Beleza

Como fazer umectação capilar: receita caseira e barata

Quando a máscara de hidratação ou ampola de toda semana não adiantam mais, é hora de usar a umectação para deixar os fios macios.

Se sua máscara de hidratação já não está mais dando o mesmo resultado, esse pode ser um sinal de que seus cabelos precisam de uma hidratação mais pesada. Isso, para quem não sabe, é função da umectação capilar, uma técnica de hidratação com óleos vegetais que faz verdadeiros milagres nos fios.

Nesse sentido, tal hidratação vem conquistando muitas mulheres ao longo do tempo. A umectação é excelente para salvar até mesmo as mais ressecadas das madeixas, pelo fato de promover uma hidratação e nutrição profunda. Assim, os fios ficam mais brilhosos, sem pontas duplas e com muito menos frizz.

Mas afinal, como fazer umectação nos seus cabelos em casa? Se essa é a pergunta que trouxe você até esse post, fique sabendo que esse é um tratamento muito simples, barato e perfeitamente possível de se fazer em casa.

umectação
Fonte: Beleza e Saúde

No que consiste a umectação?

A umectação capilar é uma técnica baseada no uso de óleos vegetais para fornecer a hidratação necessária para seu cabelo. Mesmo que pareça estranho passar óleo nos fios, saiba que eles já possuem uma oleosidade natural essencial para a saúde capilar. Dessa forma, a camada de gordura conferida pelo óleo funciona como uma proteção, impedindo a ação prejudicial de agentes como o sol, o vento e a poluição. Assim, sem tal camada, a fibra fica vulnerável aos efeitos dos agentes, o que enfraquece e resseca o cabelo.

Seja como for, a umectação funciona de forma que a oleosidade perdida retorne ao cabelo, bem como a camada protetora essencial para sua saúde. Por fim, consequências negativas como o frizz, ressecamento, pontas duplas e a quebra do fio serão impedidas. A técnica, inclusive, é especialmente interessante para quem possui cabelo cacheado e crespo, pelo fato da curvatura do fio impedir que ele receba a hidratação da oleosidade natural. A umectação, afinal, fornece a solução para o problema.

Técnica

Tudo que você tem que fazer, basicamente, é escolher um óleo natural que vai ser usado no lugar da máscara ou da ampola. Pode ser o famoso óleo de coco (como já foi ensinado a usar nessa outra matéria), de argan, de abacate e assim por diante. Lembre-se sempre que quanto mais puro ele for, melhor será para os seus fios.

Fonte: Meu Mundo

A regra de outro da umectação, aliás, é não ter pressa: quanto mais tempo você deixar o óleo agindo em seus fios, mais macio e hidratado ficará seu cabelo. Então, se possível, passe o óleo antes de ir para a cama e deixa que ele faça maravilhas em seus fios enquanto você dorme.

Abaixo você confere o passo a passo de como fazer a umectação caseira e tira suas dúvidas sobre o que acontece com seu cabelo quando você o hidrata com óleo.

Como fazer em casa

1. Os fios precisam estar secos e é melhor fazer com eles ainda sujos. A primeira coisa a se fazer, então, é dividir todo o cabelo em quatro partes.

umectação
Fonte: O Liberal

2. Comece a espalhar o óleo de sua preferência em cada uma das partes, lembrando sempre de passagear bem as mechas para ajudar o óleo a penetrar nas cutículas.

Fonte: Niina Secrets

3. Deixe o produto agindo por, no mínimo, duas horas. O ideal, no entanto, é que você possa dormir com o óleo na cabeça para ter um resultado potencializado.

Fonte: GlamStyle

4. Na hora de lavar os cabelos, comece tirando o excesso do óleo com condicionador ou máscara (ainda com os fios secos). Depois é só enxaguar e fazer a lavagem normal com shampoo e condicionador, certificando de que todo o óleo da umectação está sendo eliminado na lavagem.

5. Depois é só finalizar os fios como de costume, com ativador de cachos ou com o creme de pentear. Sua umectação estará, por fim, completa.

umectação
Fonte: Metrópoles

E então, você sabia que era tão fácil e tão barato fazer umectação em casa? Você já tinha utilizado a técnica? Não deixe de comentar!

Agora, falando em óleos vegetais que fazem bem aos fios, se você quiser um óleo de coco verdadeiramente puro, essa outra matéria pode ajudar bastante: Receita simples e barata para fazer óleo de coco em casa.

Fonte: Cosmopolitan

Imagens: Metrópoles, Pinterest, GlamStyle, Meu Mundo, Niina Secrets, O Liberal, Beleza e saúde, Fala Dantas

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você