Beleza

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

Cronograma capilar não é nenhum bicho de 7 cabeças, você só precisa entender as necessidades do seu cabelo. E é isso que você vai aprender agora.

Cronograma capilar, você já deve ter ouvido falar sobre, mas você realmente sabe como funciona? Calma, nós vamos te explicar o que é e como fazer aí na sua casa. Pode parecer algo complexo e difícil, mas a verdade é que o cronograma é simplesmente uma rotina de cuidados com os cabelos.

Mas como assim uma rotina? Você deve estar pensando, “mas eu já tenho a minha rotina”. Acontece que o cronograma busca atendar as necessidades específicas de cada cabelo.

Basicamente, porque cada cabelo possui uma especificidade. Os fios podem estar ressecados, quebradiços ou podem ser descoloridos. Cada uma dessas características requer um cuidado diferente e é para isso que serve o cronograma.

Reconstrução, hidratação e nutrição

O cronograma capilar é dividido em três etapas: reconstrução, hidratação e nutrição. A etapa que deve ser priorizada é definida pela curvatura do fio e por sua textura. Você precisa apenas analisar como está seu cabelo para descobrir qual etapa é necessária.

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

Hidratação

Por exemplo, se os fios estão sem brilho e ressecados, seu cabelo precisa de uma hidratação. É nessa etapa que se repõe a água dos fios, o que devolve o brilho e maciez do cabelo.

Nutrição

Já se o seu cabelo estiver poroso e com muito frizz, isso significa que ele precisa ser nutrido. A nutrição geralmente é realizada com produtos mais oleosos e até mesmo com uma umectação que devolve a oleosidade que é necessária para manter os fios saudáveis e alinhados.

Cabelos cacheados, geralmente precisam muito dessa etapa, já que a própria curvatura dos fios não permite que a oleosidade produzida no couro cabeludo chegue até as pontas.

Reconstrução

Agora se o seu cabelo está caindo muito e tem aparência frágil, ele precisa de uma reconstrução. Nesta etapa, se repõe a massa do cabelo, a queratina e todas as proteínas que são perdidas quando usamos algum processo químico nos fios.

Ao contrário do que muitos imaginam, o processo de reconstrução não deixa os fios macios e brilhosos. O aspecto rígido é reflexo do processo que acabou de ser feito, afinal você reconstrói a fibra capilar.

Como estruturar meu cronograma capilar?

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

O cronograma capilar é estruturado semanalmente, um tratamento específico por semana.

Para descobrir do que seu cabelo mais precisa e definir sua rotina você pode fazer o teste de porosidade, para isso você vai precisar de um copo com água e um fio de cabelo.

Resultados do teste do fio na água

Coloque o fio dentro do copo e aguarde um momento. Se o fio boiar, significa que você precisa focar na hidratação.

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

Se ele ficar no meio do caminho e não chegar até o fim do copo, significa que precisa de nutrição.

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

Se o fio afundar totalmente quer dizer que ele precisa de uma reconstrução.

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

Dicas do que usar

Seguindo o cronograma capilar seu cabelo irá responder melhor aos cuidados, já que você estará atendendo a suas necessidades específicas. É provável que depois de algum tempo você note seu cabelo mais saudável e bonito.

E não pense que é muito difícil fazer isso. Você pode realizar todas as etapas do cronograma com produtos que você provavelmente já tem em casa.

Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona

As frutas, por exemplo, podem ser utilizadas na fase de hidratação. Óleos, como o próprio azeite virgem, pode ser utilizado na fase de nutrição e o ovo pode ser utilizado para a reconstrução dos fios.

Viu como é fácil? Você não precisa gastar rios de dinheiro com cremes para ter o cabelo bonito e saudável.

Fonte: To de cacho

Imagens: To de cacho, The Indigo Crush, Seu Corpo Perfeito, Blog dos Cabelos

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você