Beleza

Queratina – O que é, como repor e benefícios para o cabelo

A queratina é uma proteína muito importante para a saúde e aparência dos fios, por isso, quando está em falta, o cabelo fica enfraquecido.

Atualizado em 17/08/2020

Hoje em dia é muito raro encontrar um produto para cabelo que não tenha queratina em sua composição. Aliás, ela é sempre usada para chamar a atenção do consumidor. Mas nem todo mundo sabe exatamente o que é queratina. Muito menos o que ela faz nos fios. No entanto, se ela promete tantos benefícios deve ser boa mesmo.

E de fato, a queratina é realmente muito boa para a saúde e aparência dos fios. Essa proteína é sintetizada pelos seres humanos, ficando concentrada principalmente na pele, nas unhas e principalmente no cabelo. No entanto, devido às agressões externas, ela acaba enfraquecendo e isso resulta em um cabelo ressecado e quebradiço. Por isso a necessidade de reposição da proteína da queratina.

Sendo assim, hoje iremos conhecer tudo sobre a queratina, essa proteína tão importante, como repô-la e os seus benefícios para o cabelo.

A queratina

Beleza Maníacas

Antes de mais nada, a queratina é uma proteína de origem animal, constituída por aproximadamente 40 aminoácidos. Entre eles, um é bastante predominante e muito importante, que é a cisteína. É esse aminoácido que faz da queratina um dos principais ingredientes dos produtos capilares, focados em reconstrução.

A cisteína é uma substância que tem a função de proteger e da resistência às estruturas do nosso corpo, especialmente o cabelo. Isso porque ela é responsável por 90% da formação dos folículos capilares, ou seja, ela é indispensável para que os fios tenham vida, elasticidade e muita resistência.

Então, como sabemos, as proteínas são muito importantes para o nosso organismo, uma vez que elas participam de todos os processos celulares do corpo. Sendo assim, a sua falta ou enfraquecimento pode afetar a nossa saúde.

Sintetizada por seres humanos e também por répteis, essa proteína ajuda a impedir que as células do nosso corpo fiquem desidratadas. Isso porque essa proteína é impermeável. No corpo humano, essa proteína fica concentrada na pele, nas unhas e nos cabelos.

No entanto, apesar de ela estar naturalmente presente nessas áreas, as agressões externas podem enfraquecê-la e até remover a queratina do nosso organismo, principalmente do cabelo. E é ai que o cabelo fica enfraquecido, desprotegido e quebradiço, o que ninguém quer.

Queratina no cabelo

YouTube

Presente na pele, unhas e cabelos, a queratina tem ação principalmente nos fios. Sendo assim, a sua função é proteger e manter todos os nutrientes dentro do fio. Desse modo, ela atua como uma espécia de capa de proteção que impede a perda de água da haste capilar, ao mesmo tempo que protege e garante ao fio um aspecto mais brilhante e sedoso.

Quando essa proteína está enfraquecida ou em falta devido as agressões externas, o cabelo fica com uma aparência sem vida, ressecado e muito quebradiço. Naturalmente, a queratina sintetizada no nosso organismo se perde por ação do sol ou de outros elementos, como o vento excessivo e alguns hábitos que podem enfraquecê-la.

O secador e a chapinha, são exemplos disso, já que removem a umidade natural dos fios. E quanto maior a frequência, maior será a perda dessa e de outras proteínas presentes no cabelo.

Outro fator que acentua a perda de queratina é as químicas capilares, como tintura e alisamento, que alteram a estrutura do fio. Sendo assim, nesse processo de remodelação, ao abrir e fechar as cutículas, o cabelo perde queratina. Consequência disso é que a fibra capilar fica cada vez mais fina e frágil.

Por isso que a queratina é um dos principais ingredientes dos tratamentos capilares. Desse modo, os seus principais efeitos são o fortalecimento e a proteção da fibra, entre outros benefícios.

Benefícios para o cabelo

Seu Corpo Perfeito

Então, vamos conhecer todos os benefícios da queratina para o cabelo:

  • Protege os fios;
  • Reestrutura o cabelo;
  • Reconstrução profunda dos fios;
  • Devolve os nutrientes essenciais perdidos;
  • Fortalece a estrutura capilar,
  • Promove resistência à agressões químicas;
  • Reduz o frizz,
  • Ajuda a alinhar os fios;
  • Promove um aspecto mais saudável às madeixas.

Como repor a queratina

M de Mulher

Quando o cabelo sofre muitas agressões, ele acaba removendo a queratina. Quando isso acontece é essencial repor a proteína perdida para devolver à saúde aos fios. Existem várias formas de fazer isso, vejamos as mais comuns.

Nanoqueratinização

A nanoquerainização é um procedimento estético que visa devolver a queratina aos fios. Esse processo é feito por meio de uma escova que fica acoplada a um aparelho que contém queratina líquida. Desse modo, conforme a escova é passada no cabelo, ela vai distribuindo a queratina nos fios de forma eficaz.

Cauterização

A cauterização, conhecida popularmente como plástica capilar é outro procedimento muito eficaz na hora de repor a queratina nos fios. Ela é feita por meio de uma limpeza profunda, seguida de uma hidratação e depois uma carga de queratina, que utiliza o calor da chapinha para consolidar a proteína. Para finalizar, é aplicado o silicone.

Reconstrução capilar

A reconstrução capilar com queratina é mais indicada quando o cabelo está muito danificado, fragilizado e quebradiço. Como a proteína age de dentro da estrutura do fio para fora, é a melhor forma de devolver o aspecto saudável ao cabelo. Esse tratamento é feito por meio de da aplicação de queratina nos fios, aliada a outras proteínas e mineiras que promovem uma hidratação profunda.

Por isso é muito importante ter uma rotina de cuidados capilares, e incluir a reconstrução capilar. Além dos produtos de reconstrução enriquecidos com queratina, é possível encontrar essa proteína também em foma de ampola. Nesse caso, você pode misturá-la ao seu creme de reconstrução usual. O ideal é fazer isso a cada 15 dias.

Produtos cosméticos à base de queratina

Essa é a forma mais simples e fácil de repor a queratina no cabelo, podendo ser incluída na sua rotina de cuidados com os cabelos. Utilizando produtos capilares, como shampoos, condicionadores, máscaras entre outros, enriquecidos com queratina, é possível repor gradativamente a proteína.

E para evitar a perda da proteína, é importante tomar alguns cuidados. Tais como diminuir o uso de secador, chapina e babyliss, e sempre utilizar protetor térmico antes, optar por intervalos maiores para o retoque da coloração, e sempre que descolorir o cabelo, fazer isso com um profissional.

Ressalvas

Aneethun

Como a queratina promove uma série de benefícios aos cabelos, criou-se uma ideia de que ela também pode alisar o cabelo. Mas isso não é verdade. O uso da queratina consiste em um tratamento reconstrutor, mas que não altera a estrutura do fio. Portanto, se você deseja alisar o cabelo, a queratina não é a resposta.

Uma dúvida frequente quanto ao uso dessa proteína é se ela causa o endurecimento e quebra do cabelo. A resposta é não. Contudo, pode acontecer em casos de excesso na hora de aplicar a queratina.

Os produtos cosméticos que contam com queratina em sua composição funcionam repondo esse componente perdido. Assim, deixando os fios mais fortes e protegidos. No entanto, quando usada em grande quantidade e muita frequência, o resultado pode ser contrário. A tendência é que os fios fiquem muito rígidos e com um aspecto endurecido.

Portanto, a dica é usar produtos com queratina em concentrações regulares do ingrediente, para evitar qualquer dano aos fios. O ideal é procurar uma recomendação do seu dermatologista para saber a concentração e frequência certa para usar a queratina.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também o que é cronograma capilar e como funciona.

Fontes: Tô de cacho Softhair Cabelo Bom É O Meu Derma Club Derma Club 

Imagem destacada: Review Box

Imagens: Beleza Maníacas YouTube Seu Corpo Perfeito M de Mulher  Aneethun