Beleza

Ácido fólico para o cabelo: o que é, para que serve e benefícios

Se você está lutando contra a queda de cabelo ou o crescimento demorado dos fios, o ácido fólico pode ser a solução para seus problemas.

Seu cabelo cai muito? Ou talvez não cresce do jeito que você gostaria? Saiba que, apesar de estressantes, tais problemas possuem solução. A queda capilar e o crescimento demorado são problemas comuns, mas possíveis de tratar de forma fácil. Uma das melhores formas para resolver a situação é por meio do ácido fólico. Uma vitamina que possui múltiplos benefícios, o ácido fólico para o cabelo vai muito além do aumento do crescimento dos fios e sua saúde.

Mas afinal, o que é o ácido fólico? Apresentado como uma forma sintética do folato, apesar do nome, é uma vitamina do complexo B. Assim, também é conhecido como folacina e vitamina B9. Ele é essencial para que o corpo funcione com eficiência, ajudando-o a criar novas células. Certas partes do corpo como a pele, o cabelo e as unhas não produzem novas células de forma regular. Nesse sentido, o ácido fólico ajuda a promover o crescimento saudável das células, mantendo também a saúde dos glóbulos vermelhos.

Quando se fala em devolver a vitalidade dos fios e ajudar a recuperar aqueles que estão danificados, o ácido fólico para o cabelo é a resposta. Dessa forma, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o ácido fólico, bem como suas propriedades e benefícios.

O que é ácido fólico?

Ácido fólico para o cabelo
Fonte: Vida Ativa

O ácido fólico, ou folato e vitamina B9, é uma vitamina solúvel em água. Ele participa da formação do DNA e RNA das células, e ainda é essencial para a maturação das hemácias, ou glóbulos vermelhos. As reservas do ácido fólico no corpo estão normalmente no fígado e rim. Todavia, pelo fato do organismo não possuir capacidade de estocar a vitamina de forma ilimitada, é importante que sua reposição aconteça. Nesse caso, por meio da alimentação. Assim, os alimentos que são ricos em ácido fólico costumam ser:

  • Cogumelos ou levedura de cerveja;
  • Brócolis;
  • Frutas cítricas;
  • Nozes e castanhas;
  • Vegetais verdes folhosos (couve, espinafre, alface);
  • Leite;
  • Ovos;
  • Feijão.

Por outro lado, a falta de ácido fólico no organismo causa vários problemas de saúde. Alguns dos efeitos colaterais de sua deficiência são a queda de cabelo e o crescimento mais lento dele. A simples ingestão de alimentos ricos na vitamina já é o suficiente, mas também existem vitaminas próprias para isso que possuem a quantidade necessária de ácido fólico para consumo. A medida recomendada é de 400mcg.

Benefícios do ácido fólico

Além de contribuir para o crescimento saudável das unhas, controlar a acne e a dermatite e ser excelente para o organismo no geral, o ácido fólico para o cabelo possui ainda mais benefícios. Dentre todos os nutrientes disponíveis, ele é o mais efetivo para estimular o crescimento dos fios, por exemplo.

1 – Maior crescimento do cabelo

Fonte: Salonline

O papel do ácido fólico no crescimento dos fios é muito importante. Ele é responsável por acelerar a divisão celular dos folículos capilares. Assim, o crescimento é impulsionado, bem como a queratinização do cabelo.

2 – Redução da queda com ácido fólico

Ácido fólico para o cabelo
Fonte: Segs

No caso da deficiência de ácido fólico no organismo, é normal que seu envio seja feito para órgãos mais importantes que os folículos capilares. Nesse sentido, um dos principais nutrientes será perdido, ficando mais fraco. Em seguida, acontece a queda de cabelo. Para impedir que isso aconteça, lembre-se de consumir alimentos ou vitaminas ricas em ácido fólico.

3 – Impede o envelhecimento precoce

Fonte: Luciana Maluf

Uma das funções mais importantes dessa vitamina é manter os glóbulos vermelhos ativos e saudáveis. Ricos em oxigênio, por sua vez, os glóbulos fazem com que o cabelo permaneça pigmentado. Sem o ácido fólico, porém, eles irão diminuir, fazendo com que os fios brancos apareçam. Logo depois, o fio envelhece por meio da queda e do afinamento natural.

4 – Mais volume e brilho

Fonte: Claudia

Da mesma forma, não consumir a quantidade necessária de ácido fólico faz com que o cabelo fique fraco. Afinal, ele é essencial para a produção de novas células, algo que deixa os fios saudáveis e mais volumosos. Nesse sentido, cabelos grossos e saudáveis também significam maciez e brilho.

5 – Redução da oleosidade

Ácido fólico para o cabelo
Fonte: Dr. Lucas Fustinoni

Algo muito importante que também é tarefa do ácido fólico é a redução da oleosidade dos fios. No cabelo, ele possui a função de promover um equilíbrio da oleosidade, mantendo o couro cabeludo saudável. Dessa forma, os fios ficam mais fortes, macios e brilhantes.

Contraindicações

Fonte: Ivi

Apesar dos benefícios do ácido fólico para o cabelo, ele não deve ser consumido em excesso. Uma quantidade acima de 5000mcg, por exemplo, pode ser extremamente perigosa. A dose excessiva da vitamina pode causar problemas digestivos, euforia, náusea, dor de estômago, hiperatividade e reações cutâneas, como por exemplo urticária.

Acima de tudo, lembre-se que consultar um médico para decidir o que é melhor para sua saúde é essencial. Assim, a dose correta para consumo será indicada para você.

Fontes: Capila, Cabelo, Patricinha Esperta, Doppio

Imagens: Saudável e Forte, Ivi, Vida Ativa, Dr. Lucas Fustinoni, Claudia, Luciana Maluf, Segs, Salonline

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você