Beleza

Quiabo no cabelo, cabelo hidrata? Quais são os benefícios para os fios?

Devido aos seus diversos benefícios e nutrientes, a hidratação com quiabo no cabelo se tornou um hit na internet. Conheça algumas receitas!

Certamente você já deve ter visto, ou procurado, pelo menos uma receita caseira para tratamento dos cabelos. Essas receitas caseiras, tanto para tratamento capilar, quanto da pele do rosto e do corpo, podem ser feitas com facilidade e rapidez. Os ingredientes você com certeza tem na sua casa, o que já facilita em grande parte esses tratamentos.  Agora, você já pensou em colocar quiabo no cabelo?

Pois hoje você vai descobrir como hidratar os seus cabelos com quiabo! Ok ok, pode parecer um pouco estranho, mas garantimos que é efetivo. O quiabo pode ser algo que você não tenha em sua casa, já que é um alimento um tanto quanto rejeitado em muitas das casas das famílias brasileiras. Contudo, você facilmente encontrará o ingrediente principal desta hidratação em qualquer supermercado. 

De forma resumida, o quiabo auxilia na hidratação dos fios capilares, já que sua baba é rica em nutrientes. Ademais, tais nutrientes não só hidratam a raiz do cabelo, como também toda sua extensão. O quiabo contém uma grande concentração de água, então é ideal para cabelos ressecados. Além disso, a baba do quiabo é comparada à babosa, uma das queridinhas no que diz respeito aos tratamentos capilares caseiros. Bom, vamos conhecer mais o quiabo? Vamos!

Benefícios do quiabo para os cabelos

Vitaminas

O quiabo é um produto muito recomendado para tratamentos capilares caseiros por conta de suas propriedades nutritivas e custo benefício. Entre os nutrientes encontrados na baba do quiabo estão as vitaminas A, C, E e K. Além disso, também se encontra cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio no vegetal. Ademais, o quiabo é rico em água, o que ajuda no tratamento de fios ressecados.

Devido a todos esses nutrientes, o quiabo no cabelo tem um grande poder condicionador. Entre os principais benefícios estão a recuperação dos nutrientes perdidos pelo cabelo e o aumento na resistência dos fios. Além disso, o quiabo é capaz de controlar o frizz, já que o frizz é um sinal de desidratação capilar. A baba do vegetal é repleta de óleos naturais, o que faz com que o fio cresça forte e sem frizz.

Todo o sucesso que esse tratamento natural está fazendo na internet é justificado, já que ele realmente funciona e é barato. Mas, caso você já esteja acostumada a fazer tratamentos em casa, não precisa temer misturar a baba com ampolas e cremes. Essas junções só fazem com que o tratamento seja mais eficaz. Sendo assim, você pode fazer um tratamento profundo e com uma infinidade de benefícios.

Quem pode usar quiabo no cabelo?

Pontas duplas

A boa notícia é que esse tratamento natural é recomendado para todo mundo! Portanto, qualquer pessoa, com todos os tipos de cabelo, pode usar a hidratação à base de quiabo. Vale ressaltar que é possível sim ter um lado negativo, já que a pessoa pode ter alguma reação alérgica. Além disso, o vegetal também pode reagir de forma negativa com o sol. Contudo, esses efeitos negativos são raros.

O quiabo tem um efeito positivo principalmente em cabelos ressecados, já que tem diversos fatores condicionadores. Contudo, caso você tenha um cabelo liso e oleoso, ou até mesmo cheio de pontas duplas, também pode se beneficiar. O quiabo deixa o cabelo mais macio e sedoso, reduzindo as pontas duplas, além de controlar a oleosidade. Os cabelos encaracolados têm mais chances de serem ressecados, já que a oleosidade natural tem dificuldade de chegar em toda a extensão dos fios. Mas o quiabo também ajuda nisso, já que ele auxiliará na reposição desses nutrientes. 

Receitas

Quiabo no cabelo simples

Hidratação simples

A receita mais simples de hidratação com quiabo também é a mais fácil de fazer. Além de ser bem rápida, é claro! Tudo que você vai precisar são alguns quiabos e a sua máscara de hidratação escolhida. Também não pode faltar água, é claro. Vamos pro passo a passo?

Ingredientes

  • 5 quiabos
  • Água
  • Máscara de hidratação

Modo de preparo

  1. Primeiro você deve pegar entre quatro e cinco quiabos e cortá-los em rodelas, dispensando as extremidades.
  2. Depois disso, adicione as rodelas em um recipiente com água e deixe de molho por cerca de uma hora.
  3. Ao coar a sua mistura, você vai reparar que a água ficou “gosmenta”, já que estava em infusão com o quiabo. Esse vai ser o produto a ser usado. 
  4. Depois de dispensar o pote e os pedaços de quiabo, busque sua máscara de hidratação preferida e misture com a baba do quiabo.
  5. Misture bem e deixe descansar por alguns minutos.
  6. Importante lembrar: lave seus cabelos. Porque com os cabelos lavados sua mistura agirá diretamente nos fios. 
  7. Aplique a mistura nos cabelos mecha por mecha, mantendo tudo longe da raiz do cabelo. Depois coloque a touca e deixe o produto agir por cerca de 25 minutos. Remova o produto, passe condicionador e depois é só enxaguar o cabelo.

Quiabo com Bepantol

Quiabo com Bepantol

Uma das formas de incrementar sua hidratação é misturar o quiabo com Bepantol. O Bepantol por si só já auxilia na hidratação do cabelo, já que ajuda os fios a reter mais água e nutrientes. Para a hidratação de quiabo com Bepantol você vai precisar de:

Ingredientes

  • Quiabos em rodelas
  • Água
  • Bepantol

Modo de preparo

  1. Primeiro você deve pegar as rodelas de quiabo e colocá-las na água. Ao deixar o vegetal na água ele irá soltar a sua baba, transformando a água em uma “gosma” nutritiva. Depois é só coar.
  2. Em um outro recipiente adicione a baba e o Bepantol, deixando a mistura agir por alguns minutos.
  3. Com os fios limpos, adicione a mistura nas mechas, com cuidado.
  4. Coloque uma touca e deixe a solução agir por cerca de 30 minutos nos fios.
  5. Depois é só enxaguar e finalizar com o condicionador para aumentar a eficácia do tratamento.

Umectação com quiabo

Umectação

A umectação nada mais é que uma técnica nutritiva para os cabelos, que usa de óleos vegetais para atingir esse objetivo. Ademais, além da hidratação, a umectação também visa repor os nutrientes que estão em falta nos fios capilares. Na umectação com quiabo, você pode misturar o vegetal com os seus óleos de preferência.

Ingredientes

  • Quiabos em rodelas
  • Água
  • Óleos de sua escolha

Modo de preparo

  1. Pegue o quiabo em rodelas e coloque em uma panela com água. 
  2. Depois disso, coloque a panela no fogo e deixe a água ferver. 
  3. Após a fervura da água, remova a panela do fogão e coe o líquido. A babá que vai ser formada é o produto a ser usado na umectação.
  4. Adicione à baba duas colheres dos óleos que você escolheu.
  5. Depois é só passar nos fios limpos, aplicando mecha a mecha e fazendo uma massagem no couro cabeludo. 
  6. A mistura deve ser deixada nos fios por duas horas. Depois é só lavar com shampoo e condicionador, como de costume.

Todas essas receitas proporcionam uma hidratação profunda aos fios e devem ser feitas de 15 em 15 dias.

E aí, quer conhecer outros tipos de hidratação? Se liga nessa: Hidratação com ovo e açúcar: o que é + receitas para os cabelos

Fontes: Tudo pra Cabelo, Softhair, Pajaris, Tua Saúde, Beleza Natural, Cabelos de Rainha

Imagens: Pixabay, iStock

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você