Saúde

Cuidados no inverno – Efeitos do frio, como lidar e dicas de cuidados

Os cuidados no inverno são hábitos que precisam ser redobrados. O corpo, no geral, sofre com a ausência de algumas atitudes básicas.

É só fazer um friozinho que já nos abstemos de algumas necessidades básicas para a saúde. Os cuidados no inverno, para o corpo se manter cheio de energia e nutrido, são diários. Eu sei, parece impossível criar certos hábitos quando o que mais queremos é não sair da cama, ficando eternamente debaixo das cobertas. Ou seja, o primeiro obstáculo somos nós mesmos.

A princípio, um dos primeiros descuidos notados durante o inverno é deixar de beber água. Este, dentre todos os outros, é o cuidado que mais afeta a saúde. Várias partes do corpo são comprometidas ao deixarmos de ingerir líquido. E como uma coisa leva a outro, logo nos vemos prostrados com pouca energia. A preguiça sobretudo se apossa e a vontade de fazer as coisas cai por água abaixo.

Efeitos do inverno

Cuidados no inverno - o que acontece, como se cuidar e prevenções
Cuida Mais

Além das excessivas roupas de frio para mantermos o calor conservado, temos uma outra reação importante do corpo nesse período. Como o clima está fresco o suor não é produzido e a oleosidade natural da pele e do cabelo são comprometidas. O resultado disso é o ressecamento de ambas, a derme e as cutículas capilares ficam menos hidratadas e carentes de alguns nutrientes.

Outro efeito corriqueiro provocado pelo inverno é o sono. O tempo consequentemente é mais nublado, sem muita incidência solar. Tomar sol é um dos cuidados do inverno mais importantes para o corpo. Sem ele a melatonina, substância do sono, é mais estimulada e com certeza você não vai querer sair da cama.

Apesar de dorminhocos, outro órgão muito estimulado é o estômago. Sentimos muita fome nesse período. Mas, o problema mesmo é criar coragem e partir para cozinha. Com isso, a probabilidade de substituir a alimentação saudável por besteiras é muito grande. Tendo em vista a sua saúde, tenha atenção redobrada na hora de manter os hábitos alimentares.

Modos de diminuir o frio

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Clic

Tudo fica desconfortável nesse período. Sair na rua, ir ao banheiro, abrir a geladeira, ou praticar exercícios são sinônimos de dor e sofrimento. O melhor de jeito mesmo é procurar forma de combater o frio excessivo e torna-lo mais suportável. Cuidados no inverno como este vão melhorar e muito a qualidade de vida.

Evite bebidas frias, aposte nas quentes

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Jasmine

Muita gente não perde o hábito de tomar aquela bebidinha gelada e ainda diz odiar a temperatura natural das coisa. Pois é, saiba quando comete esse erro o frio se intensifica. Portanto, o melhor mesmo é apostar em bebidas quentes como chás, leite morno, sopinhas, até um chocolate quente é bem vindo. Por fim, o calor produzido de dentro para fora vai dar mais ânimo para enfrentar o dia.

Banho quente

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Viviane Mclean

Parece até piada de mal gosto, mas não é! Se estiver com muito frio tome coragem, tire a roupa e corre para o banho. A água quentinha vai ajudar a equilibrar a temperatura do seu corpo e tornar o frio mais suportável. Com toda certeza, este hábito, a princípio, vai fazer você ficar mais ativa e com certeza resolverá o seu problema.

Bebida alcoólica

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Banco da Saúde

É de cair o queixo, mas você já percebeu que quando tomamos algum tipo de bebida alcoólica o nosso corpo esquenta? Essa é a terceira dica para combater o frio. Portanto, como tudo na vida, faça com moderação. Uma dose ou outro é um santo remédio, no entanto, fora da medida pode virar o pior veneno.

Dicas de cuidado no inverno

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Portal da enfermagem

Antes de tudo, é bom aderir os hábitos anteriores para dar energia para seguir as dicas seguintes. É possível sim estar ativo durante o período frio. Mas, é preciso que cada um dos cuidados no inverno a seguir sejam seguidos a risca. Corpo são, mente sã! Para isso, equilibre todas as suas necessidades básica. E se falhar na rotina, não se esqueça que sempre é tempo para recomeçar.

Cuidados no inverno relacionados a alimentação

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Viva Bem

Ficou com o nariz escorrendo, espirrando toda hora? É falta de vitamina C. Com o intuito de manter a saúde, a alimentação deve ser baseada nesse princípio de reposição de nutrientes. Equilibrar do sistema imunológico é primordial para não escorregar em uma dessas complicações. O invento é o vilão para o aparecimento da gripe. Se bobear você vai acabar na cama e não vai querer levantar para nada.

As frutas ricas em vitamina C são a acerola, laranja, caju, portanto ouse nas receitas com esse ingrediente. Os cuidados no inverno em relação a saúde são super necessário, pois, afinal, precisamos manter as nossas rotinas. Outro pequeno defeito é que as pessoas começam a ingerir sempre caldos muito quentes. Essas comidinhas são deliciosas, mas não preenchem todas as necessidades do corpo.

Exercício físico diário

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Vitao

Nem precisa dizer que super difícil praticar exercício, porque é verdade, isso é real. Mas os ganhos em relação a essa prática é sinônimo de mudança de vida. Abra uma planilha, programe os seus horários, levante-se e vai dar uma corridinha. A endorfina liberada durante os exercícios é muito prazerosa e vai enfim contrapor a sensação de sono eterno que costuma sentir nesses tempos mais frios.

Contudo, se por algum motivo não queira sair, abra o seu celular, baixa um aplicativo para alongamentos e faça em casa mesmo assim. O importante é mexer o corpo e evitar que fique entrevada, no corpo e na vida. Além disso, essa preparação é importante para sua musculatura. Portanto, nunca deixe de dar aquela movimentada antes, ou depois do seu dia.

Cuidados no inverno em relação a pele

Cuidados no inverno - o que acontece, efeitos e como se cuidar
Terra

Chegamos enfim a etapa que mais incomoda as pessoas: o ressecamento da pele. Os lábios ficam secos, as mãos ásperas e podem até descascar. Calma que para tudo na vida tem uma solução. Os cuidados no inverno para a pele vão aliviar essas sensação horrível da sua pele. A princípio, a primeira regra básica é beber muita água. Se possível de 2 a 3 litros por dia. Nunca menos que isso.

O processo de hidratação vai começar de dentro para fora. E sabe aquele banho quentinho lá de cima? Então, eles são ótimos para acabar com o frio, mas se demorar muito neles o resultado vai ser negativo para a pele. Encurte o tempo do banho. Outra regra primordial é fazer uso intenso dos óleos, ou cremes hidratantes, de preferência pós banho.

Nunca se esqueça da região dos lábios. As rachaduras podem ser combatidas com cremes específicos para a região. Tenha sempre em mão o bom e velho cacau. Com isso, seu ânimo vai ser garantido no inverno e, enquanto durar o período, os cuidados no inverno devem ser mantidos e vigiados.

Por fim, dê mais uma olhada sobre o tema em Jardim de inverno – o que é, para que serve, como fazer e inspirações

Fontes: Drauzio Varella, Santa Catarina Blumenau

Fontes de imagens: Cuida Mais, Clic, Jasmine, Viviane Mclean, Banco da Saúde, Portal da Enfermagem, Viva Bem, Vitao, Terra,

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você