Beleza

Hidratação, nutrição e reconstrução: de qual seu cabelo precisa?

Como está a saúde do seu cabelo? Você sabe do que ele precisa? Hidratação, nutrição e reconstrução, o que fazer para deixá-los ainda mais lindos?

Atualizado em 12/01/2020

Ah, os cabelos! O que fazer com eles?! Hidratação, nutrição, reconstrução? E nessa hora você pensa “socorro”!

Longos, médios, curtos, naturais, lisos, cacheados, coloridos, brancos, raspados. Eles fazem parte da vida de toda mulher, representando sua beleza, carisma e personalidade.

E é claro que a gente sonha em mantê-los sempre lindos, macios, brilhosos, vibrantes… mas essa é uma realidade que passa longe da vida de muitas mulheres.

E é super comum encontrar quem diga que não sabe identificar a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução ou, pelo menos, se confundem na hora de comprar os produtos capilares certos.

Isso acontece porque não sabem o que usar em cada etapa específica e quais são seus benefícios. Se você é uma dessas pessoas, relaxa! A gente explica:

Hidratação

A hidratação é aquele momento em que você vai fazer a reposição hídrica dos fios. Ou seja, é aqui que o cabelo irá repor água. Essa etapa é importante para manter (ou dar) brilho, maciez e, ainda, reduzir o frizz.

Para hidratar os cabelos você precisa usar produtos que tenham em sua composição: vitaminas, frutas, ervas, extratos vegetais, açúcar e seus derivados, Pantenol, Glicerina, Silicones e por aí vai.

Algumas substâncias que você pode usar para potencializar a hidratação são: mel, aloe vera, vitaminas, bepantol, glicerina, extratos vegetais, frutas, cereais, açúcar.

Se você estiver com o cabelo levemente ressecado e com excesso de frizz ele, provavelmente, está precisando repor água. A hidratação vai devolver a umidade aos fios, hidratando-os e os deixando mais brilhosos e macios.

Saiba como fazer umectação nos cabelos em casa, gastando pouco

Nutrição

Mulheres com cabelos cacheados são as que mais sofrem com os fios ressecados, isso porque a oleosidade da raiz não consegue chegar às pontas. Independente de serem lisos, cacheados ou ondulados, nutrir é repor lipídeos aos fios.

Aqui você pode usar produtos a base de óleos vegetais e manteigas. Algumas substâncias são: azeite de oliva, óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de argan, óleo de tutano.

Lembre-se: os óleos que são bons para nosso cabelo devem ser 100% vegetais e extra virgens. Tenha em mente que os óleos minerais deixam o cabelo mais ressecado.

Reconstrução

A reconstrução é responsável pela reposição de massa e proteína aos fios. Você sabe que precisa fazer reconstrução quando os cabelos estão frágeis e quebradiços.

Opte por produtos que contenham: queratina, colágeno, arginina, cisteína, creatina.

Como cuidar

Se você está com os cabelos muito danificados, temos uma sugestão de como começar a cuidar!

À medida que você percebendo melhoras, pode ir adaptando-o às suas necessidades. Até lá, já estará mais familiarizada com os processos.

Descubra também: Máscaras de Hidratação: 10 opções para tratar os cabelos em casa

Semana 01:

Dia 01 – Hidratação

Dia 02 – Hidratação

Dia 03 – Nutrição

Semana 02:

Dia 01 – Hidratação

Dia 02 – Hidratação

Dia 03 – Nutrição

Semana 03:

Dia 01 – Hidratação

Dia 02 – Hidratação

Dia 03 – Reconstrução

Semana 04:

Dia 01 – Hidratação

Dia 02 – Hidratação

Dia 03 – Nutrição

O ideal é realizar as etapas 3 vezes por semana, esperando um intervalo mínimo de 48 horas entre uma e outra. Assim você não sobrecarrega os fios.

Lembrando que, o cronograma é seu! Se você já conhece as necessidades do seu cabelo e acha que 3 vezes por semana é muito, adapte esse cronograma à sua realidade!

E aí, gostou das nossas dicas? Quer saber mais? Quer saber sobre outros assuntos? Comenta aí com a gente!

Fonte: Desventuras de uma Cacheada