Saúde

Saúde da Mulher – Corpo, alimentação, mente e autoestima

A saúde da mulher é uma tema de grande relevância para todas. Então, entenda quais cuidados essenciais garantem uma melhor qualidade de vida e longevidade.

Atualizado em 07/05/2020

Se tem uma coisa que nunca é demais, é conhecimento. Sendo assim, saber mais sobre os cuidados que cada mulher deve ter com a sua saúde é essencial. Afinal, conhecer mais sobre o seu corpo e, também, como se cuidar, garante a longevidade. Além, é claro, de uma qualidade de vida melhor. Por isso, hoje vamos falar de sobre a saúde da mulher.

E mais do que isso, esses cuidados podem ajudar a diagnosticas doenças de forma precoce. Ou seja, aumentando consideravelmente as chances de cura, e até mesmo evitando-as.

Nesse sentido, é importante ressaltar que durante toda a vida da mulher, o seu corpo sofre diversas mudanças, tanto físicas quanto hormonais. Então, saber como lidar com essas transformações é essencial para garantir o bem estar, em todas as fases da vida.

E, por isso hoje vamos falar sobre o tema, além de compartilhar alguns cuidados essenciais para a saúde da mulher.

Saúde da mulher e alimentação saudável

No geral, uma alimentação saudável é importante para todas as pessoas, independentemente do gênero. Mas no caso da mulher, com todas as mudanças que já falamos aqui, uma alimentação saudável é, ainda mais importante, inclusive, em todas as fases da vida.

Uma alimentação balanceada reduz consideravelmente o risco de doenças, como o aumento de colesterol, por exemplo. E vale lembrar, que o consumo regular de alimentos saudáveis é responsável por um maior bem estar físico e mental.

Saúde Mental

Esse é um ponto crucial da saúde da mulher. A saúde mental é vital para uma vida longa e saudável. Nesse sentido, se a mulher sofrer de algum tipo de transtorno, como depressão, ansiedade, insônia ou estresse, o primeiro passo é procurar ajudar especializada. Esses são problemas que não podem ser ignorados se você quiser ter uma vida plena.

Nesse caso, para ter uma melhor saúde mental e física, existem diversas estratégias que te ajudarão a lidar com o problema. Uma delas pode ser uma intervenção psicossocial. Essa medida auxilia no enfrentamento de questões pessoais, tais como a ressignificação do sofrimento e a busca para redescobrir e potencializar suas habilidades. Caso tenha interesse, você pode contar com a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS.

Avaliações Periódicas da Saúde

Por motivos óbvios, as avaliações médicas devem ser feitas com certa frequência. Essa medida não serve apenas para evitar doenças, como também no caso de existirem, para que sejam descobertas ainda no início. Ou seja, podendo aumentar consideravelmente as chances de cura.

Dentro dessa avaliação médica, é importante ressaltar que alguns exames devem ser feitos anualmente, como o de câncer de colo de útero, mama e pele. Ainda sobre exames de rotina, outro importante é o de densitometria óssea, que tem o intuito de identificar a osteoporose. Caso haja a doença, é possível tratá-la antes de que isso afete a saúde da mulher.

Controle do Peso

O foco aqui não é a estética, mas sim a saúde da mulher. Antes de mais nada, a obesidade pode trazer consequências graves à saúde, como o aumento do risco de diabetes, hipertensão, diversos tipos de câncer, acidente vascular cerebral (AVC), e outros.

Sendo assim, manter um controle do peso acaba sendo essencial para a manutenção da saúde. Para chegar a esse objetivo, uma dieta balanceada, combinada à prática regular de atividades físicas é o caminho.

Aumento da Ingestão de Água

Água é sinônimo de saúde, então não economize. O ideal é beber ao menos 2 litros de água por dia. Isso contribuirá consideravelmente com a saúde, uma vez que a bebida é essencial para o funcionamento do metabolismo, além das atividades celulares e o resto do corpo.

Redução da Ingestão de Sal

O sal pode ser um grande vilão na saúde da mulher. Isso porque o consumo exagerado de sal pode resultar em retenção de líquidos, e consequentemente causar inchaço corporal.

E mais do que isso, pode também sobrecarregar o coração, os rins e os vasos sanguíneos. Tudo isso contribui para uma possível hipertensão no futuro. Sendo assim, procure reduzir o consumo do sal.

Tabagismo

O hábito de fumar também é muito prejudicial a saúde, já que pode causar várias doenças, como o câncer de pulmão entre outras. Contudo, é importante ressaltar o tabagismo reduz o paladar e resseca a pele. Ou seja, nada bom. Nesse sentido, abandonar esse hábito prejudicial é um ato de cuidado com a saúde da mulher.

Autoestima

Outro fator importante para garantir o bem estar da mulher é a autoestima. Uma baixa autoestima, acaba com a vontade da mulher de cuidar da própria saúde. O que consequentemente a impede de procurar soluções para os seus problemas, resultando em outros ainda maiores.

Trabalhar o amor próprio e a sua autoestima é essencial para a sua saúde. Contudo, caso seja uma tarefa difícil sozinha, profissionais especializados podem ajudar a reconstruir a sua autoestima.

Planejamento Reprodutivo

Outro fator determinante para a saúde da mulher, e que nem sempre é discutido, é o planejamento reprodutivo. Esse planejamento contribui para uma prática sexual mais saudável, além de possibilitar um espaçamento entre o nascimento dos filhos. O que contribui para a recuperação natural do organismo da mulher após um parto.

Métodos Contraceptivos

Por fim, a saúde sexual da mulher e os métodos contraceptivos. Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece à mulher vários serviços de acolhimento. Fica disponível para a mulher, preservativos masculino e feminino, pílula combinada e anticoncepcional, entre outros métodos contraceptivos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o uso de preservativo não serve apenas como método contraceptivo. O uso do preservativo é essencial para evitar o contagio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como HIV, entre várias outras.

Sendo assim, agora que você já está a par de todos os cuidados com a saúde da mulher, confira também os benefícios do pompoarismo.

Fontes: Doutor Agora, Viva Bem Uol

Fonte de imagens: Blog Congelados da Sônia Vapza IBGH Hammer Fitness Club Wix.com O Debate Tua Saúde Central Cultura de Comunicação El País RCS Design & Consultoria Beta Redação