno, primavera e verão. Diante disso, as paletas de solstício de verão e inverno apresentam cores frias.

Por outro lado, as paletas de equinócio de primavera e outono apresentam cores quentes. Nesse aspecto, muito contrário com o que as pessoas pensam o verão não é de cores quentes. Já o outono apresenta muitas cores amareladas, sendo quente. Portanto, a paleta sazonal é dividida da seguinte forma:

  • Primavera: As cores são quentes, brilhantes e claras.
  • Verão: Apresenta cores são frias, opacas e claras.
  • Outono: Possui cores quentes, opacas e escuras.
  • Inverno: Marcado cores frias, brilhantes e escuras.

Então, ao descobrir qual dessas paletas é a sua, você também descobre que tipo de pessoa você é. Por exemplo:

  • Pessoa “primavera”: Possui cores claras, alegres e extremamente luminosas.
  •  “verão”: Apresenta tonalidades suaves, discretas e acinzentadas.
  •  “outono”: Marcada por tonalidades quentes, terrosas e profundas.
  • Pessoas “inverno”: Possuem cores puras, dramáticas e bem intensas.

Teste de coloração pessoal online

Colorwise.me

No site Colorwise.me você pode realizar um teste de coloração pessoal e descobrir qual é a sua cartela de cores. Em síntese, essa ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo, olhos. Em seguida, ela revela quais são as cores que mais combinam com sua aparência e aquelas que devem ser evitadas.

Enfim, o site auxilia para que mulheres escolham a maquiagem ideal. Além disso, os homens podem encontrar as composições de cores para roupas ideais.

No entanto, esse teste não funciona 100% igual uma análise profissional. Mas, já te ajuda um pouco a começar entender sobre suas cores. Então, para utilizar esse site siga esses passos:

1º Passo

Primeiramente, acesse o site Colorwise.me (https://colorwise.me/) e clique em “Discover your palette”.

2º Passo

Posteriormente, clique em “Browse” e adicione ou tire uma selfie. Mas, é imprescindível que ela tenha boa qualidade e iluminação.

3º Passo

Em seguida, centralize o círculo no seu rosto e use o botão na borda para aumentar ou diminuí-lo. Ademais, o seu rosto e cabelo devem ficar dentro do círculo. Então, clique em “Get started”, logo abaixo da imagem.

4º Passo

Depois, selecione as cores da sua pele, cabelo e olhos. E, clique em next.

5º Passo

Por fim, o site mostrará a sua cartela de cores. E, acima estão as cores que mais combinam com a sua aparência e abaixo as cores que você deve evitar.

Enfim, ao fazer o teste de coloração pessoal fica mais fácil encontrar roupas que valorizam sua pele e combinem mais com você.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Cor de cabelo: descubra a tonalidade ideal para sua pele + inspirações.

Fonte: Digital Têxtil 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você