Coloração pessoal: o que é, para que serve e como funciona?

A Análise de Coloração Pessoal é uma ferramenta ótima para você aprender quais cores mais favorecem seu visual. Clique aqui para saber mais!

A análise de coloração pessoal desempenha um papel importantíssimo na construção da imagem das pessoas, permitindo realçar ou atenuar certos elementos em sua aparência, a partir do uso de tons de cores mais ou menos adequados para cada beleza.

Com certeza, você já assistiu a algum tutorial de maquiagem na internet, mas, ao usar os produtos com cores semelhantes, pode não ter obtido os resultados desejados. Ou ainda, pegar emprestada uma roupa que fica incrível em sua amiga, ao usá-la, você se sentiu ‘apagada’.

Você sabe por que isso acontece? Essa diferença é atribuída às distintas tonalidades presentes nas pessoas: nos cabelos, na pele, nos olhos etc..

Quer entender um pouco melhor do que é e de como funciona a análise de coloração pessoal? Continue aqui com a gente!

O que é e como funciona a coloração pessoal?

A coloração pessoal é um conceito que tem como objetivo identificar as cores que mais favorecem a aparência de uma pessoa, levando em consideração seu tom de pele, cor dos olhos, cabelo etc.. Geralmente, é dividida em estações (verão, inverno, outono e primavera) ou em paletas específicas (quente, frio, claro, escuro).

É uma ferramenta que funciona através da análise das cores que realçam a pele, os olhos e o cabelo da pessoa, criando harmonia e equilíbrio visual. Profissionais realizam testes de cores para determinar quais tons funcionam melhor para cada indivíduo, ajudando na escolha de roupas, maquiagem e acessórios que destacam sua beleza natural. Bem interessante, não é?

As paletas ou cartelas – que são o apanhado de cores resultante da análise – são muito importantes para te orientar a utilizar as melhores tonalidade para valorizar a sua beleza.

Por que fazer a análise de coloração pessoal?

Existem algumas vantagens em fazer a análise de coloração pessoal. São elas:

1- Utilizar as cores sem medo de errar

Uma das grandes vantagens da análise de coloração pessoal é a de aprender quais são as cores e as tonalidades que mais valorizam a sua beleza. Esse realce é possível ao se alcançar um equilíbrio óptico/visual.

Isso ajuda a disfarçar algumas imperfeições, como manchinhas na pele e olheiras, por meio de uma escolha em que tudo passa a fazer mais sentido para os tons que estão presentes em você, na sua pele, cabelos, olhos, sobrancelhas etc..

Além disso, com as cartelas em mãos, será possível sair do branco e preto ou dos tons mais neutros com maior segurança de acertar. O que é incrível, né?

2- Compras estratégicas

Ao aplicar a análise de coloração pessoal às suas escolhas nas compras, você pode montar um guarda-roupa mais eficiente, esteticamente agradável e que realce sua beleza única.

É uma maneira inteligente de tornar suas compras mais estratégicas, além de mais econômicas e assertivas, e sua aparência mais impactante.

Mas é claro que essas compras estratégicas não serão apenas de roupas, mas também de acessórios e maquiagens, levando em conta as cartelas que mais te favorecerão. O combo completo de glamour!

3- Você mais bonita

Ao saber quais cores que enriquecem sua beleza, desencadeia-se um sentimento importante: autoestima, que é uma consequência natural do autoconhecimento proveniente da descoberta da sua cartela de cores.

Assim, fica muito mais fácil construir a ideia de que está apresentando um visual equilibrado quanto às cores e tons selecionados para sua produção.

Além disso, conforme já mencionado, utilizando as cores mais harmônicas com as suas características, você aparentará um visual mais descansado, disfarçará imperfeições e olheiras apenas por utilizar os tons que conversam entre si e que não destacam o que queremos esconder. Como se fosse uma make natural, mas que a física explica.

4- Combinações equilibradas

Nada mais frustrante do que fazer combinações de maquiagem e cabelo que não nos favorecem. Concorda?

Ao entender melhor sobre quais são as cores que se apresentam em sua pele, olhos, cabelos etc. e as suas paletas, fica muito mais fácil montar produções que combinam e, mesmo que mais dramáticas, que jamais pecarão pela falta de equilíbrio cromático. Pode ser um exagero calculado!

Como é a metodologia sazonal?

A metodologia sazonal na coloração pessoal é um recurso utilizado para identificar cores que melhor complementam a aparência de uma pessoa com base em sua tonalidade de pele, principalmente. Essa abordagem classifica os indivíduos em quatro categorias principais sazonais: primavera, verão, outono e inverno, cada uma representando diferentes combinações de tons quentes, frios, claros ou escuros.

Assim, ao analisar essas características, a metodologia determina as paletas de cores ideais que realçam a beleza natural de uma pessoa, ajudando na escolha de roupas, maquiagem e acessórios mais favoráveis para as características de cada estação.

Como é feita a análise nesse método?

A análise de coloração pessoal com o método sazonal baseia-se na teoria das quatro estações (primavera, verão, outono e inverno) e como essas estações se relacionam com as características individuais das pessoas.

Para descobrir quais cores vão te valorizar, será realizado um teste. Nele, é fundamental que você esteja sem nenhum resquício de maquiagem e com os cabelos tampados, para que a análise fique mais efetiva.

Diante disso, a consultora usará técnicas como aproximar tecidos ou cartões do rosto, a fim de entender quais cores de fato harmonizam com o cliente.

Quais são as cartelas possíveis?

Elas são compostas por uma variedade de cores agrupadas em diferentes estações. São 12 no total. Confira:

  • Primavera: clara, quente e brilhante
  • Verão: suave, claro e frio.
  • Inverno: frio, escuro e brilhante
  • Outono: suave, escuro e quente.

Como é a metodologia Freedom for Color (F4C)?

A metodologia Freedom for Color estrutura-se dentro da análise de coloração pessoal, que visa expandir as opções de cores para os indivíduos, proporcionando liberdade para explorar uma gama mais ampla de tons que combinem e realcem sua aparência.

Ele foi criado pela consultora e mentora Jhanne Pires e tem ganhado força no mercado. Ao contrário de algumas abordagens mais rígidas, como as sazonais, a Freedom for Colors não se limita a um conjunto específico de paletas de cores predefinidas.

Essa metodologia busca compreender melhor a singularidade de cada pessoa, considerando fatores como temperatura de pele, subtom, intensidade e brilho das características pessoais em conjunto (cabelos, olhos, etc). Ao invés de classificar as pessoas em categorias fixas, como “estações”, ela encoraja a experimentação e a descoberta de tons que harmonizem com as características individuais de cada um, ampliando assim as opções de cores que podem ser usadas com sucesso.

Pode-se dizer, portanto, que a F4C é uma abordagem mais flexível e personalizada, permitindo que as pessoas explorem uma variedade mais ampla de cores que se adaptem não apenas à teoria das cores, mas também à individualidade e preferências pessoais. Essa liberdade proporciona uma forma mais inclusiva e aberta de considerar a coloração pessoal.

Além disso, a metodologia “Freedom for Colors” prioriza a liberdade na escolha das cores, enfatizando a individualidade e a expressão pessoal, enquanto a metodologia sazonal, citada anteriormente, na coloração pessoal; agrupa tons de acordo com estações do ano, associando cores específicas, e levando em consideração, primordialmente, tom e subtom de pele. Bem legal, não é?

Como é feita a análise nesse método?

Nesse método, são avaliados tons de pele, olhos e cabelo, além de características únicas como temperatura e intensidade das cores que mais harmonizam com a pessoa. Isso é feito por meio de testes com diferentes tecidos e cartelas de cores para identificar quais tons realçam a beleza e expressão de cada cliente, criando um guia personalizado para escolha de cores em roupas e maquiagem.

O método Freedom for Colors valoriza a individualidade. Busca-se adaptar as paletas de cores identificadas para que se encaixem nas características de cada um.

Principais benefícios dessa metodologia

Dentre os benefícios, encontram-se:

  • Flexibilidade nas cartelas
  • Identificação de pontos de liberdade de cada cliente
  • Análise mais detalhada com temperatura, intensidade e profundidade

Como fazer uma análise profissional de coloração pessoal?

Para realizar uma análise de coloração pessoal, o ideal é contar com a assistência de um profissional. Esse profissional desempenha um papel fundamental ao fornecer informações sobre a sua coloração, a partir da análise minuciosa, contribuindo significativamente para a melhoria do equilíbrio do seu visual e da sua autoconfiança.

Thamyris Pitanga, uma das raras consultoras autorizadas à aplicação do método F4C, combina seus conhecimentos em Estilo e Coloração pessoal, com sua expertise em Marketing e Comunicação. Seu objetivo final é aprimorar a imagem pessoal das pessoas. Ela acredita que vestir-se bem vai além da construção de uma boa imagem; é, na verdade, um recurso de comunicação e persuasão. Esse aspecto não apenas molda a autoconfiança, mas também contribui para elevar a autoestima.

Por meio da Análise de Coloração Pessoal, a Thamyris, junto com você, irá descobrir suas cartelas de cores, baseando-se no seu visual atual, ou seja, na tonalidade, temperatura e intensidade da cor da sua pele, cabelo, olhos. “Costumo dizer que não existe cabelo errado, existe uma paleta errada para aquele tom de cabelo. Claro que existem casos em que aconselho uma escolha mais harmônica, especialmente em questão de respeito ao contraste pessoal. Mas, de forma geral, levo em consideração a forma como a cliente está, para sugerir cores e cartelas que mais harmonizam com ela nesse momento”, comenta.

Portanto, se você deseja ter mais autoconfiança nas escolhas das cores de suas produções, ela vai te ajudar a construir uma ideia mais assertiva, com foco nas suas características individuais e em seus pontos de liberdade (o que permite que você tenha mais de uma cartela de coloração). Acompanhe o trabalho dela pelo Instagram @ta.pitanga e solicite uma Análise de Coloração Pessoal à distância.

Como é feita a análise à distância?

Para a Análise de Coloração Pessoal à distância, que é o tipo de serviço oferecido, a Thamyris te enviará um kit de lenços dela, que são essenciais para a descoberta e investigação de suas características pessoais de coloração, e toda sessão será conduzida online. “Tudo precisa ser feito na luz natural do dia, para preservar os tons pessoais e dos tecidos”, explica, Thamyris.

É muito importante pontuar que a Coloração Pessoal feita pela Thamyris não é feita por programa ou software, é um estudo e análise minuciosos feitos por ela mesma, a partir da observação das fotos enviadas com os lenços e das características que ela observa dos clientes durante a sessão.

Por meio dessa análise, você descobrirá as cartelas de cores que ficam mais harmônicas para os tons que você apresenta em seus olhos, cabelos, sobrancelhas etc., além do seu ponto de liberdade, que é o grande diferencial desse método.

O ponto de liberdade consiste em aspectos em suas características que permitem a elaboração de uma cartela bônus. Como por exemplo, pessoas de pele de subtom neutro, que mesmo tendo uma das temperaturas predominantes, normalmente, seguram cartelas quentes e frias.

O você recebe no dossiê final?

A partir de todos os pontos estudados e conversados, levando em consideração a sua individualidade, você receberá instruções a partir do que foi construído durante o período de análise junto à Thamyris Pitanga. Veja abaixo:

1. Cartela e ponto de liberdade

Dentro da análise de coloração, mais especificamente no método Freedom for Colors, a proposta é que o cliente não fique refém de uma cartela de cores.

Assim, surge o conceito de pontos de liberdade, que consistem em características pessoais da cliente que permitem com que ela harmonize com mais de uma cartela de cores.

Portanto, ao invés de receber dicas com elementos que possam restringi-la, a proposta é que ela possa ir além e identificar seus pontos de liberdade para explorar melhor a cores que formam sua beleza.

2. Harmonias cromáticas

No dossiê final da Análise de Coloração Pessoal da Thamyris Pitanga, você recebe algumas orientações, embasada na teoria das cores, acerca das harmonias cromáticas.

Para a construção de harmonias cromáticas, é importante se levar em conta o círculo cromático:

Dentro das harmonias cromáticas, a Thamyris ensina como combinar as cores entre si, considerando diferentes esquemas, como:

  • Monocromático
  • Complementar
  • Análogo
  • Tríade
  • Complementar dividido
  • Retangular
  • Tétrade
  • Acromático
  • Bicolor

Embora não esteja relacionada diretamente com suas cartelas finais, com essa mais essa informação, fica muito mais fácil você selecionar as cores dos seus looks e produções sem medo de errar nas combinações.

3. Dicas de looks

Depois que a análise termina, você receberá dicas gerais sobre como montar looks que podem ser facilmente replicadas para diversas situações e estilos pessoais.

Sem dúvida alguma, esse é um grande bônus que a Thamyris Pitanga oferece, pois esse tipo de conhecimento de moda teoricamente embasado não costuma ser muito encontrado e compartilhado por aí, não é?

4. Combinação de estampas

As dicas e orientações sobre combinações de estampas também fazem parte do dossiê final da Análise de Coloração Pessoal. É importante ressaltar que também se tratam de dicas gerais, por isso não se limita à sua cartela de cores.

Essa informação é bastante válida para você aprender a equilibrar estampas e padrões diferentes sem que fique destoante e sem causar choques visuais, trazendo harmonia visual aos seus looks.

5. Psicologia das cores

Por fim, seu dossiê elaborado e entregue pela Thamyris Pitanga também apresentará um anexo acerca da psicologia das cores. Nessa parte, você ficará sabendo quais são os tipos de emoções/sensações e mensagens cada cor pode comunicar.

Assim, você poderá escolher o tipo de cor usar em determinada situação para transmitir a mensagem desejada, se fundamentando nesse estudo que é bastante utilizado em diversas áreas, como na arquitetura e no marketing.

Não tem como negar que esse dossiê é muito completo, com muita informação de moda e que é um investimento que vale muito a pena!

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.