Beleza

Reposição de massa capilar: quando é preciso e como fazer a reposição

A reposição de massa capilar pode devolver alguns nutrientes ao seu cabelo e também outros componentes que se perdem com as agressões diárias.

Atualizado em 27/11/2018

Cuidar do cabelo não é uma tarefa fácil. Todos os dias ele sofre com pequenas ações, que em um primeiro momento, parecem insignificantes.

Alisa, coloca química, fica exposto ao sol, fica exposto a fontes de calor, etc. Isso só faz com que ele vá perdendo nutrientes e proteínas essenciais as madeixas. Consequentemente, o cabelo vai ficando fino, frágil e principalmente, perde uma quantidade grande de massa.

Para essa perda de massa, existe a reposição de massa capilar.

O que é reposição de massa capilar?

Reposição de massa capilar: quando é preciso e como fazere a reposição

A reposição capilar é um tratamento que repõe aminoácidos e proteínas perdidas. Consiste em repor no fio o ciment (cimento), substância produzida naturalmente pelo cabelo que ajuda a selar as cutículas que protegem o córtex (parte interna do fio). Com a perda dessa proteção elas ficam abertas, causando a porosidade e outros problemas mais profundos nesse fio.

O processo devolve a massa capilar ao cabelo, ao mesmo tempo em que recompõe os nutrientes. Podemos dizer que é uma pequena reconstrução no cabelo.

Quando fazer a reposição?

Reposição de massa capilar: quando é preciso e como fazer a reposição

Após químicas, como descoloração e alisamentos, é importante fazer a reposição capilar. Também é importante quando o fio estiver muito poroso, elástico, quebradiços e com muito frizz.

Cabelos chapados e escovados constantemente, também precisam repor massa, principalmente se forem quimicamente tratados. Para esses casos, o ideal é que o procedimento seja realizado de 15 em 15 dias. Se as madeixas forem naturais, pode-se repetir o processo uma vez ao mês.

Repetir o processo em um intervalo de tempo menor não é indicado, pode deixar o cabelo pesado demais.

Como fazer a reposição capilar?

Reposição de massa capilar: quando é preciso e como fazer a reposição

Veja o passo a passo de como fazer a reposição capilar:

  • Escolha uma máscara de tratamento reconstrutora, rica em queratina, ceramidas, aminoácidos ou arginina, para corrigir a porosidade do fio;
  • Lave os cabelos com um shampoo que consiga limpar e abrir bem as cutículas, como as fórmulas antirresíduos ou os pré-shampoos;
  • Tire o excesso de umidade com uma toalha de microfibra e divida o cabelo em seções;
  • Comece a aplicar o produto pela nuca, espalhando bem a máscara por todo o comprimento;
  • Após aplicar o produto em todas as seções, deixe-o agindo no cabelo no tempo determinado pelo fabricante;
  • Feito isso, enxague bem toda a máscara;
  • Aplique um condicionador bem hidratante nas pontas e deixe agir por alguns minutos; depois, enxague-o com água fria. Além de fechar as cutículas, isso também ajudará a deixar os fios mais maleáveis depois da reposição;
  • Reposição capilar feita! Agora, é só finalizar o cabelo como de costume e repetir o procedimento de acordo com a frequência indicada para o seu caso.

Gostou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: Aprenda a platinar o cabelo

Fonte: Beleza Extraordinária