Beleza

Reconstrução capilar – O que é, como fazer, quem pode fazer e benefícios

Se você já se perguntou qual é o benefício de se fazer uma reconstrução capilar, já adiantamos que é para devolver a queratina do seu cabelo

Atualizado em 09/03/2020

Primeiramente, se você está aqui lendo essa matéria, provavelmente então, você está a procura de um tratamento eficiente para o seu cabelo. Se realmente for por esse motivo, você está no lugar certo. Pois, hoje iremos falar sobre a reconstrução capilar, o tratamento que consegue devolver todas as propriedades naturais das suas madeixas.

Aliás, a reconstrução capilar, ou melhor, o botox capilar consegue também reestruturar a fibra capilar e reparar fissuras que provavelmente foram causadas por processos químicos, os quais degradam e danificam a haste capilar. Além do mais, a reconstrução capilar, consegue devolver aos fios a queratina que elas precisam.

Vale destacar, que essa reposição de queratina ajuda na recuperação da integridade dos fios. Consequentemente, pode ajudar os fios a ficarem mais aptos a tratamentos simples. Como, nutrição e hidratação. De modo geral, um cabelo sem reconstrução, pode ficar frágil, quebradiço e sem nutrientes.

Portanto, para te auxiliar e te informar sobre esse tipo de tratamento, separamos tudo que você precisa. Inclusive, o passo a passo de como fazer em casa.

Importância da reconstrução capilar

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Desalfy hair

Acima de tudo, como já dissemos, a reconstrução capilar, serve para repor a queratina dos nossos cabelos. Aliás, a queratina, é uma das substâncias básicas que compõem o cabelo. além dela podemos destacar também água e lipídios. Contudo, é a queratina que garante a resistência, força e elasticidade do cabelo.

Ou seja, se o seu cabelo está ressecado, quebradiço ou poroso, significa então que ele está com pouca queratina. Consequentemente, seu cabelo precisa de uma reconstrução capilar. Contudo, se você não sabe decifrar se o seu cabelo é ou não poroso, nós te aconselhamos a fazer um teste em casa.

Aliás, esse teste é mais simples do que você possa imaginar. Na verdade, você só precisa jogar um fio do seu cabelo em um copo de água. Assim sendo, você observa, se o fio afundar, significa que ele está poroso e danificado. Ou seja, precisando de uma reconstrução. Caso ele não afunde, significa então que ele está saudável.

De modo geral, os principais responsáveis por diminuírem a queratina do cabelo, são procedimentos químicos, exposição excessiva ao sol, água quente, excesso de secador, cloro e água do mar. Portanto, se você faz uso excessivo de algum desses itens, significa então, que seu cabelo precisa de um pouco mais de atenção.

Quem deve fazer reconstrução capilar

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Beleza com inteligência
  • Pessoas que tiveram fios danificados, após procedimentos químicos;
  • Mulher com cabelos finos, frágeis e quebradiços;
  • Mulheres que tiverem danos psicofísicos. Ou seja, tiveram seus cabelos prejudicados, por conta de cirurgias, doenças ou tabagismo;
  • Mulheres que usam ferramentas de calor, como o secador, em excesso.

Como tratar scab hair com reconstrução capilar

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Tô de cacho

Primeiramente, é importante destacar que scab hair é quando a raiz natural dos cabelos crescem e se misturam com o restante do cabelo, que ainda está com química. Por conta dessa mistura, de modo geral, alguns cabelos naturais se comportam de uma forma mais “rebeldes”, se é que nos entendem.

Basicamente, o scab hair é mais comum de acontecer em mulheres cacheadas ou crespas, que estão no meio de uma transição capilar. Por isso, é ainda mais indicado que se faça uma reconstrução capilar. Pois, fazendo ela intercalada com tratamentos de hidratação e nutrição, ou seja, cronograma capilar, podem deixar o cabelo mais saudável.

Procedimento

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Estilosa morena

Antes, de você começar o tratamento, o profissional precisará ver primeiro, o estado dos seus fios. E também quais foram as causas que levaram à degradação das suas madeixas. Após ele entender mais sobre o seu cabelo, ele indicará o número de sessões necessárias que você precisará para completar sua reconstrução.

De modo geral, esses dois fatores são o que determinam a capacidade dos seus fios de absorverem os agentes da reconstrução, os quais entrarão durante o tratamento. Inclusive, a queratina que será aplicada no tratamento, não pode ser aplicada semanalmente, ok?

Na verdade, ela só pode ser aplicada a cada duas semanas. Contudo, em casos mais graves, nós indicamos que você vá ao salão semanalmente, para que o especialista consiga estabilizar o pH do seu cabelo. E também para que ele consiga repor a massa perdida nos processos químicos.

Já em casos mais tranquilos, indicamos que você faça uma pausa de 20 a 30 dias de uma sessão para outra. Acima de tudo, o ideal mesmo, é você conversar com um profissional. Pois, assim ele avaliará o estado dos seus fios e fará um cronograma específico para eles.

Como fazer reconstrução capilar em casa

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Cintra fashion hair

Sobretudo, o método caseiro é uma forma mais simples e barata de se fazer a reconstrução capilar. Inclusive, você só precisa de um shampoo e uma máscara capilar de reposição. Contudo, antes de comprar qualquer produto lembre de olhar se eles têm ativos que permitem o fortalecimento e a reconstrução da fibra capilar.

É importante observar isso, pois cada marca produz produtos diferentes um dos outros. Mas, de modo geral, os produtos contém proteínas, minerais, queratina, bio-colágeno, elastina, pantenol e outras vitaminas. E acima de tudo, lembre-se de manter uma rotina de cuidados capilares regularmente em sua casa.

1º passo a passo

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Boa forma
  1. Lave o cabelo 2 vezes, apenas com shampoo, o ideal é que ele fique bem limpinho;
  2. Logo depois, com os fios limpos e úmidos aplique um creme de reconstrução. Após aplicar, massageie os fios, mecha por mecha, enluvando para melhor absorção dos nutrientes. Assim sendo, deixe agir por um tempo, normalmente cada produto, indica um tempo adequado;
  3. Enxágue bem o cabelo e aplique o condicionador. Basicamente, ele fará com que as cutículas dos fios se fechem, sem perder a queratina adquirida com a máscara.
  4. Finalize como preferir.

2º passo a passo

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Notícias.Uol
  1. Primeiramente, lave o cabelo com um xampu de limpeza profunda (anti-resíduo);
  2. Novamente, lave o cabelo, mas desta vez lave com shampoo reconstrutor;
  3. Em seguida, aplique a queratina (ou nanoqueratina) nos cabelos;
  4. Depois de feito, aplique a máscara ou creme reconstrutor. E lembre-se de massagear o couro cabeludo;
  5. Assim sendo, espere mais ou menos 20 minutos, para o produto adentrar no couro cabeludo;
  6. Depois da pausa, lave o cabelo novamente para retirar todo o produto;
  7. Logo depois, aplique um selante ou um protetor térmico.
  8. E por fim, caso queira, pode secar o cabelo.

Basicamente, essa é um pouco mais complicada que a anterior. Portanto, não faça sem antes perguntar para um profissional. Pois, ele te informará melhor qual técnica será melhor para o tipo específico do seu cabelo.

Qual profissional mais indicado para fazer reconstrução capilar?

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Dermatologia capilar

Acima de tudo, nós indicamos os tricologistas, que são os médicos especialistas em cabelos. Basicamente, são profissionais que conseguem indicar a necessidade da reconstrução capilar, e ainda, dão um diagnóstico do seu cabelo.

Contudo, você também pode fazer a reconstrução, com esteticistas com formação em terapia capilar. Inclusive, alguns até conseguem fazer a aplicação. Além desses profissionais, alguns cabeleireiros também fazem esse procedimento. Inclusive, eles avaliam qual produto deve usar e qual método é mais indicado para a cliente.

Cuidados

Antes da reconstrução capilar

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Transitei

Acima de tudo, o cabeleireiro precisa primeiro estabilizar o pH dos fios. Inclusive, esse processo é muito importante, pois ele pode ser o responsável por alcançar um bom resultado após a reconstrução. Basicamente, isso é indicado, pois quando os cabelos estão danificados, eles normalmente ficam com o pH alcalino, ou seja, mais ácido.

Portanto, antes de dar o primeiro passo faça uma avaliação com um profissional experiente.

Após a reconstrução capilar

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Elisabeth Simões

Se você acha que o processo só acontece no salão você está enganada. Até porque após finalizar o tratamento no salão, você precisa ainda continuar com o processo em casa. Mas, calma não tem dificuldade nenhuma. Na verdade, você só precisa utilizar shampoo, condicionador e máscara de reposição de massa com pH baixo regularmente.

Além desses cuidados, nós indicamos também que você evite o uso de chapinhas, ou qualquer outra fonte de calor. E claro, evite também processos químicos muito agressivos. Como por exemplo, descoloração, alisamentos, escova progressiva e outros. Primeiro dê um tempo para o seu cabelo, para depois voltar aos processos químicos.

Contraindicações da reconstrução

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Tri curioso
  • Mulheres que tem cabelos saudáveis, e que não precisam de reposição;
  • Mulheres que estão com o cabelo enrijecido, sem brilho e sem movimento. Afinal, a solução ideal para essas mulheres é fazer hidratação capilar;

Antes de tudo, teste os produtos em você, para não ocorrer reações alérgicas.

Diferenças entre reconstrução e cauterização capilar

Reconstrução capilar- O que é, como fazer, quem pode fazer + benefícios
Fonte: Katy Garcia

Acima de tudo, são processos bem parecidos. Enquanto a reconstrução, é a reposição da massa dos fios. Ou seja, repõe aminoácidos e a resistência que provavelmente foram perdidos. A cauterização, ou queratinização, é um processo realizado com queratina hidrolisada, o qual inclusive, adere à fibra capilar após ativação com calor.

Basicamente, a intensão é fazer com que a queratina se transforme em um filme protetor, a qual reagrupa as cutículas capilares. Consequentemente, deixa o cabelo mais saudável, brilhoso e resistente. Contudo, ambos os processos são indicados para cabelos extremante danificados por processos químicos.

Porém, a reconstrução capilar normalmente é o método mais indicado para mulheres com cabelos extremante fracos. Que aliás, não suportam nem aquelas ações térmicas, comuns no tratamento por cauterização.

Mas, a título de curiosidade, você pode fazer os dois processos. Primeiro você começa com a reconstrução, após os fios ficarem mais resistentes, você vai para a cauterização. Mas, não prejudique os seus cabelos, usando ferramentas de ativação de calor.

Tutoriais

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Venha conferir mais uma outra matéria do Área de Mulher: Low Poo e No Poo – O que é, para que serve, diferenças entre as técnicas

Fontes: Tô de cacho, Minha vida

Imagem de destaque: Transforme-se