Roupas meia-estação: confira o que são e inspirações de looks

Roupas meia-estação são aquelas ideais para as épocas do ano que não são muito quente nem muito frias, então precisam ser um meio termo.

Tem épocas do ano em que o clima é mais ameno, e não pesa para nenhum extremo, como o verão que tende a ser bem quente, ou o inverno que costuma ser bem frio. O meio termo nesse caso é o período da meia-estação, ou seja, que não é muito calor nem muito frio, mas que em um único dia oscila entre os dois climas. Sendo assim, surge o dilema do que vestir que se adeque em ambos. A resposta fica nas roupas meia-estação. 

As roupas de meia-estação são aquelas confortáveis e estilosas, mas que ao mesmo tempo se adequam as oscilações do dia. Afinal, as vezes a gente sai de casa e a manhã está fria e gostosinha, mas depois do almoço começa a esquentar, e de noite volta a fazer frio. Então, é bom escolher um look que funcione em todos os momentos, para você não passar frio ou calor em algum momento do dia. 

Algumas peças coringas entre as roupas meia-estação incluem a calça jeans, jaquetas, cardigans, botas, blusas e vestidos de malha entre outros. O ideal é escolher a peça de acordo com seu estilo e gosto pessoal e arrasar com um look versátil e confortável. 

O que são as roupas de meia-estação?

Como sabemos, existem as roupas de verão, que tendem a ser curtas, sem mangas, bem refrescantes e soltas, com tecidos leves e com a cara da estação. Tem também as roupas de inverno, que visam proteger a gente do frio, ao mesmo tempo em que são muito estilosas. Aliás, há quem diga que no inverno as pessoas se vestem melhor, não tem como argumentar contra isso.

Mas e quando não estamos nem na estação mais quente nem na mais fria, quais roupas usar? É aí que entra o conceito de roupas de meia-estação, que são peças confortáveis, que unem o útil ao agradável sem perder o estilo. São peças ideais para usar durante o período da meia-estação, que é caracterizado por um clima ameno, onde as temperaturas não atingem os extremos.

Então, as roupas meia-estação ficam no meio termo entre os extremos, afinal, nessas épocas, as variações do clima são bem comuns, com dias oscilando entre o frio e o calor. Resumindo, as roupas meia-estação são aquelas que não são quentes a ponto de te deixar com calor extremo quando o clima esquenta um pouco, e nem leves e abertas a ponto de passar frio quando as temperaturas caem. 

Quais são as peças que não podem faltar?

Dentro do conceito de roupas meia-estação algumas peças são chaves para montar looks nessa vibe, nem muito quente nem muito frio. Confira a seguir algumas roupas que são a cara da meia-estação:

1. Blusas de malha

Começando pelo básico: as blusas de malha fina, que servem para para vários climas e períodos do dia. As blusas com gola canoa e manga cumpridas são ótimas opções de roupas meia-estação, já que não te deixam completamente exposta, mas também não são calorentas. Além disso, podem ser combinadas com outras peças como jaquetas ou cardigans, que deixam o look além de confortável, mais estiloso.

2. Vestidos de malha

O tecido de malha é ótimo para esse período, então além das blusas, os vestidos também se adaptam bem nessas épocas. Por exemplo, os vestidos com manga 3/4 são independentemente do comprimento que fica a sua escolha, são super indicados nesses dias de clima ameno. E se ficar mais frio, você sempre pode complementar o visual com um casaco.

3. Jaqueta de couro ou jeans

A jaqueta, especialmente a de couro é assim uma peça-coringa para vários estilos e também para várias estações. Então, dependendo do modelo ou tipo de jaqueta, você consegue equilibrar perfeitamente entre se proteger do frio ao mesmo tempo que não passa calor. Além é claro de estar muito estilosa e contar com a versatilidade da peça que funciona com vestidos, calças, shorts e saias.

4. Cardigans

Os cadrigans são a cara da meia-estação, sendo peças bem versáteis, que combinam com calças, shorts, saias e vestidos. Não são quentes como um casaco peludo, e nem leves como uma blusa de manga, então funcionam super como roupas meia-estação. E o melhor de tudo, é uma peça que você pode usar tanto no trabalho, faculdade, quanto para um evento mais casual.

5. Botas

No quesito calçados, as botas são os melhores nesse clima ameno, deixando o look super estiloso e elegante, além é claro do conforto. Apesar de serem muito usadas no inverno, as botas também se adequam nesse conceito de meia-estação, e com vários modelos, é possível encontrar o que mais combina com você e seu estilo.

Inspirações e combinações de roupas meia-estação

E para finalizar, vamos conferir alguns looks incríveis, lindos, confortáveis e muito estilosos nessa pegada meia-estação. O segredo para montar um look nesse conceito é usar e abusar das sobreposições. Dê preferência para peças abertas e fechadas em um mesmo look, mostrando as camadas. Confira algumas combinações.

1. Vestido + cardigan

Roupas meia-estação: confira o que são e inspirações de looks

Um clássico look meia-estação é usar um vestido, seja longo ou midi, sobrepondo com um cardigan, um suéter se preferir, os dois funcionam muito bem nessa composição. O resultado é um look confortável, elegante e versátil. Para finalizar o look, você pode variar nos calçados, funciona com bota ou tênis, o que você gostar mais no momento.

2. Vestido + Jaqueta + Bota

Roupas meia-estação: confira o que são e inspirações de looks

Outra opção de combinação de look é com vestido, uma jaqueta jeans ou de couro e nos pés uma bota. Esse look exala sofisticação e estilo. Desse modo, o vestido trás uma leveza ao look, enquanto a jaqueta além de um toque especial, também protege do frio. Além de que se ficar muito quente você pode simplesmente tirar. A bota pode ser tanto de cano curto quanto médio, em todo caso trás um toque especial à produção.

3. Calça + cropped + cardigan

Outra sugestão de look meia-estação é a combinação de calça com cropped e um cardigan por cima. Esse visual tem uma proposta despojada e muito moderna, sendo uma linda sobreposição com a vantagem de poder adaptar de acordo com a temperatura. Sendo assim, é um look arejado para o momento do dia que não é muito frio, mas caso esfrie, você não estará desprotegida.

4. Calça + blusa de manga

Por último, uma combinação que é uma das mais básicas e simples, mas que nem por isso deixa de ser estilosa: calças jeans com blusa de manga longa de malha. Não se trata de um look necessariamente quente, visto que a malha é fresca, mas também não é totalmente desprotegido, ou seja, ideal para usar na meia-estação.

LEIA MAIS:

Traje esporte fino feminino: como é esse dress code?

Looks básicos – Simplicidade com estilo, peças coringas + tendências 2021

Moda genderless: entenda a proposta de roupas sem gênero

O que é estilo tradicional e suas características +21 looks de inspirações

Old Money: como é esse estilo que está se destacando?

Dopamine dressing: a tendência que promete te deixar mais feliz

Quais são os 7 estilos universais e qual deles é o seu?

Fontes: Enluaze Blog Dicas de Mulher 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários