Beleza

Touca térmica: como usar e hidratar seu cabelo em casa com o acessório

As toucas térmicas são sensação na hora de fazer aquela hidratação caseira. Porém, fique atenta, pois esse acessório também tem contras.

Para as amantes de uma boa hidratação caseira, a touca térmica pode se considerada essencial. Isso porque, como muitas já sabem, a touca aumenta os resultados das hidratações. No entanto, esse acessório tem uma maneira certa de se usar. Além disso, vamos listar aqui os prós e os contras de usar uma touca para sua hidratação!

Aliás, a touca térmica é um segredo antigo de beleza das mulheres. Portanto, desde muito tempo atrás as toucas térmicas ajudam no processo de beleza e hidratação do cabelo. Mas será que esse truque ainda continua valendo, mesmo com todas as modernidades dos dias atuais?

Além disso, existem muitos tipos de touca que podem ser boas ou ruins para os fios, dependendo do seu objetivo com a hidratação. Mais a frente, veremos as diferenças entre elas e quais são as melhores para serem usadas no dia a dia. Confira!

Para que serve a touca térmica?

Tô de cacho

A touca térmica, no geral, serve para aumentar o calor dentro dos fios. Isso faz com que as cutículas e as fibras do cabelo se abram, recebendo melhor o conteúdo das hidratações e dos produtos para o cabelo. Por isso, essas toucas sempre foram muito amigas das mulheres que adoram fazer uma boa hidratação caseira.

No geral, as toucas não são mais tão utilizadas, apesar de serem uma tradição passa de geração para geração. As mais comuns, que são encontradas facilmente, são as com isolamento de isopor ou alumínio. Entretanto, alguns produtos mais novos não precisam de ação do calor para penetrar nos fios.

Então, sempre antes de usar algum produto, confira se ele necessita de calor para agir. Além disso, nos salões de beleza, os profissionais trabalham com outros tipos de técnica e toucas para acelerar os processos de hidratação e descoloração do cabelo.

Tipos de touca

Como já dissemos, hoje no mercado existem os mais variados tipos de toucas e produtos para os cabelos. Por isso, prestar muita atenção na hora de escolher o ideal para o seu cabelo é muito importante. Confira quais são os 3 tipos de toucas térmicas, quais suas diferenças e semelhanças.

1. Touca térmica de alumínio

Rádio aratiba

A mais comum e conhecida touca, é certamente a de alumínio. Com uma camada de alumínio em volta de toda a touca, ela é responsável por abafar o cabelo e manter o calor dentro da região. Assim, a fibra capilar se abre mais facilmente para receber os produtos utilizados. A recomendação para usar essa touca é simples.

Basta aplicar os produtos no cabelo, no geral, aqueles que compramos em varejo e farmácias, e aguardar o tempo indicado pela embalagem usando a touca. Assim como veremos a seguir, ela serve para isolar a temperatura do cabelo, junto com a touca de isopor.

2. Touca metalizada de isopor

Magazine Luiza

Essa touca, mais reforçada que a comum de alumínio, também contém isopor. Esses dois agentes isolantes servem para segurar o calor dentro do cabelo e consequentemente, abrir os fios para receber os nutrientes de cada hidratação. Ela é muito eficiente, quando usamos corretamente.

Elas podem ser de alumínio com isopor ou até mesmo de plástico com isopor: o efeito é o mesmo. Além disso, essa touca térmica também pode ser usada com produtos hidratantes de farmácias comuns e com receitas de hidratações caseiras.

3. Touca térmica elétrica

Dicas de Mulher

A touca térmica elétrica, mais vista por aí nos salões de beleza, ainda é um potente aliado nas hidratações feitas em casa. Ela funciona da seguinte forma: ao ligar, ela libera íons para o cabelo, o que irá aquecer a região da cabeça. Isso causa um impacto positivo, diminuindo a queda, a caspa e ajuda na dilatação dos poros para absorção do produto no cabelo.

A indicação é usar ela para aqueles produtos baratinhos, que compramos na farmácia.

Benefícios e desvantagens

Por mais que já conhecemos esse acessório, ele tem seus prós e contras. Por isso, alguns benefícios da touca térmica podem ser bons, mas as desvantagens também causam problemas. Conheça agora alguns benefícios e desvantagens dessas toucas.

1. Absorção mais rápida

Cláudia Abril

De acordo com especialistas, usar a touca ajuda na absorção mais rápida dos nutrientes dos produtos para cabelo. Isso porque, como já mencionamos, o calor ajuda a abrir as fibras capilares para o produto entrar. Dessa forma, sua hidratação é turbinada, salvando muito seu tempo.

2. Calor excessivo

Laces and hair

Por outro lado, as toucas térmicas quando usadas de forma errada podem provocar calor excessivo no couro cabeludo. Isso pode, ao contrário do esperado, danificar ainda mais os fios. O calor em excesso das toucas podem roubar a umidade dos fios, e até mesmo queimar seu cabelo. Por isso, cuidado!

3. Alguns produtos não precisam do uso da touca

Site de beleza e moda

Fique atenta! Alguns produtos, principalmente os de melhor qualidade, não necessitam do uso de toucas térmicas. Caso você use as toucas com esses produtos, o resultado pode ser um efeito rebote. Seu cabelo ficará ressecado, ou muito oleoso. Por isso, leia atentamente o modo de uso de cada produto, vendo se ele precisa de uma touca térmica ou não.

Dúvidas mais frequentes sobre uso de toucas térmicas

Apesar de ser uma tradição bem conhecida, ainda surgem algumas dúvidas quanto o uso das toucas, fora e dentro do salão de beleza. Por isso, o Área de Mulher te responde todas as suas perguntas, para você não se preocupar ao usar esse acessório para hidratar seus cabelos como uma profissional!

Confira essas orientações para não danificar os cabelos e usar corretamente as toucas térmicas.

1. Por quanto tempo posso utilizar a touca nos cabelos?

Monala

Primeiramente, você deve consultar o tipo de produto que você está usando no cabelo. Leia atentamente o rótulo e veja quanto tempo de ação o produto exige. No entanto, existem tempos diferentes para as variedades de toucas térmicas por aí.

No mais, as toucas térmicas elétricas podem ficar somente por 5 a 10 minutos nos cabelos, depois que você aplicar o produto. Além disso, você deve usar uma touca plástica por baixo para evitar o contato direto do calor com os fios.

Já para as toucas mais simples, de alumínio e de isopor, você pode deixar por até 20 minutos. Isso porque essas toucas não são uma fonte de calor, mas sim seguram a umidade dentro delas.

2. Quais as diferenças entre as toucas de alumínio e isopor?

Cabelos de rainha

Ambas as toucas têm a mesma finalidade: segurar o calor dentro da cabeça. No entanto, além de serem feitas com componentes diferentes, elas não têm nenhuma diferença muito significativa. Por isso, pode usar qualquer uma dessas toucas e os resultados serão muito parecidos.

3. O que pode substituir uma touca térmica para o cabelo?

Magazine Luiza

Apesar de ser muito útil, a touca térmica pode sim ser substituída, caso você não tenha nenhuma dessas opções na sua casa. A princípio, você pode usar uma toalha quente para envolver os cabelos e obter o mesmo resultado da hidratação.

Isso porque atualmente os produtos são modernos e penetram na fibra capilar mesmo sem precisar de uma fonte de calor para isso. Além disso, a toalha quente é uma fonte de calor, o que pode trazer resultados até melhores para as hidratações caseiras.

4. Posso usar a touca térmica em todos os tipos de cabelo?

Fala Dantas

Sim! A touca térmica não tem restrições de uso, por isso, ela pode servir para todos os tipos de cabelo. O que importa, aqui, é escolher uma máscara de hidratação ou qualquer outro produto, de maneira bem específica para o seu tipo de cabelo. Assim, você otimiza os resultados e com certeza seu cabelo ficará maravilhoso.

Além disso, sempre confira antes se o produto que você vai passar no cabelo pede o uso de uma touca para melhor resultado ou não.

5. Afinal, qual a forma certa de utilizar a touca?

Salve a noiva

Primeiramente, antes de aplicar qualquer produto no cabelo, você deve lavar ele bem e retirar o excesso de água. Isso porque a água impede que os nutrientes entrem na fibra capilar, se estiver muito molhado.

Acima de tudo, para usar a touca de forma correta você deve usar uma touca plástica simples para evitar o calor excessivo nos cabelos, e deixar agir por no máximo dez minutos. No caso das toucas mais simples, como já citamos, você pode deixar no cabelo por até 20 minutos.

Depois desse tempo, seu cabelo corre riscos de ressecamento e efeito contrário. Por isso, a forma certa de usar as toucas térmicas é como já explicamos.

E então, você já sabia como as toucas térmicas funcionavam? Comente qual seu tipo de touca preferido!

Aliás, que tal dar uma olhadinha nessa outra matéria sobre Hidratação capilar, o que é? Tipos de cabelo, benefícios e como fazer.

Fontes: Dicas de mulher, Loreal Paris, All things hair, Extra Globo

Imagem de destaque: Loreal Paris

Imagens: Tô de cacho, Rádio aratiba, Magazine Luiza, Dicas de mulher, Cláudia Abril, Laces and hair, Site da beleza e moda, Monala, Cabelos de rainha, Magazine Luiza, Fala Dantas, Salve a noiva

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você