Dicas & Truques

Dicas de como cobrir cabelos brancos + passo a passo

Com a maturidade, os fios grisalhos aparecem e nem sempre estamos prontas para assumi-los. Mas tem como cobrir cabelos brancos naturalmente.

Chega uma hora que os cabelos brancos teimam em aparecer. Algumas mulheres resolvem assumir seus fios grisalhos de uma vez. Mas, para outras não chegou o momento ainda. Dessa forma, saiba que tem como cobrir os cabelos brancos de forma fácil e natural.

Em suma, o grisalho é consequência do amadurecimento do cabelo. No entanto, alguns fatores podem contribuir para seu aparecimento precoce. Por exemplo, estresse ou muita química utilizada nos fios.

Ademais, você pode optar por cobrir os cabelos brancos com tintas disponíveis no mercado ou com produtos naturais. Caso escolha pela tinta é muito importante escolher uma que seja ideal para seu objetivo.

De acordo com especialistas, antes de tudo, é preciso determinar a quantidade de fios grisalhos. Enfim, segue algumas dicas de como cobrir cabelos brancos. Confira.

Como cobrir cabelos brancos? Escolhendo a coloração ideal

Como cobrir cabelos brancos: passo a passo de dicas caseiras e naturais

Primeiramente, você precisa saber a quantidade de fios brancos para poder escolher a tinta mais adequada. Dessa forma, se você possui mais de 40% de fios grisalhos, deve usas tintas permanentes. Que penetram na fibra capilar, fazendo com que a cor dure por mais tempo. Agora, se você possui menos de 40% de fios brancos, pode optar por usar tonalizantes, que são colorações semipermanentes.

Outra dica seria optar por colorações base, que são tintas que possuem numeração com final zero. Pois, elas são absorvidas pelos fios brancos, ao contrário das colorações de reflexo. Dessa forma, caso queira usar tonalidades de tintas de reflexos, é preciso misturar com colorações base para a cobertura total dos brancos.

Segundo especialistas, quem possui de 30 a 50% de cabelos grisalhos, deve misturar ¼ de coloração base para ¾ de tinta nuance de reflexo. Todavia, quem possui entre 50 e 70% de fios brancos, deve misturar metade de coloração base e metade de nuance de reflexo. Por fim, para quem possui mais de 70% de fios brancos deve misturar ¾ de coloração base e ¼ de tinta de reflexo.

Como cobrir cabelos brancos de forma natural

Se você não quer aderir à química para colorir os fios grisalhos, saiba que tem como cobrir cabelos brancos com produtos naturais e caseiros.

 Chá preto e batata

Uma forma caseira de cobrir cabelos brancos é utilizando uma receita de chá preto e batata. Para isso, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • Cascas de 3 batatas
  • 1 batata
  • 4 sashês de chá preto

Modo de preparo e aplicação

Primeiramente, coloque a água, os sashês e as cascas para ferver. Após ferver, deixe por mais 10 minutos e, então, desligue o fogo. Quando esfriar, bata no liquidificador com uma batata. Em seguida, peneire e deixe descansar por 5 minutos.

Por fim, aplique nos cabelos. Vale lembrar que o processo de coloração dessa receita caseira é gradativo. Portanto, os cabelos brancos vão escurecendo à medida que você for repetindo as aplicações.

Como cobrir cabelos brancos com Beterraba

Como cobrir cabelos brancos: passo a passo de dicas caseiras e naturais

A beterraba também é uma ótima opção para cobrir cabelos brancos. Pois, o betacaroteno presente na beterraba realça a cor vermelhada dos fios e dá brilho. Além disso, é uma receita simples e fácil de fazer.

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • Água

Modo de preparo e aplicação

Primeiramente, coloque a beterraba para cozinhar por 30 minutos. Em seguida, quando esfriar, pegue a água do cozimento e passe nos cabelos depois de lavados. Mas, não enxague, deixe nos cabelos.

Cacau em pó/ pó de café

Opção para cobrir cabelos brancos com tons mais escuros é usando o cacau em pó ou o pó de café, devido o alto poder de pigmentação desses ingredientes. Para a receita você vai precisar de:

Ingredientes

  • Cacau em pó ou pó de café
  • Água

Modo de preparo e aplicação

Em suma, você deve fazer uma mistura concentrada de água com o um dos ingredientes. Em seguida, coloque em uma máscara capilar de hidratação. Por fim, aplique nos cabelos, coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos. Então, enxague bem.

No entanto, é preciso certo cuidado ao usar esses ingredientes. Pois, os princípios ativos deles entrarão no organismo, podendo causar reações adversas. Enfim, nesse caso, suspenda o uso.

Hibisco

Como cobrir cabelos brancos: passo a passo de dicas caseiras e naturais

Uma boa dica de como cobrir cabelos brancos com tons avermelhados é usando hibisco. Pois, possui alta pigmentação, tingindo os fios naturalmente. Ademais, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de hibisco
  • 1 litro de água

Modo de preparo e aplicação

Primeiramente, coloque o hibisco na água fervendo. Em seguida, deixe descansar por 15 minutos e, então coe. Por fim, aplique nos cabelos limpos, deixe agir por 20 minutos e lave como de costume.

Como cobrir cabelos brancos com Sálvia

Para quem quer escurecer os fios grisalhos, o chá concentrado de sálvia é uma boa alternativa por ser um ótimo colorante natural. Dessa forma, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 10 colheres de sopa de folhas de sálvia secas
  • ½ litro de água

Modo de preparo e aplicação

Primeiramente, ferva a água e depois acrescente as folhas secas. Depois de frio, aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 1 hora. Por fim, enxague bem. Ademais, você pode deixar agir por mais tempo nos cabelos. Mas, deve ficar atento quanto à sensibilidade com o aroma em caso de alergia. Portanto, qualquer sinal de irritação, suspenda o uso.

Camomila/ Alecrim

Como cobrir cabelos brancos: passo a passo de dicas caseiras e naturais

Por fim, também tem como cobrir cabelos brancos usando alecrim ou camomila. No entanto, vale lembrar que a camomila não colore os fios. E sim, ajuda a criar reflexos naturais nos cabelos. Basta fazer uma infusão com as flores, que podem ser secas ou frescas. Por fim, passe nos cabelos como se fosse condicionador, para potencializar o resultado, não enxague.

Já o alecrim, pode ser usado na forma de um chá bem concentrado. Ademais, aplique nos cabelos. Enfim, quando for usar o chá de alecrim, não há necessidade de usar shampoo ou condicionador. E nem precisa ser enxaguado.

Concluindo, com essas dicas naturais você pode cobrir cabelos brancos de forma natural. No entanto, mesmo sendo ingredientes naturais devem ser usados com cuidado. Pois, pessoas mais sensíveis podem ter algum tipo de reação. Portanto, qualquer reação que surgir, suspenda o uso. E caso seja necessário, procure a orientação de um especialista.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Hidratação de tapioca, como desmaiar cabelos lisos e definir os cacheados.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você