Saúde

Como acabar com a caspa? 9 receitas caseiras infalíveis

Se você quer saber como acabar com a caspa, precisa saber que a dermatite seborreica no couro cabeludo é uma inflamação comum.

Atualizado em 11/05/2020

Caspa é um problema comum, tanto em homens quanto em mulheres. A formação dessas casquinhas brancas é bastante incomoda e atinge uma quantidade enorme de pessoas. No Brasil, estima-se que 2 milhões por ano desenvolvam o problema. Portanto, o que mais tem por aí é gente querendo saber como acabar com a caspa.

Hoje vamos ajudar você, e quem mais precisar, nesta missão. Contudo, antes de mais nada, vamos nos aprofundar um pouquinho mais no assunto.

Também chamada de dermatite seborreica no couro cabeludo, trata-se de uma inflamação acompanhada por descamação. Apesar de aparecer na sobrancelha, pálpebras, vincos do nariz e dentro da orelha, normalmente ela se encontra no couro cabeludo.

Sobretudo, as caspas geram um grande incômodo. Além disso, em algumas situações, é responsável pela queda de autoestima. Portanto, shampoos e receitas de como acabar com a caspa estão se tornando cada vez mais corriqueiros.

Formação da caspa

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras

Pessoas que têm muitas caspas tendem a apresentar uma grande concentração de oleosidade, advinda das glândulas sebáceas.

Primeiramente, o sebo produzido ultrapassa a superfície da pele, acomodando-se no couro cabeludo. Normalmente, ele inflama, devido à obstrução dos poros, e depois resseca. Por fim, a camada superficial da pele começa a se soltar sozinha.

O que pode causar a caspa?

  • Excesso de oleosidade;
  • Influência genética;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Fatores hormonais;
  • Baixa imunidade;
  • Má alimentação;
  • Uso excessivo de boné ou chapéu;
  • Dormir com o cabelo molhado;
  • Lavar a cabeça com água quente;
  • Higienização incorreta da região.

Sintomas

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
IBahia

Inicialmente, formam-se escamas brancas e, algumas vezes, amarelas no couro cabeludo. É possível notar também os cabelos e a pele mais oleosos.

Em seguida, é comum surgir coceira e, também, vermelhidão. Com a descamação, o couro cabeludo também fica branco em algumas regiões.

Além disso, em alguns casos ocorre a temida queda de cabelo. E, por último, é comum que fiquem visíveis nos ombros e nas costas as partículas brancas que se soltam.

A caspa tem cura?

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Vix

Infelizmente, não há cura definitiva, uma vez que trata-se de uma doença crônica. Apesar disso, é possível diminuí-la com a ajuda de dermocosméticos e receitas caseiras. Em alguns casos raros, é possível evitá-las.

Como acabar com a caspa?

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Haskell

Primeiramente, pare de lavar os cabelos em água quente, pois isso estimula a oleosidade. Além disso, duas dicas de suma importância é beber muita água e evitar alimentos gordurosos.

Por fim, use shampoos indicados para caspas e procure um dermatologista para tratamentos com remédios e cosméticos.

Receitas caseiras para a caspa

1- Chá de carqueja

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Benefícios do chá

É uma das receitas mais tradicionais quanto o assunto é como acabar com a caspa. O chá, em resumo, diminui e controla a oleosidade.

Para usá-lo, basta ferver 1 xícara de água e adicionar 1 colher de sopa de folhas secas de carqueja, ou adicionar 1 sachê do chá, deixando repousar por 3 minutos. O indicado é tomar o chá ainda morno.

Entretanto, a carqueja é contraindicada durante a gravidez, porque pode provocar aborto. Durante a lactação também é importante evitá-la, porque pode afetar a qualidade do leite materno.

2- Vinagre de maçã

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Greenme

Em suma, o vinagre de maçã é usado no combate à caspa. Pois, torna mais difícil a proliferação de fungos no couro cabeludo.

Para essa receita, basta que você misture uma garrafa de vinagre de maçã a uma xícara de água, e borrife no couro cabeludo de 2 a 3 vezes por semana. Massageie a raiz do cabelo, aguarde 20 minutos e enxágue. Não há contraindicações.

3- Suco de couve

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Santé corps

Ele ajuda a acabar com a caspa, pois limpa o corpo das toxinas acumuladas. A receita é simples: é só bater, no liquidificador, 1 folha de couve manteiga crua com 1 maçã e 1/2 copo de água. Logo depois, é só tomar e, se for preciso, adoce um pouco. Não é recomendado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.

4- Limão com iogurte natural

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Tudo receitas

Iogurtes são ricos em probióticos, já o limão, por ser ácido, dificulta a vida dos fungos no couro cabeludo. Para a receita, é só colocar o suco de meio limão em meio pote de iogurte natural e aplicar na cabeça, fazendo massagens por 20 minutos. Depois, é só lavar as mechas com shampoo neutro e repetir o processo até 3 vezes por semana. Não há contraindicações.

5- Suco de limão

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Terra

O limão ainda diminui a coceira e equilibra o pH do couro cabeludo, promovendo também sua hidratação. Primeiramente, corte um limão em 2 metades e esprema o suco. Mergulhe algumas bolas de algodão no suco e, depois, aplique na raiz do cabelo. Deixe repousar por 10 minutos e, em seguida, lave o cabelo com água fria. Todos podem usar a receita.

6- Aspirina

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Banco da saúde

A aspirina é uma grande aliada na eliminação de fungos. Para seu uso, em um shampoo anticaspa de 110ml, que contenha o ativo cetoconazol; coloque 5 aspirinas amassadinhas e 30 gotas de óleo essencial de alecrim. Sempre misture muito bem antes de cada aplicação.

Então, é só lavar o cabelo com a mistura de 3 a 4 vezes por semana. Todos podem usar a receita.

7- Água de salsão

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Horta e flores

O salsão possui diversos benefícios. Portanto, se está se perguntando como acabar com a caspa, ele pode te ajudar.

Em síntese, pique um talo do salsão em pedaços e deixe fervendo em um litro de água, por 10 minutos. Posteriormente, coe a mistura e guarde o líquido em um borrifador, que deverá ser aplicado diariamente no couro cabeludo após as lavagens. Não há contraindicações.

8- Óleo de coco

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Soft hair

Em suma, o óleo de coco é um super hidrante natural que ajuda a evitar o ressecamento do couro cabeludo. Dessa forma, para usá-lo, você pode aplicá-lo diretamente na raiz do cabelo, deixando-o agir por 20 minutos antes de lavar as madeixas normalmente. Por fim, todos podem usar.

9- Aloe vera

Como acabar com a caspa? melhores dicas com receitas caseiras
Prazeres da casa

A aloe vera, por sua vez, também é poderosa e ajuda no processo de como acabar com a caspa. Portanto, para usá-la, basta que você extraia o gel da planta e o deixe repousando no couro cabeludo por 30 minutos. Em seguida, é só lavar a cabeça normalmente. Não há contraindicações.

Gostou da matéria? então logo depois leia também: Lêndeas e piolhos – Como eliminá-los e seus mitos e verdades

Fontes: Catraca Livre Tua Saúde

Imagens: Prazeres da casa Soft hair Horta e flores Banco da saúde Terra Tudo receitas Sante corps Greenme Benefícios do chá Haskell Vix IBahia Wikipédia MDM