Beleza

Óleo de melaleuca: para que serve e como usar o tea tree

O óleo de melaleuca é um óleo essencial muito usado para fins medicinais e que tem muitos usos e benefícios comprovados.

O óleo de melaleuca é um óleo essencial muito usado para fins medicinais. Esse óleo é extraído de uma planta chamada Melaleuca alternifolia, conhecida popularmente como melaleuca ou tea tree. Aliás, esse o uso desse óleo remota desde a antiguidade, quando era usado para tratar variados tipos de enfermidades.

Isso devido as diversas propriedades presentes no óleo de melaleuca. Entre as principais, podemos citar sua ação antisséptica, antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória. Sendo assim, acaba sendo um ótimo remédio natural para várias finalidades, tais como desinfetar machucados, tratar a acne e combater fungos nas unhas.

Inclusive, vários estudos científicos mais recentes comprovam os efeitos e as propriedades medicinais desse óleo. Contudo, seus benefícios são apenas quando o óleo de melaleuca é aplicado sobre a pele. Aliás, esse óleo não é recomendado para ser ingerido, uma vez que pode causar intoxicação.

A seguir você verá os seguintes tópicos:

  • Usos do óleo de melaleuca
  • Óleo de melaleuca para as partes íntimas
  • Precauções do óleo de melaleuca
  • Produtos com óleo de melaleuca

Usos do óleo de melaleuca

Então, como vimos até aqui, o óleo de melaleuca tem várias utilidades e benefícios à saúde. Sendo assim, vamos ver todos a seguir:

1. Desinfetar machucados

Graças as suas propriedades antibacterianas e antissépticas, o óleo de melaleuca é muito usado para limpar e desinfetar feridas. Isso porque, ele é muito eficaz para eliminar determinadas bactérias, como  E. coliS. pneumoniaeH. influenzae, S. aureus, entre outras bactérias responsáveis por causar infecções em machucados na pele. E mais do que isso, o óleo também é indicado para acelerar o processo de cicatrização.

Modo de uso

Nesse caso, a recomendação é misturar uma gota de óleo de melaleuca com uma colher de óleo de amêndoas. Desse modo, aplicar a mistura sobre o machucado e cobrir com um pano. Aliás, é recomendado fazer a aplicação duas vezes ao dia até finalizar a cicatrização.

2. Tratar a acne

Esse óleo também é muito eficiente para inibir o crescimento de bactérias, incluindo a Propionibacterium acnes, que é responsável por causar a terrível acne. Sua eficácia se dá também pela sua ação anti-inflamatória, que contém a inflamação e ajuda na sua cicatrização.

Modo de uso

Para melhorar a acne com o óleo de melaleuca, você pode usá-lo de duas formas. A primeira é com um gel ou creme com melaleuca na composição. A segunda, é misturando 1 ml do óleo com 10 ml de água e aplicando sobre a região com acne duas vezes ao dia.

3. Óleo de melaleuca para unhas

No caso das unhas, o óleo de melaleuca age principalmente por meio do seu efeito fungicida. Sendo assim, o óleo atua no combate da micose nas unhas. Aliás, ele pode ser usado puro ou combinado com outros remédios pra fungos.

Modo de uso

Para tratar a micose nas unhas, misture 3 gotas do óleo de melaleuca com um outro óleo vegetal de sua preferência, pode ser de amêndoas ou de coco. Por fim, basta aplicar sobre as unhas com fungos.

Aliás, aproveita para conferir também: 15 remédios caseiros para micose de unha.

4. Micose no pé

O pé de atleta nesse caso, se trata de uma micose inconveniente, que mesmo com remédios antifúngicos é difícil tratar. Contudo, o óleo de melaleuca pode ser um tratamento complementar, ajudando a melhorar a micose. Aliás, ele também combate os sintomas mais comuns da infecção, tais como coceira e a inflamação em si.

Modo de uso

Nesse caso, a melhor forma de usar o óleo de melaleuca é fazendo uma misturinha potente. Portanto, misture meia xícara de pó de araruta com meia xícara de bicarbonato de sódio e adicione 50 gotas de óleo de melaleuca. Por fim, aplique a mistura sobre a micose duas vezes por dia.

5. Combater a caspa

Outro uso muito eficaz do óleo de melaleuca é no combate da caspa. Sendo assim, o óleo é um grande aliado no tratamento da caspa, que contribui melhorando a sensação de coceira e aparência do couro cabeludo, bem como eliminando o seu excesso. Inclusive, temos uma matéria completa sobre como acabar com a caspa com dicas simples.

Modo de uso

Além dos shampoos que contam com o óleo em sua composição, você pode transformar o seu shampoo comum. Sendo assim,  adicione algumas gotas do óleo no frasco do seu shampoo regular e use para lavar os cabelos diariamente.

6. Repelente

Que tal um repelente natural? O óleo de melaleuca também pode ser usado para repelir insetos, e ainda ser muito mais eficiente que alguns produtos encontrados na farmácia. E mais do que isso, esse óleo essencial também pode ajudar a combater a infestação de piolhos, ao mesmo tempo que alivia a coceira comum causada pelos parasitas minúsculos.

Modo de uso

Para usar como repelente, você pode fazer uma mistura de óleo de melaleuca com outros óleos essenciais, e diluir em óleo de amêndoa e usar como spray. Já para combater os piolhos, adicione 20 gosta do óleo no shampoo regular e use frequentemente, massageando o couro cabeludo suavemente.

7. Contra o mau hálito

O mau hálito é outro problema que pode ser resolvido com o óleo de melaleuca. Isso porque esse óleo ajuda no combate aos micro-organismos responsáveis por causar cáries e o mau hálito. Sendo assim, suas propriedades antissépticas e antibacterianas são muito eficazes nesse sentido.

Modo de uso

Para combater o mau hálito, você pode fazer um elixir caseiro com o óleo de melaleuca. Sendo assim, em um copo com água morna, adicione uma gota do óleo, misture bem e em seguida faça um bochecho por 30 segundos. Contudo, evite ingerir o líquido.

8. Hidratação e fortalecimento das cutículas

O óleo também ajuda a fortalecer as unhas e cutículas, bem como contribui para sua hidratação.

Modo de uso

Então, para hidratar e fortalecer as cutículas, misture 3 gotas de óleo de melaleuca, 3 gotas de óleo de gergelim e meia xícara de água morna. Após misturar tudo, aplique sobre as unhas e cutículas e faça uma massagem. Por fim, repita o processo de 2 a 3 vezes por semana.

Óleo de melaleuca para as partes íntimas

Além de todos esses usos, muito úteis, o óleo de melaleuca também pode ser um aliado muito eficaz para tratar infeções nas partes íntimas. Tais como, candidíase (confira remédios caseiros para candidíase), vaginose bacterina e tricomoníase.

Isso graças as propriedades antibióticas e antimicrobianas do óleo, que ajudam não só aliviar os sintomas, como também acelera o processo de recuperação.

Portanto, o ideal é fazer ducha higiênica, misturando 10 gotas do óleo com água morna e lavando a região. Além desse método, outra alternativa é adicionar algumas gotinhas de óleo de melaleuca no seu sabonete íntimo regular. Desse modo, você aumenta a função bactericida dos dois produtos.

No entanto, é importante salientar que apenas o uso do óleo não substituir o tratamento prescrito por um médico especialista.

Precauções do óleo de melaleuca

Apesar dos vários usos e benefícios do óleo de melaleuca, ele também tem suas contraindicações. Por exemplo, quando se trata de pacientes com peles muito sensíveis, o indicado é utilizar um produto à base do ingrediente ao invés do óleo puro, testando em uma parte do corpo. Sendo assim, é possível impedir qualquer alergia mais intensa.

Além disso, esse óleo só deve ser usado de forma externa. Ou seja, não pode ser ingerido em caso nenhum, uma vez que pode ser tóxico por via oral.

De modo geral, o óleo é bem tolerado pela maioria das pessoas. Mas em casos raros pode causar efeitos colaterais, como irritação da pele, reações alérgicas, coceira e vermelhidão na pele. Portanto, informar seu médico a respeito do uso de quaisquer produtos alternativos também é essencial, bem como aliar ele a um tratamento convencional.

Produtos com óleo de melaleuca

Óleo de melaleuca para unhas

Por fim, uma forma que você pode aproveitar os benefícios do óleo de melaleuca mas sem prejudicar sua saúde, é investindo nos produtos que tem o óleo como ingrediente. Aliás, o diferencial desses produtos é que eles contam com o óleo de melaleuca, mas não na forma pura.

1 – Tea Tree Cream, da Pró Unha

O Tea Tree Cream da marca Pró Unha é antisséptico. Sendo assim, ajuda a aliviar problemas de frieira, micoses de unha e até mesmo ferimentos. Seu preço está na faixa dos R$50,00.

2 – Pro Gel, da Pró Unha

O Pro Gel é uma mistura de óleos essenciais que possuem muita viscosidade. Ele é indicado para o tratamento da purificação da pele, bem como das unhas ressecadas. Aliás, sua composição contém óleo de melaleuca, anis, cravo, tomilho e semente de uva. Seu preço está na faixa dos R$40,00.

LEIA MAIS: 

Como usar óleo de coco no rosto? 10 dicas de uso e seus benefícios

9 benefícios do óleo de coco para o cabelo e como aplicar

Como usar óleo de rosa mosqueta? Benefícios para pele

Óleo de Prímula, o que é? Propriedades e benefícios para a saúde

Óleo de Ojon – O que é, benefícios para o cabelo e como usar

Óleo de macadâmia, o que é? Para o que serve e como usar

Fontes: O Globo, By Samia Tua Saúde Casa e Beleza

Bibliografia:

  • PÉREZ S; RAMOS M.A et al. Antiprotozoa activity of some essential oils. Journal of Medicinal Plants Research. 6. 15; 2901-2908, 2012
  • MONTEIRO, Maria Helena D. A. et al.. Óleos essenciais terapêuticos obtidos de espécies de Melaleuca L.. Revista Fitos. Vol.8, n.1. 19-32, 2013
  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Tea tree oil. 2017. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-summary/tea-tree-oil-summary-public_en.pdf>. Acesso em 16 nov 2020

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você