Dicas & Truques

Cabelos – 12 erros comuns que acabam com a saúde dos fios

Você tem certeza que cuida bem dos seus cabelos? Por mais bem intencionada que você seja, com certeza, faz coisas que não deveria fazer com seus fios.

Atualizado em 27/07/2019

Cuidar dos cabelos é algo essencial para muitas mulheres. Inclusive, acaba se tornando um hábito diário para várias de nós.

Por conta desses cuidados, o Área de Mulher decidiu separar alguns erros que costumamos cometer com os fios diariamente. Aliás, apesar de serem considerados atitudes comuns, não deveríamos praticá-las em hipótese alguma.

Aliás, um dos erros mais terríveis para o cabelo é, exatamente, a falta de cuidados frequentes. O resulta disso, inclusive, são fracos e sem brilho. Além de outras consequências negativas também comuns, como oleosidade, pontas duplas, cabelos ressecados e assim por diante.

Se esse é o seu caso, nós viemos aqui para te salvar. Para isso, vamos apontar alguns erros que você talvez cometa, mas não saiba.

As 12 piores atitudes que você não deve fazer nos seus cabelos

1- Passar condicionador na raiz

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Primeiramente, o condicionador é um forte aliado para a oleosidade capilar. Basicamente, o condicionador pode deixar o cabelo com excesso de oleosidade, e tampar os poros capilares. Além de aumentar a incidência de caspa. Porém, vale ressaltar que as caspas só ocorrem em casos mais extremos.

No mais, vale ressaltar que para cabelos que já são oleosos, o excesso de condicionador poderá piorar o seu caso.

2- Deixar o condicionador no cabelo

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Primeiramente, se você acha que deixar condicionador nos fios poderá hidratá-los, está equivocadíssima. Além do mais, a função do condicionador é fechar as escamas dos fios, abertas pelo shampoo. Ou seja, ele permite que os fios fiquem mais sedosos e protegidos das agressões externas.

Portanto, não enxaguar adequadamente os fios e deixar resquícios do produto poderá danificar a estrutura capilar. Isso também impede que as escamas sejam seladas.

Inclusive, você corre o risco de deixar os cabelos elásticos e quebradiços fazendo isso. Portanto, é imprescindível que você retire todo o produto do cabelo.

3- Esquecer as hidratações

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

A priori, se você é do tipo que morre de preguiça de fazer uma hidratação no cabelo, nós viemos aqui para te falar que você está destruindo aos poucos. Basicamente, a hidratação faz com que o seu cabelo não fique danificado.

Principalmente, se você fizer o uso de produtos químicos. Como por exemplo, tinturas, alisamentos, relaxamentos e outros. Porque esses tipos de produtos são os “chefes” para danificar os fios.

Além de fortificar os cabelos, a hidratação também tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos. Aliás, com a hidratação você também recupera a maciez, o brilho e o aspecto saudável das madeixas.

Vale ressaltar que até você que têm cabelos oleosos deve fazer hidratação com frequência.

4- Lavar os cabelos com água quente

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Mesmo sendo delicioso tomar um banho naquela água quente, os seus cabelos não se sentem bem cuidados com ela. Basicamente, a água muito quente pode causar irritações no couro cabeludo. Além de estimular a produção de sebo e favorecer a oleosidade. Aliás, isso também poderá inibir o crescimento dos fios.

Uma dica que vamos dar é para você sempre variar o xampu e o condicionador. Além do mais você pode também acrescentar um xampu de limpeza profunda. Lembre-se que esses você deve usar uma vez por semana ou então de 15 em 15 dias.

Basicamente, essa dica é para que você consiga retirar o excesso de química , sujeira e de oleosidade do seu couro cabeludo. Além de ajudar os seus cabelos a respirar melhor.

5- Usar máscara hidratante na praia

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Primeiramente, se você vai à praia não invente modas. Basicamente, nenhum outro produto além de um bom creme sem enxágue com proteção solar protegerá o seu cabelo. Inclusive, essas outras máscaras poderão queimar os seus fios. Além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas. Como elas deveriam formar, não é mesmo?

Aliás, esses outros tipos de máscaras farão com que os seus cabelos fiquem ainda mais fracos.

6- Prender os fios molhados

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Quem nunca fez isso, não é mesmo?

Primeiramente, devemos destacar que fazer isso uma vez ou outra, tudo bem. Agora fazer isso com frequência você estará prejudicando os seus cabelos. Portanto, para lhe explicar melhor, manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa. Além de enfraquecer a raiz e provocar a queda.

Aliás, se você procura diminuir o volume dos fios, nós indicamos que você passe um leave-in. Pois, ele fará com que os seus fios evitem o vento enquanto ele não seca.

7- Passar chapinha no cabelo molhado

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Mulher, jamais, em hipótese alguma faça isso.

Primeiramente, antes de usar a chapinha, seque bem os seus cabelos. Lembre-se que nem úmido é permitido. Basicamente, você usar a chapinha com os fios molhados farão com que os seus fios fiquem profundamente agredidos e queimados. E por conta disso, eles se quebram por inteiro. Tanto é que em alguns casos se torna necessário cortar os fios.

8- Usar o secador do jeito errado

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Calma, usar o secador pode. Porém, você deve ter um cuidado antes de usar.

Por isso, nós iremos lhe dar algumas dicas. Primeiramente, procure mantê-los a 30 centímetros de distância da sua cabeça. Segundo, procure manter uma temperatura intermediária ou fria, jamais use o secador no máximo. Pois, no máximo, o secador pode queimar os fios.

A terceira e última dica é para você evitar direcionar o jato quente para a cabeça. Pois, isso pode estimular a oleosidade na raiz e ainda diminuir a duração da sua escova. Ou seja, não são coisas que você quer, não é mesmo?

9- Ficar mais de três meses sem cortar

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Antes de lhe dar a dica, isso aqui não é papo de cabeleireiro. Isso aqui é pura verdade. Porém, existem casos e casos, como por exemplo, se o seu cabelo demora para crescer você pode esperar um mês a mais. Mas, lembre-se que 3 meses é o tempo médio de duração de um corte.

Basicamente, após os três meses as pontas dos seus fios começam a abrir e quebrar com mais facilidade. Além do mais, os arrepiados e o volume começam a aumentar, e os fios fracos começam a cair mais.

10- Desembaraçar com escovas maleáveis demais

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Basicamente, os especialistas indicam pente com dentes mais largos e finos. Pois, os pentes com cerdas moles costumam ser de manuseio mais complicado. Além de serem os vilões para os cabelos. Pois, eles podem quebrar os fios.

11- Fazer mais de duas químicas

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Mulher, tem que escolher. Não dá para fazer tudo junto não. Até porque você não é a Rapunzel que têm os cabelos mais resistentes e longos de toda a população feminina. Portanto, mantenha a calma e escolha um único tipo de tratamento. Ou você escolhe relaxamento, ou coloração, ou progressiva ou então luzes.

Basicamente, vários tratamentos juntos no cabelo poderá deixar os fios porosos e fracos demais. Além de arrebentar ainda mais as pontas do seu cabelo. Para melhorar, alguns especialistas afirmam que você pode escolher no máximo dois procedimentos para o seu cabelo. Inclusive, se você fizer sua obrigação será de fazer hidratação com frequência.

12- Dispensar o leave-in

Descubra os 12 piores erros que muitas mulheres cometem nos cabelos

Essa dica será para as mulheres que estão querendo cachear mais os cabelos, ou então deixa-los com um aspecto mais natural. Primeiramente, não existe cachos definidos sem um xampu, condicionador e cremes leave-in. Ou seja, creme sem enxágue.

Além do mais, vale ressaltar que cabelos crespos e cacheados exigem mais cuidado. Pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas. Ou seja, por isso os fios se tornam mais ressecados. Aliás, para vocês cacheadas é ainda mais importante fazer o uso de hidratações.

Inclusive, nada de improvisar, ou seja, usar o condicionador no lugar do leave-in. De acordo com especialistas, o enxague é necessário no caso do condicionador. Pois, só assim as cutículas, que são as camadas externas dos fios são fechadas. Agora se você trocar, você correrá o risco de enfraquecer o cabelo e deixar ele mais quebradiço. Além de aumentar o efeito arrepiado, com frizz.

O que achou das dicas do Área de Mulher?

Leia mais matérias: Hidratação para cabelos cacheados: dicas de como fazer em casa

Fontes: Minha vida,

Imagens: Minha vida, Cacheia, Tricosalus, Escolha natural, Boa forma, Cláudia, Cabelos de rainha, Vix, Mercado livre, Croda