Dicas & Truques

Como ser elegante – Segredos, atitudes e looks refinados

Aprenda como ser elegante adquirindo novos hábitos, atitudes refinadas e um conjunto de truques que vão além de roupas e sapatos.

Atualizado em 14/10/2020

Sem dúvida, a maioria das mulheres quer saber como ser elegante. A saber, não é apenas um look chique, um closet impecável ou status de riqueza que a torna refinada. A elegância vai muito além de roupas e sapatos, é um conjunto de atitudes e hábitos saudáveis consigo mesma e com os outros.

É claro que, o cuidado com a aparência é importante, mas se não houver caráter, não adianta nada. Isto porque, uma pessoa gentil é mais elegante do que um rostinho bonito. Além disso, uma personalidade elegante pode ser exercitada, visto que depende do comportamento diário de uma pessoa nos ambientes em que vive.

De modo geral, o cuidado pessoal e profissional são fatores primordiais de como ser elegante. Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre essa qualidade, as mudanças necessárias e suas principais qualidades.

Como ser elegante?

Antes de tudo, uma pessoa precisa ser agradável, tratar bem os outros e cuidar de si mesma. Até porque, não adianta ser elegante por fora e acabada por dentro. Por isso, separamos algumas dicas óbvias, mas que fazem toda a diferença fisicamente.

Postura do corpo
Fisiodeller
  • Higiene pessoal: Tome banho todos os dias, esteja de cabelo limpo, escove os dentes e use desodorante.
  • Arrume-se: Penteie o cabelo, se depile e cuide da pele.
  • Maquiagem: Você não precisa viver maquiada o tempo todo, mas pode usar batom ao sair de casa. Além disso, uma base, corretivo ou sombra ajudam a esconder manchas ou acnes no seu rosto.
  • Pinte as unhas: As nossas mãos e os pés são observados pelas pessoas, já que demonstram o cuidado que temos com o nosso corpo. Use cores que mais te agrada, segundo o seu estilo e ocasião.
  • Fique cheirosa: ande perfumada, mas com aromas sutis e agradáveis. Por exemplo, o Jasmin, Rosa e Âmbar.
  • Postura ao andar: Sempre mantenha a cabeça erguida, assim você fica mais confiante, e o seu corpo livre de dores na coluna.
  • Acessórios: Use-os de forma estratégica, escolhas peças que combinem com a roupa, mas sem exageros.

Como ser elegante nas roupas

Atente-se para as suas roupas, não use peças sujas, velhas demais, com buracos ou manchas. Não precisa ser roupa de marca, pode ser simples, mas bem selecionada.

Escolher roupas
IG Economia

Ao escolher roupas que TODOS estão usando, você se iguala aos demais, e ainda corre o risco de topar na rua com uma pessoa vestida igual a você. Por isso, dê preferência as peças mais clássicas, como blusinhas sociais, sainhas longas e camisas masculinas de botão.

Lembre-se de não vestir roupas muito largas ou apertadas demais. Deixe que as peças se ajustem perfeitamente ao seu corpo. O segredo é escolher os tecidos de qualidade, como seda, cetim, veludo e outros. Outra dica é optar pelas cores mais neutras ou combinações contrastantes.

Um dos truques certeiros das mulheres elegantes é que para elas o menos é mais. Por isso, prefira comprar roupas que vão durar anos, do que deixar o guarda-roupa lotado com peças baratas e sem utilidade. Dessa forma, separamos alguns exemplos de peças elegantes para a sua próxima compra.

Blazer feminino

O blazer feminino é uma das peças mais elegantes, como também se encaixa em diversos looks e ocasiões. Ainda mais, é a favorita da maioria das mulheres!

looks com blazer
Moda Colmeia

Trench coat

Essa peça elegante é mais usada durante o inverno, como também por quem trabalha o tempo todo no ar condicionado. Vale a pena um investimento maior para apostar no look refinado e moderno. É a cara da riqueza, né manas?

Looks para o inverno
Amei, postei

T-shirts básicas

As peças casuais são ótimas opções para misturar com looks mais formais e despojados. No entanto, escolha opções mais básicas, estampas discretas, cores neutras e lisas.

Como ser elegante
Glambox

Look monocromático

O look monocromático é formado por peças de cor única, visto que é extremamente elegante. É o tipo de roupa perfeito para alongar a silhueta e disfarçar o tamanho das baixinhas. Abuse das peças de cores neutras, como preto, branco, bege, marrom e azul marinho.

Roupas de cor única
Alto Astral

Como ser elegante nas atitudes

De modo geral, é importante entendermos que um look refinado precisa acompanhar uma postura admirável. Isto porque, a forma como alguém trata os outros, diz mais sobre elas, do que a roupa ou o dinheiro que possuem. Assim, separamos algumas atitudes e hábitos que uma pessoa elegante precisa ter.

Como ser elegante
Metrópoles
  • Respeitar as diferenças: Um exemplo ideal de como ser elegante é respeitar as minorias, religiões e culturas diferentes. Nesse sentido, os comentários desnecessários, piadas ou xingamentos não fazem parte do seu vocabulário.
  • Deixar o celular para conversar: Uma pessoa elegante demonstra interesse na conversa ou sai educadamente dela. Evite usar o celular enquanto alguém fala com você.
  • Saber ouvir: Uma pessoa elegante entende seu momento de fala e de permanecer em silêncio. É elegantíssimo perceber quando a sua opinião não é necessária.
  • Reconhecer o erro: Ser elegante é também ter humildade para reconhecer as próprias falhas e pedir desculpas.
  • Não julgar pela aparência: Uma pessoa elegante sabe ignorar aquela voz interna que escolhe rotular as pessoas com estereótipos. Escolha enxergar as pessoas pelo que elas são verdadeiramente.
  • Falar em tom médio: Saiba conversar sem gritar ou falar alto, é legal entender qual é a altura ideal para a sua voz.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Tipos de franja – 7 inspirações para você mudar de visual

Fontes: Wikihow, Dicas de Mulher e Myps

Imagens: Rotana, Moda Colmeia, Amei postei, Glambox, Alto Astral, Fisiodeller, IG Economia, e Metrópoles

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)