O quiet luxury é uma tendência que valoriza a qualidade e a versatilidade, mantendo sempre um toque de elegância. Esse estilo vai além da moda, propondo uma reflexão sobre o consumo consciente e o impacto ambiental causado pelo excesso de produção e descarte de roupas.
Diante disso, ao optar por peças atemporais e de alta qualidade, o quiet luxury não apenas eleva o guarda-roupa, mas também incentiva uma postura mais sustentável e responsável em relação ao meio ambiente e à própria moda.
E aí, vamos saber um pouco mais sobre esse estilo? Boa leitura!
O que é o estilo quiet luxury?
O quiet luxury é um estilo que coloca em primeiro plano a qualidade e a versatilidade das peças, mantendo sempre um toque de elegância. Essa abordagem não se trata apenas de moda, mas de uma atitude mais consciente em relação ao consumo.
Diante disso, em vez de seguir tendências passageiras, o quiet luxury propõe investir em roupas atemporais e de alta qualidade, que podem ser usadas em diversas ocasiões. Essa filosofia busca não só elevar o guarda-roupa, mas também reduzir o impacto ambiental. As peças não apresentam nada de exagero, ou mesmo muitos desenhos ou ‘informação’.
Isso fica muito claro quando a gente pensa em peças com logotipo gigantescas em muitas roupas produzidas por algumas marcas de grife. Nessa tendência, isso está fora de cogitação: ou a marca aparece de modo tímido nas peças fabricadas, ou elas nem existem.
Sendo assim, é possível afirmar que esse é um estilo mais minimalista, e que a prioridade, na verdade, é escolher boas peças, e principalmente que elas não sejam vinculadas a nenhuma tendência do momento.
Como surgiu a tendência quiet luxury?
Recentemente, passamos por diversas situações que desencadearam uma queda do nosso poder econômico: guerra, pandemia, inflação. Daí, passou a ficar mais difícil acompanhar as tendências do momento. Né? Já que isso significa gastar mais.
Diante disso, adotou-se esse estilo com peças mais neutras, que geralmente são associados a pessoas ricas, porque é mais fácil manter, além de serem mais versáteis. Imagina o custo que gera ficar comprando novas roupas a cada nova tendência de moda? Pois é!
No entanto, esse não foi o único motivo. A série Succession, produzida pela HBO, tem uma grande contribuição na recepção dessa tendência. Lá, a gente vê a representação de uma família rica, com roupas sofisticadas e bem neutras, de marcas como a Giorgio Armani. Então, dá pra se ter uma noção, né? Pura elegância, sem muita informação.
Por fim, combinando esses elementos com o fato de existir uma nova geração mais preocupada com o meio ambiente e o impacto ambiental causado pela indústria da moda, tornou-se muito popular, e necessário, adotar o quiet luxury. Bem interessante esse fato, não é?
Quais são as características do quiet luxury?
1- Durabilidade
Um ponto essencial do quiet luxury é a durabilidade das peças. Nesse estilo, o bom acabamento e a qualidade do tecido são fundamentais. Assim, o investimento em uma peça que vai durar muito tempo faz todo o sentido.
2- Consumo consciente
Um dos motivos para isso é que, em vez de investir em peças aleatórias, a ideia é focar nas roupas essenciais, aquelas que permitem várias combinações. Assim, além de gastar menos, dá para melhorar a composição do guarda-roupa e ainda investir em peças que duram mais tempo. Essa é a essência do quiet luxury.
3- Versatilidade
Por ser um estilo mais minimalista, é mais fácil combinar as peças e montar vários looks. Além disso, o quiet luxury é perfeito para qualquer ocasião, deixando tudo mais simples e elegante, sem estresse na hora de escolher o que usar para um evento.
4- Sofisticação
Por fim, com essa tendência dá para ter certeza de que estará sempre bem vestida e elegante, independente do lugar. E o melhor de tudo: essa elegância não deixa de lado o que mais importa: estilo e conforto que a gente precisa!
Quais são as peças-chave do quiet luxury?
1- Camisa de linho
A versatilidade é a identidade de quem almeja construir um estilo quiet luxury. Sendo assim, se você quer adotar esse estilo, a camisa de linho é um ótimo primeiro passo para isso. Elas são elegantes, neutras e, principalmente: versáteis. Com ela, você conseguirá fazer diversas composições.
2- Blazer
Foi-se o tempo em que o blazer era uma peça exclusiva de ambientes corporativos. Hoje em dia, se tornou um ícone da moda, e você consegue fazer várias composições para usar no dia a dia. No entanto, o ideal é sempre bom prestar atenção em elementos como a cor, por exemplo, pois isso pode carregar a produção.
3- Calça de alfaiataria
A calça de alfaiataria é outra peça que é a cara do estilo quiet luxury. Uma das justificativas para isso é justamente o fato de ser uma peça mais discreta, característica desse estilo. No entanto, para criar esse ar de sofisticação, é preciso ter um bom corte, e também um bom acabamento.
4- Camiseta de algodão
Para finalizar, o conceito de quiet luxury ganha ainda mais força quando a camiseta de algodão é feita com o melhor do mercado: o algodão pima. Com uma dessas no guarda-roupa, é possível ter uma peça que vai durar por muito mais tempo, além de dar aquele toque de sofisticação ao visual.
Inspirações de looks com o estilo quiet luxury
Agora que você já sabe sobre essa tendência, que tal dar uma olhadinha em alguns looks? Confira abaixo!
E aí, o que achou do nosso conteúdo? Aproveite e leia também: As 3 melhores consultoras de imagem e estilo do Brasil
- Fonte: Básico.com, Vogue