Dicas & Truques

Cabelo poroso – O que é, tipos, como identificar e tratar a porosidade

Você tem cabelos ressecados, com textura grosseira e difícil de desembaraçar? Estes são sintomas de cabelo poroso. Saiba como recuperá-los.

A princípio, cabelo poroso é aquele ressecado, com fios mais ásperos, uma textura grosseira e que embaraça muito fácil. Certamente, isso acontece porque as cutículas destes fios estão abertas, normalmente, após ter sofrido danos. Inclusive, uma das causas mais comuns do problema é a falta de desnutrição em sua estrutura interna.

Além disso, cabelo poroso é resultado do excesso de química. Por exemplo, descolorações, tintura, progressivas e outros tipos de alisamentos.

Outro grande vilão dos fios, sem dúvida, é o uso excessivo de ferramentas térmicas. Como por exemplo, secadores, chapinhas, e até mesmo a  exposição em excesso ao sol.

Aliás, todos esses processos não só deixam o cabelo poroso, como também causam lesões na camada superficial do fio. Por isso, essas cutículas capilares acabam ficando abertas e deixam a parte interna do cabelo exposta ao ressecamento e também a outros danos.

Certamente, o cabelo poroso ainda aumenta a probabilidade dos fios ficarem manchados com maior facilidade. É por isso, por exemplo, que cabelos loiros (normalmente mais porosos devido às descolorações), tendem a ficar manchados de verde depois de um banho de piscina.

Tipos de porosidade capilar

Cabelo poroso- O que é, como identificar e como tratar cada tipo de cabelo
Fonte: Os melhores óleos

Antes de tudo, vale destacar que existem três tipos de porosidade capilar. Inclusive, cada um deles deve receber um tratamento diferente. Como, por exemplo, hidratação, nutrição e reconstrução.

Confira agora os três tipos:

Porosidade baixa: quando as cutículas estão bem fechadas. Portanto, pode ficar mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento;

Porosidade média: basicamente, quando as cutículas estão meio abertas. Ou seja, os fios conseguem absorver a água e os tratamentos facilmente. Neste caso, aliás, o cabelo é considerado saudável;

Porosidade alta:  quando as cutículas estão muito abertas. Ou seja, ou fios estão bastante ressecados, com frizz e até quebradiços. Sobretudo, esse tipo de cabelo consegue absorver a água rapidamente. Porém, pode perder água também com muita facilidade.

Teste para saber a porosidade do seu cabelo

Cabelo poroso- O que é, como identificar e como tratar cada tipo de cabelo
Fonte: Vix

Sobretudo, após entender o que é o cabelo poroso e quais são seus tipos, é o momento de saber entender o que seus fios estão dizendo. Para isso, você só precisa fazer um teste simples e rápido na sua casa. Como você vai ver, de uma forma bem simples, é possível identificar se o seu cabelo está com alta, média ou baixa porosidade.

Primeiramente, você precisa estar com os fios limpos. Em seguida, basta retirar alguns fios e colocá-los dentro de um copo com água filtrada. Então, é só esperar por 10 minutos.

Após este tempo de pausa, você, basicamente, tem que observar como o fio está. Portanto, se o seu fio de cabelo:

  • Afundou no copo = alta porosidade.
  • Não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.
  • Boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade.

Tratamentos para o cabelo poroso

Agora que você já identificou o nível de porosidade dos seus fios, está na hora de entender qual tipo de tratamento o seu cabelo poroso merece. Afinal, cada tipo precisa de um tratamento específico. Portanto, mãos à obra.

1- Cabelo com alta porosidade

Cabelo poroso- O que é, como identificar e como tratar cada tipo de cabelo
Fonte: Seu corpo perfeito 

Sobretudo, se o seu cabelo está com alta porosidade, significa então que ele está muito ressecado. Por isso, o tratamento ideal é a reconstrução. Ou seja, o uso de máscaras concentrada de proteínas ou de queratina líquida.

2- Cabelo com média porosidade

Cabelo poroso- O que é, como identificar e como tratar cada tipo de cabelo
Fonte: Cláudia.Abril

Basicamente, cabelos com média porosidade estão saudáveis. Por isso, para garantir que ele continue forte e nutrido, o ideal é lançar mão da nutrição capilar. Portanto, você pode escolher entre a máscara com óleos ou os próprios óleos vegetais. Este processo também recebe o nome de umectação.

3- Cabelo com baixa porosidade

Cabelo poroso- O que é, como identificar e como tratar cada tipo de cabelo
Fonte: Saúde para vida toda

Sobretudo, quando o cabelo está com baixa porosidade, significa que ele está com as cutículas fechadas. Portanto, você pode focar na hidratação.

Inclusive, uma dica muito eficiente neste caso, é começar o tratamento na água morna. Aliás, note que é água morna, e não quente. Isso porque a água morna pode abrir as cutículas e, consequentemente, facilitar a absorção do tratamento.

Cuidados diários necessários

Cabelo poroso- O que é, como identificar e como tratar cada tipo de cabelo
Fonte: Bleeza

De modo geral, caso você queira recuperar o cabelo poroso, é preciso apostar em tratamentos que ajam de dentro para fora. Ou seja, uma reconstrução capilar a cada 15 dias e também hidratações semanais. Além do mais, é legal você usar óleos, leave-in e máscaras com proteínas e lipídios.

Vale ressaltar ainda que os fios que estão porosos estão com as cutículas abertas. Ou seja, eles conseguem absorver o produto rápido, mas também conseguem liberar seus ativos com a mesma facilidade. Por isso, reaplique os produtos, pelo menos, semanalmente, até que o cabelo consiga se recuperar por completo.

Enfim, o que achou da nossa matéria? Ficou com alguma dúvida sobre o cabelo poroso?

Vem conferir mais matérias do Área de Mulher: Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

Fontes: Beleza na Web, Fique diva

Imagem de destaque: Site de beleza e moda

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4.3 4 votos
Dê a sua opinião

guest
4 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Andreza MESTIERI barros de oliveira
Andreza MESTIERI barros de oliveira
9 de novembro de 2021 09:09

Site muito explicativo gostei muito. Obrigada

Juliana
Juliana
16 de janeiro de 2022 13:26

Gostei da explicação, muito útil 👌🏽

Daiana
Daiana
1 de março de 2022 17:55

Sinto muito, mas não funcionou com meu cabelo.
Esteve na metade, porém, com aspectos dos outros padroes.
Seco
Cheio de friz
Armado
Poroso
Embaraçado com facilidade…
E tudo isso, após uma maldita tinta chamada ygora.
Me ajudem, por favor!

Sthe
Sthe
21 de março de 2022 09:50
Responder para  Daiana

faz uma acidificação com vinagre, da muito certo no meu cabelo.


Escolhidas para você