Fios brancos: 6 explicações que não tem nada a ver com velhice

Fios brancos é um sinal claro de que a idade está chegando, não é verdade? Nem sempre!

Para quem acha que cabelos brancos é só sinal de que a velhice está próxima, essa matéria pode ser um susto. Alguns estudos já relacionaram o aparecimento prematuro de fios brancos a algumas deficiências nutricionais do organismo e até mesmo a doenças.

A falta de algumas vitaminas são um dos principais fatores que podem levar alguém a ter fios brancos muito cedo. Claro que a genética também conta muito, mas até mesmo problemas cardíacos podem fazer seus cabelos perderem a cor muito antes do esperado.

Confira 6 explicações para os fios brancos além da velhice:

1. Falta de vitaminas

Muitas vezes, o aparecimento dos primeiros fios brancos podem estar relacionado à falta de alguns nutrientes no corpo. Dentre as vitaminas que podem dar a você um visual grisalho muito mais cedo que o habitual são a B12, a D3 e até mesmo a falta de cálcio.

2. Problemas no couro cabeludo

Outra explicação possível para os fios brancos aparecerem são os problemas no couro cabeludo, como a oxidação dos folículos, que são uma espécie de bolsa, dentro da pele, onde fica a raiz dos pelos e cabelos.

Quando os folículos não trabalham bem, o resultado pode ser a falta de coloração nos fios, dentre outras consequências.

3. Tabagismo

O hábito de fumar também pode acelerar o aparecimento dos fios brancos. A explicação para isso, segundo especialistas, é a ação dos produtos químicos presentes no cigarro, que provocam o envelhecimento prematuro do couro cabeludo.

E o problema não para por aí: o tabagismo ainda pode danificar permanentemente o couro e ainda acelerar a calvície, caso a pessoa já tenha propensão ao problema.

4. Fatores genéticos

Agora, se os fios brancos são um traço característico de sua família, não tem jeito de fugir: por mais que esteja tudo “ok” com seu organismo, a genética também desempenha um papel muito importante para os cabelos grisalhos.

5. Doenças cardíacas

Cabelos brancos antes do tempo também podem estar relacionados a problemas cardíacos. Estudos mostram, por exemplo, que as pessoas que têm fios brancos muito cedo costumam apresentar algum tipo de doença do coração ou são mais propensas a sofrer com esse problema.

6. Problemas na tireoide

Fios brancos também podem ser sinal de hipertireoidismo e de outros problemas relacionados à tireoide. Outros sintomas do problema também aparecem nos cabelos, como a mudança da textura dos fios, queda e alteração da cor, mesmo que chegue a ficar grisalho.

E aí, se identificou em algumas dessas explicações? Você já tem fios brancos? Sua família costuma ter cabelo grisalho muito cedo? Não deixe de nos contar!

Agora, falando em cabelos brancos, se você não assume os seus e usa tintura constantemente, melhor mesmo é conferir esse outro post: Mulher desenvolve cirrose por pintar os cabelos todos os meses por 10 anos.

Fonte: Vix