Moda

Quais são os 7 estilos universais e qual deles é o seu?

Na moda, existem 7 estilos universais, sendo que cada mulher pode ter seu estilo próprio de se vestir. Podendo ser uma combinação entre eles.

Toda mulher tem um estilo próprio para se vestir, usando roupas e acessórios para expressar seu gosto e personalidade. Ademais, estilistas realizaram estudos cruzando comportamentos, personalidades e preferências relacionadas ao vestuário. Dessa forma, chegaram aos 7 estilos universais.

Em suma, o estilo nasce a partir do desenvolvimento da nossa personalidade. Dessa forma, mesmo tendo um estilo predominante, você pode se identificar com mais de um estilo ao mesmo tempo. Normalmente, o estilo próprio é formado pela combinação entre 2 ou 3 dos estilos universais.

Basicamente, o estilo próprio de se vestir está relacionado à forma como você quer que o mundo enxergue você. Mesmo que não seja de forma consciente. Enfim, estilo não está relacionado apenas ao gosto pessoal sobre Moda, ou o que uma pessoa sabe sobre ela.

Na verdade, trata-se do reflexo da personalidade, identidade e características pessoais. Dessa forma, cada um dos 7 estilos universais é composto por peças chaves, cujas características procuram transmitir mensagens específicas para o mundo.

Estilos universais: qual é o seu?

A moda nada mais é do que uma auto expressão. Ou seja, ela faz com que você se identifique com certos tipos de peças de roupas. Que podem ser peças elegantes, despojadas, contemporâneas, femininas, sensuais, clássicas, ou diferentes de tudo.

Enfim, é essa mistura de estilos que permite que você crie seu próprio estilo, sua identidade visual. Diferente de qualquer outra pessoa. Dessa forma, pode-se dizer que cada mulher tem um estilo predominante, normalmente relacionado à sua personalidade.

Mas, também pode ter estilos secundários, que vão se intensificar ou não, dependendo de como a mulher estiver se sentindo no momento.

Contudo, se você não consegue identificar qual é o seu estilo, existem testes que funcionam bem e ajudam a entender melhor os 7 estilos universais. Além disso, conhecer cada um deles também vai te ajudar a identificar o que tem mais a ver com você.

Os 7 Estilos universais

1- Romântico

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu
Escola de Estilo

Um dos estilos universais, o romântico é caracterizado pela feminilidade e delicadeza. Dessa forma, as peças são mais fluídas, rodadas, pregas, babados, rendas, bordados e laços. Sendo que as cores costumam ser em tons claros e pasteis, com estampas florais, bolinhas, borboletas, corações, etc.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Na verdade, lembra muito a roupas infantis, com vestidos longos, saias, cintura alta, sapatilhas, sapato boneca e acessórios bem delicados. Por isso, é preciso ter certo cuidado ao combinar estampas e ao misturar texturas e volumes na hora de compor o look, deixando o visual mais maduro.

Ademais, mulheres com esse estilo costumam ter a personalidade mais doce, sonhadora, amorosa, gentil e delicada. Por outro lado, gostam de valorizar suas curvas, além de deixar a cintura evidente.

2- Casual/ Natural/ Esportivo

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu
Pinterest

Entre os estilos universais, esse é conhecido como estilo básico, portanto, é um dos estilos base. Cuja característica é o visual despojado, leve e prático. Em suma, são peças do universo esportivo que proporcionam conforto e praticidade. Como tênis, flats, flatforms, moletons, nylon, rasteirinhas e sandálias anabella, por exemplo.

Também fazem parte desse estilo a alfaiataria, como as calças chino, camisas de tecidos leves, blazers de corte alongado combinados com salto. Além de sarja, jeans e malhas mais encorpadas.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Ademais, mulheres com esse estilo costumam gostar de peças nas cores neutras, com listras e xadrez. Cuja modelagem é básica, confortável e leve. Dessa forma, transmitem leveza, praticidade, casualidade, alegria

No entanto, é preciso ter cuidado ao compor o look, para que não passe a mensagem de ser uma mulher desleixada. Portanto, evite roupas amassadas, justas ou soltas demais. Prefira peças com bom caimento e acessórios que combinem, além de cuidar dos cabelos, pele e unhas para deixar o visual com a mensagem correta.

3- Estilos universais: Clássico/ Tradicional

Escola de Estilo

Também considerado como estilo base, o clássico ou tradicional tem como característica roupas mais formais com cores sóbrias, com pouco detalhes, linhas retas e tecidos mais estruturados.

Dessa forma, mulheres que tem esse estilo transmitem a mensagem de qualidade, respeito, autoridade, organização, lealdade, bom gosto, responsabilidade e formalidade.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Enfim, as peças são em sua maioria nas cores vinho e creme, com estampas tradicionais como risca de giz, espinha de peixe, xadrez, entre outras por exemplo. Quando aos modelos, fazem parte do clássico blazer, calça social, sapatos fechados (mocassim ou scarpin) e blusas sem decote.

No entanto, para quebrar um pouco o visual retrógrado é interessante usar acessórios da moda, além de acrescentar pontos de cor ao look. E claro, manter os cuidados com os cabelos, pele e unhas.

4- Elegante/ Sofisticado

Escola de Estilo

Continuando com os estilos universais, temos o elegante ou sofisticado. A princípio pode ter algumas semelhanças com o clássico/ tradicional, mas, possui mais informação de moda.

Dessa forma, o elegante/ sofisticado tem como característica peças clássicas com caimento perfeito. Porém, são modernas com detalhes sofisticados e luxuosos.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Em suma, mulheres com esse estilo possuem gosto apurado e estão sempre ligadas nas novas tendências. Com isso, usam peças que mesclam o estilo clássico e chique com cores, estampas, modelagens, sapatos, bolsas e acessórios modernos.

Por fim, o estilo transmite a mensagem de uma pessoa bem-sucedida, impecável, culta, de prestígio, imponente, reservada e agradável. No entanto, é preciso ter cuidado com o excesso de informações no look. Pois, pode passar uma imagem de mulher inacessível e altiva.

5- Estilos universais: Sensual

Nega Vaidosa

Assim como o estilo romântico, o sensual traz um visual bem feminino. Porém, enquanto o romântico valoriza a feminilidade de forma delicada. O sensual valoriza o aspecto cativante e atraente, revelando uma mulher forte, poderosa e que valoriza seu corpo.

Ademais, as peças são mais clean, justas, curtas, transparentes e com decotes e fendas acentuadas. Com estampas de animal, cores fortes como vermelho, verde esmeralda, azul, roxo ou preto, combinadas com um salto fino.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Por fim, as mulheres que tem o estilo sensual costumam serem mais ousadas, enigmáticas, desinibidas, com personalidades forte e naturalmente atraentes. No entanto, precisa de muito cuidado para não cruzar a linha entre o sensual e o vulgar.

Portanto, se for usar uma blusa justa e decotada, opte por uma saia ou calça mais soltinha. Agora se for usar uma calça justa ou saia curta, opte por uma blusa mais séria. Dessa forma, o visual ficará sensual, mas de forma elegante.

6- Criativa

Nega Vaidosa

Em suma, o estilo criativo costuma ser uma mescla de todos os outros estilos universais. Cujas características são produções ousadas, misturando peças-chave de estilos diferentes e originalidade.

Composto por sobreposições, mistura de elementos, cores e texturas. Além de toques étnicos e peças vintage que transmitem originalidade e independência.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Ademais, é um estilo que se destaca por ser original e exclusivo. Pois, a mulher que tem esse estilo cria a própria moda, misturando peças de estilos diferentes, mas, de forma harmônica. O que faz com que o look seja único. Utilizando cores, estampas, modelagens que não são convencionais. Além de usar acessórios coloridos e expressivos.

Enfim, mulheres de estilo criativo são fortes, ousadas, alegres, irreverentes, extrovertidas, dinâmicas, divertidas e gostam de novidades que fujam do convencional. No entanto, para não errar na montagem do look, é preciso conhecer os códigos de moda, para que a composição de peças não fique desconexa.

7- Estilos universais: Dramático/ Moderno

Nega Vaidosa

Por fim, temos o último dos estilos universais, o estilo dramático/ moderno. Em suma, mulheres com esse estilo possuem uma personalidade forte, com ar urbano e cosmopolita. Ademais, são minimalistas, preferem cores sóbrias e frias, que transmitam a mensagem de uma mulher jovem, intensa, exigente, introspectiva. Mas, que está sempre antenada nas novidades.

Dessa forma, o estilo moderno se caracteriza pela predominância da cor preta, além do contraste entre claro e escuro. Apesar de usar poucos acessórios, são de design bem arrojados e impressionantes. Normalmente, gostam de referências geométricas e contemporâneas com peças volumosas e exageradas.

Estilos universais: Quais são eles e descubra qual é o seu

Enfim, as peças chave do estilo dramático/ moderno são jeans destroyed, blusas e casacos volumosos, gola alta, jaqueta de couro, peças estruturadas e de design marcante, coturno e outros sapatos pesados.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que o look não fique sobrecarregado. Portanto, o ideal é suavizar os tecidos acrescentando um pouco de cor.

E quanto a você, entre os 7 estilos universais, qual é o seu estilo? Conta aqui nos comentários. E para saber mais sobre moda, leia também: Estampas – Dicas infalíveis de como usar e abusar das peças estampadas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você